Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Diego de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues,Andréa Carla Lima, Braga,George Cajaty Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000300147
Resumo: Resumo Neste trabalho são estudados os parâmetros relativos à evacuação em locais de reunião de público e às normas atinentes a saídas de emergência, buscando avaliar sua contemporaneidade diante do processo evolutivo das construções e das mudanças sociais. Para o desenvolvimento da pesquisa selecionou-se uma edificação classificada como clube social e dados obtidos por meio de projetos e vistoria in loco que pudessem subsidiar uma modelagem computacional. O software de evacuação utilizado foi o Pathfinder, que propicia dois modos de simulação, o SFPE e o Steering, tendo o primeiro uma metodologia semelhante à utilizada pelas normas vigentes, e o segundo um modelo que se aproxima do movimento esperado das pessoas em uma situação real. Com as simulações obtiveram-se dados de tempo de evacuação, fluxo específico, taxa de fluxo e dinâmica de evacuação, sendo possível identificar locais de congestionamento, gargalos e obstáculos. As conclusões mostraram que o nível de segurança propiciado pelas normas de saídas de emergência para a edificação estudada e destinada à reunião de público não é o esperado. Mesmo normas que passaram por recentes atualizações ainda são fruto de uma revisão meramente prescritiva, não propiciando condições ao desenvolvimento de soluções inovadoras, econômicas e principalmente mais seguras.
id ANTAC-1_6bb7d60dd23f655ab8b4e4955771984f
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212019000300147
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de públicoEvacuação de edifíciosNormas de saídas de emergênciaClubes sociaisResumo Neste trabalho são estudados os parâmetros relativos à evacuação em locais de reunião de público e às normas atinentes a saídas de emergência, buscando avaliar sua contemporaneidade diante do processo evolutivo das construções e das mudanças sociais. Para o desenvolvimento da pesquisa selecionou-se uma edificação classificada como clube social e dados obtidos por meio de projetos e vistoria in loco que pudessem subsidiar uma modelagem computacional. O software de evacuação utilizado foi o Pathfinder, que propicia dois modos de simulação, o SFPE e o Steering, tendo o primeiro uma metodologia semelhante à utilizada pelas normas vigentes, e o segundo um modelo que se aproxima do movimento esperado das pessoas em uma situação real. Com as simulações obtiveram-se dados de tempo de evacuação, fluxo específico, taxa de fluxo e dinâmica de evacuação, sendo possível identificar locais de congestionamento, gargalos e obstáculos. As conclusões mostraram que o nível de segurança propiciado pelas normas de saídas de emergência para a edificação estudada e destinada à reunião de público não é o esperado. Mesmo normas que passaram por recentes atualizações ainda são fruto de uma revisão meramente prescritiva, não propiciando condições ao desenvolvimento de soluções inovadoras, econômicas e principalmente mais seguras.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000300147Ambiente Construído v.19 n.3 2019reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212019000300330info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Diego de SouzaRodrigues,Andréa Carla LimaBraga,George Cajaty Barbosapor2019-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212019000300147Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2019-12-18T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
title Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
spellingShingle Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
Martins,Diego de Souza
Evacuação de edifícios
Normas de saídas de emergência
Clubes sociais
title_short Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
title_full Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
title_fullStr Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
title_full_unstemmed Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
title_sort Modelagem computacional da dinâmica de evacuação em locais de reunião de público
author Martins,Diego de Souza
author_facet Martins,Diego de Souza
Rodrigues,Andréa Carla Lima
Braga,George Cajaty Barbosa
author_role author
author2 Rodrigues,Andréa Carla Lima
Braga,George Cajaty Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Diego de Souza
Rodrigues,Andréa Carla Lima
Braga,George Cajaty Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Evacuação de edifícios
Normas de saídas de emergência
Clubes sociais
topic Evacuação de edifícios
Normas de saídas de emergência
Clubes sociais
description Resumo Neste trabalho são estudados os parâmetros relativos à evacuação em locais de reunião de público e às normas atinentes a saídas de emergência, buscando avaliar sua contemporaneidade diante do processo evolutivo das construções e das mudanças sociais. Para o desenvolvimento da pesquisa selecionou-se uma edificação classificada como clube social e dados obtidos por meio de projetos e vistoria in loco que pudessem subsidiar uma modelagem computacional. O software de evacuação utilizado foi o Pathfinder, que propicia dois modos de simulação, o SFPE e o Steering, tendo o primeiro uma metodologia semelhante à utilizada pelas normas vigentes, e o segundo um modelo que se aproxima do movimento esperado das pessoas em uma situação real. Com as simulações obtiveram-se dados de tempo de evacuação, fluxo específico, taxa de fluxo e dinâmica de evacuação, sendo possível identificar locais de congestionamento, gargalos e obstáculos. As conclusões mostraram que o nível de segurança propiciado pelas normas de saídas de emergência para a edificação estudada e destinada à reunião de público não é o esperado. Mesmo normas que passaram por recentes atualizações ainda são fruto de uma revisão meramente prescritiva, não propiciando condições ao desenvolvimento de soluções inovadoras, econômicas e principalmente mais seguras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000300147
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000300147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212019000300330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.19 n.3 2019
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104106094592