Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomediano,Karen Sorgi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes,Carlos Eduardo Marmorato, Fontanini,Patrícia Stella Pucharelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300419
Resumo: Resumo A baixa capacidade de absorção de energia das argamassas cimentícias resulta na formação de microfissuras e, consequentemente, influencia diretamente sua durabilidade. Em situações como reparos estruturais, as argamassas necessitam de características especiais, tais como menor retração hidráulica, maior deformabilidade e elevada aderência. O uso de polímeros redispersíveis, ou em emulsões, na modificação de argamassas cimentícias tem sido frequente, porém tais adições podem influir distintamente em suas propriedades. De forma geral, os polímeros termoplásticos podem aumentar a vida útil da argamassa, em especial, devido à redução de seu módulo de deformação e, consequentemente, de sua fissuração. Nesse sentido, foi analisada a aplicação de dois copolímeros redispersíveis à base de etileno-acetato de vinila para verificar sua influência no estado fresco e endurecido das argamassas e sua possível aplicação em reparos estruturais. Foram realizados ensaios de consistência, resistência mecânica, índices físicos e microscopia óptica. Os resultados evidenciam que o emprego desses copolímeros reduz a absorção de água devido à formação do filme polimérico e a sua coalescência nos poros. Ademais, os copolímeros proporcionam maior plasticidade das argamassas e reduzem seu módulo de deformação, características importantes para aplicações especiais como reparos estruturais em pisos de concreto armado.
id ANTAC-1_f9a5579dee2174a6c38468541f863497
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000300419
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)Polímero redispersívelArgamassa modificadaEtileno-acetato de vinilaResumo A baixa capacidade de absorção de energia das argamassas cimentícias resulta na formação de microfissuras e, consequentemente, influencia diretamente sua durabilidade. Em situações como reparos estruturais, as argamassas necessitam de características especiais, tais como menor retração hidráulica, maior deformabilidade e elevada aderência. O uso de polímeros redispersíveis, ou em emulsões, na modificação de argamassas cimentícias tem sido frequente, porém tais adições podem influir distintamente em suas propriedades. De forma geral, os polímeros termoplásticos podem aumentar a vida útil da argamassa, em especial, devido à redução de seu módulo de deformação e, consequentemente, de sua fissuração. Nesse sentido, foi analisada a aplicação de dois copolímeros redispersíveis à base de etileno-acetato de vinila para verificar sua influência no estado fresco e endurecido das argamassas e sua possível aplicação em reparos estruturais. Foram realizados ensaios de consistência, resistência mecânica, índices físicos e microscopia óptica. Os resultados evidenciam que o emprego desses copolímeros reduz a absorção de água devido à formação do filme polimérico e a sua coalescência nos poros. Ademais, os copolímeros proporcionam maior plasticidade das argamassas e reduzem seu módulo de deformação, características importantes para aplicações especiais como reparos estruturais em pisos de concreto armado.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300419Ambiente Construído v.20 n.3 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000300437info:eu-repo/semantics/openAccessBomediano,Karen SorgiGomes,Carlos Eduardo MarmoratoFontanini,Patrícia Stella Pucharellipor2020-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000300419Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-06-30T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
title Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
spellingShingle Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
Bomediano,Karen Sorgi
Polímero redispersível
Argamassa modificada
Etileno-acetato de vinila
title_short Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
title_full Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
title_fullStr Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
title_full_unstemmed Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
title_sort Propriedades da argamassa modificada com polímeros redispersíveis de etileno-acetato de vinila (EVA)
author Bomediano,Karen Sorgi
author_facet Bomediano,Karen Sorgi
Gomes,Carlos Eduardo Marmorato
Fontanini,Patrícia Stella Pucharelli
author_role author
author2 Gomes,Carlos Eduardo Marmorato
Fontanini,Patrícia Stella Pucharelli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomediano,Karen Sorgi
Gomes,Carlos Eduardo Marmorato
Fontanini,Patrícia Stella Pucharelli
dc.subject.por.fl_str_mv Polímero redispersível
Argamassa modificada
Etileno-acetato de vinila
topic Polímero redispersível
Argamassa modificada
Etileno-acetato de vinila
description Resumo A baixa capacidade de absorção de energia das argamassas cimentícias resulta na formação de microfissuras e, consequentemente, influencia diretamente sua durabilidade. Em situações como reparos estruturais, as argamassas necessitam de características especiais, tais como menor retração hidráulica, maior deformabilidade e elevada aderência. O uso de polímeros redispersíveis, ou em emulsões, na modificação de argamassas cimentícias tem sido frequente, porém tais adições podem influir distintamente em suas propriedades. De forma geral, os polímeros termoplásticos podem aumentar a vida útil da argamassa, em especial, devido à redução de seu módulo de deformação e, consequentemente, de sua fissuração. Nesse sentido, foi analisada a aplicação de dois copolímeros redispersíveis à base de etileno-acetato de vinila para verificar sua influência no estado fresco e endurecido das argamassas e sua possível aplicação em reparos estruturais. Foram realizados ensaios de consistência, resistência mecânica, índices físicos e microscopia óptica. Os resultados evidenciam que o emprego desses copolímeros reduz a absorção de água devido à formação do filme polimérico e a sua coalescência nos poros. Ademais, os copolímeros proporcionam maior plasticidade das argamassas e reduzem seu módulo de deformação, características importantes para aplicações especiais como reparos estruturais em pisos de concreto armado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300419
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000300437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.3 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104524476416