Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leone,Camila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Florio,Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212021000400247
Resumo: Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar como a modelagem paramétrica (MP) e as simulações computacionais podem auxiliar na avaliação do desempenho da iluminação natural e da insolação de edifícios nãoortogonais durante o processo de projeto. Com o propósito de comparar diferentes percentuais de transparência das janelas da fachada, assim como de diferentes tipos de proteção solar para avaliação da iluminação natural no interior de um edifício modelo e a incidência de radiação solar na fachada, foram realizados 6 experimentos no programa Rhinoceros com os plug-ins Grasshopper, Ladybug e Honeybee. O presente estudo centra-se apenas na análise da relação entre o formato das aberturas e das proteções solares sobre o desempenho da iluminação natural e da incidência dos raios solares. Os resultados demonstraram que a torção da edificação não contribui para melhores índices da iluminação natural no seu interior, fazendo com que determinadas áreas da fachada ficassem mais expostas à radiação solar, enquanto outras áreas fossem mais protegidas devido ao autossombreamento. A contribuição original deste artigo é a aplicação da modelagem e simulação paramétrica no processo de projeto e como meio de avaliação do desempenho de edifícios torcidos.
id ANTAC-1_c43bd8398ce8315707080a3758a6bd6c
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212021000400247
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidosModelagem paramétricaRadiação solarIluminação naturalProjeto baseado em desempenhoAlgoritmoResumo O presente artigo tem como objetivo analisar como a modelagem paramétrica (MP) e as simulações computacionais podem auxiliar na avaliação do desempenho da iluminação natural e da insolação de edifícios nãoortogonais durante o processo de projeto. Com o propósito de comparar diferentes percentuais de transparência das janelas da fachada, assim como de diferentes tipos de proteção solar para avaliação da iluminação natural no interior de um edifício modelo e a incidência de radiação solar na fachada, foram realizados 6 experimentos no programa Rhinoceros com os plug-ins Grasshopper, Ladybug e Honeybee. O presente estudo centra-se apenas na análise da relação entre o formato das aberturas e das proteções solares sobre o desempenho da iluminação natural e da incidência dos raios solares. Os resultados demonstraram que a torção da edificação não contribui para melhores índices da iluminação natural no seu interior, fazendo com que determinadas áreas da fachada ficassem mais expostas à radiação solar, enquanto outras áreas fossem mais protegidas devido ao autossombreamento. A contribuição original deste artigo é a aplicação da modelagem e simulação paramétrica no processo de projeto e como meio de avaliação do desempenho de edifícios torcidos.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212021000400247Ambiente Construído v.21 n.4 2021reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212021000400568info:eu-repo/semantics/openAccessLeone,CamilaFlorio,Wilsonpor2021-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212021000400247Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2021-07-29T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
title Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
spellingShingle Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
Leone,Camila
Modelagem paramétrica
Radiação solar
Iluminação natural
Projeto baseado em desempenho
Algoritmo
title_short Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
title_full Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
title_fullStr Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
title_full_unstemmed Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
title_sort Análise paramétrica de iluminação natural e de proteção solar de edifícios torcidos
author Leone,Camila
author_facet Leone,Camila
Florio,Wilson
author_role author
author2 Florio,Wilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leone,Camila
Florio,Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem paramétrica
Radiação solar
Iluminação natural
Projeto baseado em desempenho
Algoritmo
topic Modelagem paramétrica
Radiação solar
Iluminação natural
Projeto baseado em desempenho
Algoritmo
description Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar como a modelagem paramétrica (MP) e as simulações computacionais podem auxiliar na avaliação do desempenho da iluminação natural e da insolação de edifícios nãoortogonais durante o processo de projeto. Com o propósito de comparar diferentes percentuais de transparência das janelas da fachada, assim como de diferentes tipos de proteção solar para avaliação da iluminação natural no interior de um edifício modelo e a incidência de radiação solar na fachada, foram realizados 6 experimentos no programa Rhinoceros com os plug-ins Grasshopper, Ladybug e Honeybee. O presente estudo centra-se apenas na análise da relação entre o formato das aberturas e das proteções solares sobre o desempenho da iluminação natural e da incidência dos raios solares. Os resultados demonstraram que a torção da edificação não contribui para melhores índices da iluminação natural no seu interior, fazendo com que determinadas áreas da fachada ficassem mais expostas à radiação solar, enquanto outras áreas fossem mais protegidas devido ao autossombreamento. A contribuição original deste artigo é a aplicação da modelagem e simulação paramétrica no processo de projeto e como meio de avaliação do desempenho de edifícios torcidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212021000400247
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212021000400247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212021000400568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.21 n.4 2021
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209105255333888