Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro,Alexandre Máximo Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Angélica,Rômulo Simões, Sanjad,Thais Alessandra Bastos Caminha, Oliveira,Mário Mendonça de, Costa,Marcondes Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300071
Resumo: Os monumentos históricos de Belém, PA, têm alvenarias estruturais constituídas de pedras e tijolos maciços assentados com argamassa de cal e podem apresentar diversas patologias, entre as quais se destacam a eflorescência salina e a ação da umidade. Alguns autores explicam que esses dois agentes ocasionam destacamento de camadas, pulverização de argamassa, surgimento de fissuras e aparência esbranquiçada. A pesquisa teve como principal objetivo identificar o processo de degradação atuante na alvenaria do transepto direito da Igreja de Santo Alexandre por meio da aplicação de técnicas instrumentais analíticas. Foram realizadas análises laboratoriais com o intuito de entender as condicionantes favoráveis ao processo de eflorescência salina, os danos provocados aos materiais e os tipos de sais mais atuantes. Primeiramente foi realizado o mapeamento da alvenaria e o mapeamento de danos, verificando a situação atual e as áreas mais degradadas. Posteriormente, foi realizada a caracterização física por meio de análise granulométrica, análise de traço e análise do teor de umidade da alvenaria, a caracterização química - teste qualitativo e quantitativo de sais - e a caracterização mineralógica por difração de raios X. Verificou-se que as técnicas aplicadas se mostraram eficientes e auxiliaram no diagnóstico correto, norteando quais intervenções devem ser utilizadas para amenizar a problemática.
id ANTAC-1_d918b7968a9e6ae555b08838abf07eae
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212015000300071
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PAAlvenaria mistaEflorescência salinaMapa de danos.Os monumentos históricos de Belém, PA, têm alvenarias estruturais constituídas de pedras e tijolos maciços assentados com argamassa de cal e podem apresentar diversas patologias, entre as quais se destacam a eflorescência salina e a ação da umidade. Alguns autores explicam que esses dois agentes ocasionam destacamento de camadas, pulverização de argamassa, surgimento de fissuras e aparência esbranquiçada. A pesquisa teve como principal objetivo identificar o processo de degradação atuante na alvenaria do transepto direito da Igreja de Santo Alexandre por meio da aplicação de técnicas instrumentais analíticas. Foram realizadas análises laboratoriais com o intuito de entender as condicionantes favoráveis ao processo de eflorescência salina, os danos provocados aos materiais e os tipos de sais mais atuantes. Primeiramente foi realizado o mapeamento da alvenaria e o mapeamento de danos, verificando a situação atual e as áreas mais degradadas. Posteriormente, foi realizada a caracterização física por meio de análise granulométrica, análise de traço e análise do teor de umidade da alvenaria, a caracterização química - teste qualitativo e quantitativo de sais - e a caracterização mineralógica por difração de raios X. Verificou-se que as técnicas aplicadas se mostraram eficientes e auxiliaram no diagnóstico correto, norteando quais intervenções devem ser utilizadas para amenizar a problemática.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300071Ambiente Construído v.15 n.3 2015reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212015000300027info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,Alexandre Máximo SilvaAngélica,Rômulo SimõesSanjad,Thais Alessandra Bastos CaminhaOliveira,Mário Mendonça deCosta,Marcondes Lima dapor2015-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212015000300071Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2015-07-23T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
title Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
spellingShingle Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
Loureiro,Alexandre Máximo Silva
Alvenaria mista
Eflorescência salina
Mapa de danos.
title_short Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
title_full Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
title_fullStr Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
title_full_unstemmed Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
title_sort Eflorescência salina na igreja de Santo Alexandre, Belém - PA
author Loureiro,Alexandre Máximo Silva
author_facet Loureiro,Alexandre Máximo Silva
Angélica,Rômulo Simões
Sanjad,Thais Alessandra Bastos Caminha
Oliveira,Mário Mendonça de
Costa,Marcondes Lima da
author_role author
author2 Angélica,Rômulo Simões
Sanjad,Thais Alessandra Bastos Caminha
Oliveira,Mário Mendonça de
Costa,Marcondes Lima da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro,Alexandre Máximo Silva
Angélica,Rômulo Simões
Sanjad,Thais Alessandra Bastos Caminha
Oliveira,Mário Mendonça de
Costa,Marcondes Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Alvenaria mista
Eflorescência salina
Mapa de danos.
topic Alvenaria mista
Eflorescência salina
Mapa de danos.
description Os monumentos históricos de Belém, PA, têm alvenarias estruturais constituídas de pedras e tijolos maciços assentados com argamassa de cal e podem apresentar diversas patologias, entre as quais se destacam a eflorescência salina e a ação da umidade. Alguns autores explicam que esses dois agentes ocasionam destacamento de camadas, pulverização de argamassa, surgimento de fissuras e aparência esbranquiçada. A pesquisa teve como principal objetivo identificar o processo de degradação atuante na alvenaria do transepto direito da Igreja de Santo Alexandre por meio da aplicação de técnicas instrumentais analíticas. Foram realizadas análises laboratoriais com o intuito de entender as condicionantes favoráveis ao processo de eflorescência salina, os danos provocados aos materiais e os tipos de sais mais atuantes. Primeiramente foi realizado o mapeamento da alvenaria e o mapeamento de danos, verificando a situação atual e as áreas mais degradadas. Posteriormente, foi realizada a caracterização física por meio de análise granulométrica, análise de traço e análise do teor de umidade da alvenaria, a caracterização química - teste qualitativo e quantitativo de sais - e a caracterização mineralógica por difração de raios X. Verificou-se que as técnicas aplicadas se mostraram eficientes e auxiliaram no diagnóstico correto, norteando quais intervenções devem ser utilizadas para amenizar a problemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300071
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212015000300027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.15 n.3 2015
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209102856192000