Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Fernanda Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ruschel,Regina Coeli, Scheer,Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400359
Resumo: Resumo A difusão acadêmica da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Brasil configurou-se em um relevante vetor de crescimento na última década. Entretanto, embora seu acervo indique robustez, constata-se o escasso monitoramento da produção científica nacional. Devido à falta de apropriação de indicadores de desenvolvimento e aos entraves na identificação de lacunas de conhecimento dos estudos já realizados, observa-se ausência de diretrizes que condicionem novas investigações. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre BIM no país. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico que apresenta o levantamento da produção científica brasileira em um intervalo temporal definido entre 2000 e 2015. Por meio do uso de indicadores bibliométricos e cientométricos, as contribuições geradas destacam (i) a evolução temporal da produção bibliográfica e de formação de recursos humanos; (ii) os níveis de produção bibliográfica por pesquisador e produção de formação de pesquisadores por região e instituição; (iii) as palavras-chave mais utilizadas; e (iv) os métodos científicos empregados em dissertações e teses. Analisa-se, dessa forma, o perfil evolutivo da produção científica no Brasil.
id ANTAC-1_4082f63a14e621eeab482e69bf851109
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212017000400359
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da ConstruçãoModelagem da Informação da ConstruçãoBIMBibliometriaCientometriaBrasilResumo A difusão acadêmica da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Brasil configurou-se em um relevante vetor de crescimento na última década. Entretanto, embora seu acervo indique robustez, constata-se o escasso monitoramento da produção científica nacional. Devido à falta de apropriação de indicadores de desenvolvimento e aos entraves na identificação de lacunas de conhecimento dos estudos já realizados, observa-se ausência de diretrizes que condicionem novas investigações. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre BIM no país. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico que apresenta o levantamento da produção científica brasileira em um intervalo temporal definido entre 2000 e 2015. Por meio do uso de indicadores bibliométricos e cientométricos, as contribuições geradas destacam (i) a evolução temporal da produção bibliográfica e de formação de recursos humanos; (ii) os níveis de produção bibliográfica por pesquisador e produção de formação de pesquisadores por região e instituição; (iii) as palavras-chave mais utilizadas; e (iv) os métodos científicos empregados em dissertações e teses. Analisa-se, dessa forma, o perfil evolutivo da produção científica no Brasil.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400359Ambiente Construído v.17 n.4 2017reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212017000400202info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Fernanda AlmeidaRuschel,Regina CoeliScheer,Sergiopor2017-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212017000400359Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2017-11-10T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
title Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
spellingShingle Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
Machado,Fernanda Almeida
Modelagem da Informação da Construção
BIM
Bibliometria
Cientometria
Brasil
title_short Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
title_full Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
title_fullStr Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
title_full_unstemmed Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
title_sort Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção
author Machado,Fernanda Almeida
author_facet Machado,Fernanda Almeida
Ruschel,Regina Coeli
Scheer,Sergio
author_role author
author2 Ruschel,Regina Coeli
Scheer,Sergio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Fernanda Almeida
Ruschel,Regina Coeli
Scheer,Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem da Informação da Construção
BIM
Bibliometria
Cientometria
Brasil
topic Modelagem da Informação da Construção
BIM
Bibliometria
Cientometria
Brasil
description Resumo A difusão acadêmica da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Brasil configurou-se em um relevante vetor de crescimento na última década. Entretanto, embora seu acervo indique robustez, constata-se o escasso monitoramento da produção científica nacional. Devido à falta de apropriação de indicadores de desenvolvimento e aos entraves na identificação de lacunas de conhecimento dos estudos já realizados, observa-se ausência de diretrizes que condicionem novas investigações. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre BIM no país. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico que apresenta o levantamento da produção científica brasileira em um intervalo temporal definido entre 2000 e 2015. Por meio do uso de indicadores bibliométricos e cientométricos, as contribuições geradas destacam (i) a evolução temporal da produção bibliográfica e de formação de recursos humanos; (ii) os níveis de produção bibliográfica por pesquisador e produção de formação de pesquisadores por região e instituição; (iii) as palavras-chave mais utilizadas; e (iv) os métodos científicos empregados em dissertações e teses. Analisa-se, dessa forma, o perfil evolutivo da produção científica no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400359
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212017000400202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.17 n.4 2017
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103637381120