Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanoni,Vanda Alice Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas,André Luís de Faria, Nunes,Layane Soares, Rios,Rafael Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300109
Resumo: Resumo As moradias autoconstruídas com baixos recursos geralmente são precárias, principalmente quanto à habitabilidade. Apesar de essa realidade ser frequente no Brasil, são escassos os dados medidos em campo sobre o desempenho higrotérmico dos sistemas construtivos adotados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento higrotérmico da parede de alvenaria de vedação externa de uma moradia autoconstruída com bloco cerâmico revestido com argamassa em ambas as faces. A pesquisa envolveu medições em campo de umidade e temperatura e simulação computacional higrotérmica com o software Wufi Pro. No monitoramento foram obtidos dados por meio de sensores conectados a um microcontrolador Arduino Uno. Quando comparados os resultados, constatou-se que o sistema construtivo é suscetível às variações higrotérmicas superiores aos parâmetros referenciais normativos desejado para o ambiente interno. Os resultados quantificam o comportamento higrotérmico da parede externa, explicando a presença ostensiva de umidade e bolor na autoconstrução. As medições de campo, quando associadas à avaliação higrotérmica do sistema simulado, mostram que é possível experimentar soluções construtivas para embasar as decisões de planejamento e projeto no âmbito das ações de melhoria habitacional e assistência técnica.
id ANTAC-1_78b5e4332eaf5456ddc7e18b57521670
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000300109
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campoDesempenho higrotérmicoSimulação computacionalMonitoramentoAutoconstruçãoResumo As moradias autoconstruídas com baixos recursos geralmente são precárias, principalmente quanto à habitabilidade. Apesar de essa realidade ser frequente no Brasil, são escassos os dados medidos em campo sobre o desempenho higrotérmico dos sistemas construtivos adotados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento higrotérmico da parede de alvenaria de vedação externa de uma moradia autoconstruída com bloco cerâmico revestido com argamassa em ambas as faces. A pesquisa envolveu medições em campo de umidade e temperatura e simulação computacional higrotérmica com o software Wufi Pro. No monitoramento foram obtidos dados por meio de sensores conectados a um microcontrolador Arduino Uno. Quando comparados os resultados, constatou-se que o sistema construtivo é suscetível às variações higrotérmicas superiores aos parâmetros referenciais normativos desejado para o ambiente interno. Os resultados quantificam o comportamento higrotérmico da parede externa, explicando a presença ostensiva de umidade e bolor na autoconstrução. As medições de campo, quando associadas à avaliação higrotérmica do sistema simulado, mostram que é possível experimentar soluções construtivas para embasar as decisões de planejamento e projeto no âmbito das ações de melhoria habitacional e assistência técnica.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300109Ambiente Construído v.20 n.3 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000300420info:eu-repo/semantics/openAccessZanoni,Vanda Alice GarciaDantas,André Luís de FariaNunes,Layane SoaresRios,Rafael Barbosapor2020-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000300109Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-06-30T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
title Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
spellingShingle Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
Zanoni,Vanda Alice Garcia
Desempenho higrotérmico
Simulação computacional
Monitoramento
Autoconstrução
title_short Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
title_full Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
title_fullStr Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
title_full_unstemmed Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
title_sort Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo
author Zanoni,Vanda Alice Garcia
author_facet Zanoni,Vanda Alice Garcia
Dantas,André Luís de Faria
Nunes,Layane Soares
Rios,Rafael Barbosa
author_role author
author2 Dantas,André Luís de Faria
Nunes,Layane Soares
Rios,Rafael Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanoni,Vanda Alice Garcia
Dantas,André Luís de Faria
Nunes,Layane Soares
Rios,Rafael Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho higrotérmico
Simulação computacional
Monitoramento
Autoconstrução
topic Desempenho higrotérmico
Simulação computacional
Monitoramento
Autoconstrução
description Resumo As moradias autoconstruídas com baixos recursos geralmente são precárias, principalmente quanto à habitabilidade. Apesar de essa realidade ser frequente no Brasil, são escassos os dados medidos em campo sobre o desempenho higrotérmico dos sistemas construtivos adotados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento higrotérmico da parede de alvenaria de vedação externa de uma moradia autoconstruída com bloco cerâmico revestido com argamassa em ambas as faces. A pesquisa envolveu medições em campo de umidade e temperatura e simulação computacional higrotérmica com o software Wufi Pro. No monitoramento foram obtidos dados por meio de sensores conectados a um microcontrolador Arduino Uno. Quando comparados os resultados, constatou-se que o sistema construtivo é suscetível às variações higrotérmicas superiores aos parâmetros referenciais normativos desejado para o ambiente interno. Os resultados quantificam o comportamento higrotérmico da parede externa, explicando a presença ostensiva de umidade e bolor na autoconstrução. As medições de campo, quando associadas à avaliação higrotérmica do sistema simulado, mostram que é possível experimentar soluções construtivas para embasar as decisões de planejamento e projeto no âmbito das ações de melhoria habitacional e assistência técnica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300109
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000300420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.3 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104496164864