Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lukosevicius,Alessandro Prudêncio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares,Carlos Alberto Pereira, Joia,Luiz Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400323
Resumo: Resumo A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. Saber lidar de forma efetiva com a complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de frameworks para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório é propor um framework para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O framework foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratado pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportado pela Teoria da Complexidade. Como resultado, foi criado o MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) Framework e aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. Em relação ao TOE (technical, organizational and environmental) Framework adotado pela literatura, a pesquisa sugere que o MID Framework é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula as complexidades do projeto e do projeto no portfólio) para priorização de portfólios na área de engenharia civil.
id ANTAC-1_6d82c04dcd31d08daeded8e5968af073
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212017000400323
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civilProjetos complexosTeoria da complexidadeAnalytic Network Process (ANP)Gerenciamento de portfólioMétodos de tomada de decisão.Resumo A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. Saber lidar de forma efetiva com a complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de frameworks para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório é propor um framework para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O framework foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratado pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportado pela Teoria da Complexidade. Como resultado, foi criado o MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) Framework e aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. Em relação ao TOE (technical, organizational and environmental) Framework adotado pela literatura, a pesquisa sugere que o MID Framework é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula as complexidades do projeto e do projeto no portfólio) para priorização de portfólios na área de engenharia civil.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400323Ambiente Construído v.17 n.4 2017reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212017000400200info:eu-repo/semantics/openAccessLukosevicius,Alessandro PrudêncioSoares,Carlos Alberto PereiraJoia,Luiz Antôniopor2017-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212017000400323Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2017-11-10T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
title Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
spellingShingle Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
Lukosevicius,Alessandro Prudêncio
Projetos complexos
Teoria da complexidade
Analytic Network Process (ANP)
Gerenciamento de portfólio
Métodos de tomada de decisão.
title_short Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
title_full Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
title_fullStr Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
title_full_unstemmed Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
title_sort Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
author Lukosevicius,Alessandro Prudêncio
author_facet Lukosevicius,Alessandro Prudêncio
Soares,Carlos Alberto Pereira
Joia,Luiz Antônio
author_role author
author2 Soares,Carlos Alberto Pereira
Joia,Luiz Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lukosevicius,Alessandro Prudêncio
Soares,Carlos Alberto Pereira
Joia,Luiz Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos complexos
Teoria da complexidade
Analytic Network Process (ANP)
Gerenciamento de portfólio
Métodos de tomada de decisão.
topic Projetos complexos
Teoria da complexidade
Analytic Network Process (ANP)
Gerenciamento de portfólio
Métodos de tomada de decisão.
description Resumo A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. Saber lidar de forma efetiva com a complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de frameworks para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório é propor um framework para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O framework foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratado pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportado pela Teoria da Complexidade. Como resultado, foi criado o MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) Framework e aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. Em relação ao TOE (technical, organizational and environmental) Framework adotado pela literatura, a pesquisa sugere que o MID Framework é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula as complexidades do projeto e do projeto no portfólio) para priorização de portfólios na área de engenharia civil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400323
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212017000400200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.17 n.4 2017
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103634235392