Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Alisson Gadelha de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá,Maria das Vitórias Vieira Almeida de, Silva Filho,José Neres da, Anjos,Marcos Alyssandro Soares dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300687
Resumo: Resumo Manifestações patológicas atingem obras civis em ambientes agressivos distintos. Com isso, ações por inspeções técnicas e eventuais intervenções são necessárias através do uso de metodologias específicas, que minimizem subjetividades nesse processo e garantam soluções adequadas quanto à durabilidade. Este artigo aplica metodologias de inspeção em uma ponte situada no nordeste brasileiro. Para tanto, foram identificadas manifestações patológicas e escolhidos elementos a serem avaliados no cálculo de deterioração da metodologia GDE (grau de deterioração de estruturas) adaptada e análise técnica da norma DNIT. O grau de deterioração global da estrutura obtido pela metodologia GDE foi de 64,03, que qualifica em “nível de deterioração alto”, e a nota técnica atribuída pela norma DNIT foi igual a 3, sendo considerada uma estrutura como “potencialmente problemática”. A experiência e qualificação técnica nessas avaliações são fatores imperativos. Entretanto, na metodologia GDE adaptada, a subjetividade da inspeção ficou reduzida com a existência de formulações matemáticas nas quais os elementos foram avaliados através das presentes manifestações patológicas por fatores de ponderação. Dessa forma, foi possível quantificar e classificar o estado de conservação da estrutura, indicar a necessidade de intervenção e obter comparação entre metodologias de inspeções em pontes, na garantia do refinamento de resultados e de reprodução em outras pesquisas.
id ANTAC-1_b508a2f43015a1e2ba25682c4a60abf4
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000300687
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armadoInspeções visuais. Manisfestações patológicas. Grau de deterioraçãoDurabilidadeResumo Manifestações patológicas atingem obras civis em ambientes agressivos distintos. Com isso, ações por inspeções técnicas e eventuais intervenções são necessárias através do uso de metodologias específicas, que minimizem subjetividades nesse processo e garantam soluções adequadas quanto à durabilidade. Este artigo aplica metodologias de inspeção em uma ponte situada no nordeste brasileiro. Para tanto, foram identificadas manifestações patológicas e escolhidos elementos a serem avaliados no cálculo de deterioração da metodologia GDE (grau de deterioração de estruturas) adaptada e análise técnica da norma DNIT. O grau de deterioração global da estrutura obtido pela metodologia GDE foi de 64,03, que qualifica em “nível de deterioração alto”, e a nota técnica atribuída pela norma DNIT foi igual a 3, sendo considerada uma estrutura como “potencialmente problemática”. A experiência e qualificação técnica nessas avaliações são fatores imperativos. Entretanto, na metodologia GDE adaptada, a subjetividade da inspeção ficou reduzida com a existência de formulações matemáticas nas quais os elementos foram avaliados através das presentes manifestações patológicas por fatores de ponderação. Dessa forma, foi possível quantificar e classificar o estado de conservação da estrutura, indicar a necessidade de intervenção e obter comparação entre metodologias de inspeções em pontes, na garantia do refinamento de resultados e de reprodução em outras pesquisas.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300687Ambiente Construído v.20 n.3 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000300453info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Alisson Gadelha deSá,Maria das Vitórias Vieira Almeida deSilva Filho,José Neres daAnjos,Marcos Alyssandro Soares dospor2020-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000300687Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-06-30T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
title Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
spellingShingle Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
Medeiros,Alisson Gadelha de
Inspeções visuais. Manisfestações patológicas. Grau de deterioração
Durabilidade
title_short Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
title_full Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
title_fullStr Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
title_full_unstemmed Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
title_sort Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado
author Medeiros,Alisson Gadelha de
author_facet Medeiros,Alisson Gadelha de
Sá,Maria das Vitórias Vieira Almeida de
Silva Filho,José Neres da
Anjos,Marcos Alyssandro Soares dos
author_role author
author2 Sá,Maria das Vitórias Vieira Almeida de
Silva Filho,José Neres da
Anjos,Marcos Alyssandro Soares dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Alisson Gadelha de
Sá,Maria das Vitórias Vieira Almeida de
Silva Filho,José Neres da
Anjos,Marcos Alyssandro Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inspeções visuais. Manisfestações patológicas. Grau de deterioração
Durabilidade
topic Inspeções visuais. Manisfestações patológicas. Grau de deterioração
Durabilidade
description Resumo Manifestações patológicas atingem obras civis em ambientes agressivos distintos. Com isso, ações por inspeções técnicas e eventuais intervenções são necessárias através do uso de metodologias específicas, que minimizem subjetividades nesse processo e garantam soluções adequadas quanto à durabilidade. Este artigo aplica metodologias de inspeção em uma ponte situada no nordeste brasileiro. Para tanto, foram identificadas manifestações patológicas e escolhidos elementos a serem avaliados no cálculo de deterioração da metodologia GDE (grau de deterioração de estruturas) adaptada e análise técnica da norma DNIT. O grau de deterioração global da estrutura obtido pela metodologia GDE foi de 64,03, que qualifica em “nível de deterioração alto”, e a nota técnica atribuída pela norma DNIT foi igual a 3, sendo considerada uma estrutura como “potencialmente problemática”. A experiência e qualificação técnica nessas avaliações são fatores imperativos. Entretanto, na metodologia GDE adaptada, a subjetividade da inspeção ficou reduzida com a existência de formulações matemáticas nas quais os elementos foram avaliados através das presentes manifestações patológicas por fatores de ponderação. Dessa forma, foi possível quantificar e classificar o estado de conservação da estrutura, indicar a necessidade de intervenção e obter comparação entre metodologias de inspeções em pontes, na garantia do refinamento de resultados e de reprodução em outras pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300687
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000300453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.3 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104819126272