Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pigozzo,Júlio César
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Arroyo,Felipe Nascimento, Lahr,Francisco Antonio Rocco, Christoforo,André Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212023000100145
Resumo: Resumo Devido ao preconceito, a madeira passa de um material de excelente aplicabilidade estrutural para um material considerado vilão do meio ambiente. Entretanto, com a utilização de madeiras de reflorestamento, a madeira vem quebrando esse paradigma e apresenta-se como um excelente material estrutural. Nas ligações estruturais desse tipo de estrutura, as barras de aço coladas têm sido amplamente utilizadas. A avaliação da resistência de ancoragem das barras de aço coladas depende do tipo de adesivo, da rugosidade da barra de aço, da superfície de aderência na região de ancoragem e da umidade da madeira, entre outros fatores que podem ser definidos e controlados no projeto. Neste trabalho, apresentam-se aspectos de projeto, técnica de aplicação, comportamento mecânico das barras de aço (diâmetros de 6,3 mm, 8 mm, 10 mm e 12,5 mm), sem galvanização, coladas com adesivos epóxi e poliuretano em peças de madeira (Pinus oocarpa e Corymbia citriodora), e as formas de ruptura quando solicitadas a esforços axiais (tração e compressão) em corpos de prova, além de abordar as técnicas de colagem e o controle de qualidade. Apresentam-se, ainda, influências das propriedades mecânicas da madeira e das principais variáveis significativas na resistência de ancoragem das barras de aço. É possível concluir que o adesivo epóxi foi a melhor opção para ser utilizada nesse tipo de aplicação.
id ANTAC-1_ef15ab17f814a5f765a102f69ec87a32
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212023000100145
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturaisResistência de ancoragemAdesivo epóxiAdesivo poliuretanoResumo Devido ao preconceito, a madeira passa de um material de excelente aplicabilidade estrutural para um material considerado vilão do meio ambiente. Entretanto, com a utilização de madeiras de reflorestamento, a madeira vem quebrando esse paradigma e apresenta-se como um excelente material estrutural. Nas ligações estruturais desse tipo de estrutura, as barras de aço coladas têm sido amplamente utilizadas. A avaliação da resistência de ancoragem das barras de aço coladas depende do tipo de adesivo, da rugosidade da barra de aço, da superfície de aderência na região de ancoragem e da umidade da madeira, entre outros fatores que podem ser definidos e controlados no projeto. Neste trabalho, apresentam-se aspectos de projeto, técnica de aplicação, comportamento mecânico das barras de aço (diâmetros de 6,3 mm, 8 mm, 10 mm e 12,5 mm), sem galvanização, coladas com adesivos epóxi e poliuretano em peças de madeira (Pinus oocarpa e Corymbia citriodora), e as formas de ruptura quando solicitadas a esforços axiais (tração e compressão) em corpos de prova, além de abordar as técnicas de colagem e o controle de qualidade. Apresentam-se, ainda, influências das propriedades mecânicas da madeira e das principais variáveis significativas na resistência de ancoragem das barras de aço. É possível concluir que o adesivo epóxi foi a melhor opção para ser utilizada nesse tipo de aplicação.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212023000100145Ambiente Construído v.23 n.1 2023reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212023000100654info:eu-repo/semantics/openAccessPigozzo,Júlio CésarArroyo,Felipe NascimentoLahr,Francisco Antonio RoccoChristoforo,André Luíspor2022-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212023000100145Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2022-11-10T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
title Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
spellingShingle Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
Pigozzo,Júlio César
Resistência de ancoragem
Adesivo epóxi
Adesivo poliuretano
title_short Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
title_full Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
title_fullStr Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
title_full_unstemmed Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
title_sort Análise de barras de aço ancoradas na madeira utilizando adesivos estruturais
author Pigozzo,Júlio César
author_facet Pigozzo,Júlio César
Arroyo,Felipe Nascimento
Lahr,Francisco Antonio Rocco
Christoforo,André Luís
author_role author
author2 Arroyo,Felipe Nascimento
Lahr,Francisco Antonio Rocco
Christoforo,André Luís
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pigozzo,Júlio César
Arroyo,Felipe Nascimento
Lahr,Francisco Antonio Rocco
Christoforo,André Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência de ancoragem
Adesivo epóxi
Adesivo poliuretano
topic Resistência de ancoragem
Adesivo epóxi
Adesivo poliuretano
description Resumo Devido ao preconceito, a madeira passa de um material de excelente aplicabilidade estrutural para um material considerado vilão do meio ambiente. Entretanto, com a utilização de madeiras de reflorestamento, a madeira vem quebrando esse paradigma e apresenta-se como um excelente material estrutural. Nas ligações estruturais desse tipo de estrutura, as barras de aço coladas têm sido amplamente utilizadas. A avaliação da resistência de ancoragem das barras de aço coladas depende do tipo de adesivo, da rugosidade da barra de aço, da superfície de aderência na região de ancoragem e da umidade da madeira, entre outros fatores que podem ser definidos e controlados no projeto. Neste trabalho, apresentam-se aspectos de projeto, técnica de aplicação, comportamento mecânico das barras de aço (diâmetros de 6,3 mm, 8 mm, 10 mm e 12,5 mm), sem galvanização, coladas com adesivos epóxi e poliuretano em peças de madeira (Pinus oocarpa e Corymbia citriodora), e as formas de ruptura quando solicitadas a esforços axiais (tração e compressão) em corpos de prova, além de abordar as técnicas de colagem e o controle de qualidade. Apresentam-se, ainda, influências das propriedades mecânicas da madeira e das principais variáveis significativas na resistência de ancoragem das barras de aço. É possível concluir que o adesivo epóxi foi a melhor opção para ser utilizada nesse tipo de aplicação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212023000100145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212023000100145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212023000100654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.23 n.1 2023
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209105384308736