Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro,Fabrício Alonso Richmond
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alencar,Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000100285
Resumo: Resumo O presente artigo mostra uma metodologia de análise de fatores externos e internos que as empresas de real estate residencial podem considerar na tomada de decisões em nível estratégico para a definição de seu âmbito de atuação geográfico. No trabalho são estruturados os elementos que devem ser avaliados num processo de internacionalização, a partir de uma análise de abordagem SWOT, utilizando um caso específico, como o de empresas brasileiras de real estate, visando ao mercado residencial da Costa Rica. Dessa análise foram obtidas 12 forças e 10 fraquezas do ambiente interno das empresas de real estate residencial, e 24 oportunidades e 20 ameaças do mercado costarriquenho. O estudo foi complementado com a valoração desses elementos por parte de 11 empresas do setor residencial brasileiro. Da pesquisa concluiu-se que um mapeamento das generalidades e particularidades de um possível mercado a ser explorado e dos elementos econômicos, político-sociais e culturais do país desse mercado pode orientar as empresas de real estate residencial na tomada de decisões, avaliando tais condições segundo suas forças (competências e habilidades) e fraquezas. Neste estudo, as empresas brasileiras entrevistadas mostraram uma resposta negativa a um possível deslocamento para o mercado-alvo, por elementos como o tamanho dele, entraves no sistema financeiro, carência de algum conhecimento sobre esse mercado e destrezas internas para ampliar o foco habitual de atuação.
id ANTAC-1_5637b68465afaa1946fef76a5bfe044f
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212016000100285
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa RicaEstratégiaInternacionalizaçãoSWOTResidencialReal estateResumo O presente artigo mostra uma metodologia de análise de fatores externos e internos que as empresas de real estate residencial podem considerar na tomada de decisões em nível estratégico para a definição de seu âmbito de atuação geográfico. No trabalho são estruturados os elementos que devem ser avaliados num processo de internacionalização, a partir de uma análise de abordagem SWOT, utilizando um caso específico, como o de empresas brasileiras de real estate, visando ao mercado residencial da Costa Rica. Dessa análise foram obtidas 12 forças e 10 fraquezas do ambiente interno das empresas de real estate residencial, e 24 oportunidades e 20 ameaças do mercado costarriquenho. O estudo foi complementado com a valoração desses elementos por parte de 11 empresas do setor residencial brasileiro. Da pesquisa concluiu-se que um mapeamento das generalidades e particularidades de um possível mercado a ser explorado e dos elementos econômicos, político-sociais e culturais do país desse mercado pode orientar as empresas de real estate residencial na tomada de decisões, avaliando tais condições segundo suas forças (competências e habilidades) e fraquezas. Neste estudo, as empresas brasileiras entrevistadas mostraram uma resposta negativa a um possível deslocamento para o mercado-alvo, por elementos como o tamanho dele, entraves no sistema financeiro, carência de algum conhecimento sobre esse mercado e destrezas internas para ampliar o foco habitual de atuação.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000100285Ambiente Construído v.16 n.1 2016reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212016000100074info:eu-repo/semantics/openAccessNavarro,Fabrício Alonso RichmondAlencar,Cláudiopor2016-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212016000100285Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2016-01-13T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
title Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
spellingShingle Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
Navarro,Fabrício Alonso Richmond
Estratégia
Internacionalização
SWOT
Residencial
Real estate
title_short Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
title_full Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
title_fullStr Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
title_full_unstemmed Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
title_sort Análise dos elementos estratégicos em processos de internacionalização: empresas brasileiras de real estate visando ao mercado residencial da Costa Rica
author Navarro,Fabrício Alonso Richmond
author_facet Navarro,Fabrício Alonso Richmond
Alencar,Cláudio
author_role author
author2 Alencar,Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro,Fabrício Alonso Richmond
Alencar,Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Internacionalização
SWOT
Residencial
Real estate
topic Estratégia
Internacionalização
SWOT
Residencial
Real estate
description Resumo O presente artigo mostra uma metodologia de análise de fatores externos e internos que as empresas de real estate residencial podem considerar na tomada de decisões em nível estratégico para a definição de seu âmbito de atuação geográfico. No trabalho são estruturados os elementos que devem ser avaliados num processo de internacionalização, a partir de uma análise de abordagem SWOT, utilizando um caso específico, como o de empresas brasileiras de real estate, visando ao mercado residencial da Costa Rica. Dessa análise foram obtidas 12 forças e 10 fraquezas do ambiente interno das empresas de real estate residencial, e 24 oportunidades e 20 ameaças do mercado costarriquenho. O estudo foi complementado com a valoração desses elementos por parte de 11 empresas do setor residencial brasileiro. Da pesquisa concluiu-se que um mapeamento das generalidades e particularidades de um possível mercado a ser explorado e dos elementos econômicos, político-sociais e culturais do país desse mercado pode orientar as empresas de real estate residencial na tomada de decisões, avaliando tais condições segundo suas forças (competências e habilidades) e fraquezas. Neste estudo, as empresas brasileiras entrevistadas mostraram uma resposta negativa a um possível deslocamento para o mercado-alvo, por elementos como o tamanho dele, entraves no sistema financeiro, carência de algum conhecimento sobre esse mercado e destrezas internas para ampliar o foco habitual de atuação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000100285
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000100285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212016000100074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.16 n.1 2016
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103178104832