Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galati, Paula Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vicentini, Fabiana Custódio, Toledo, Giseli Cristina Galati
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rasbran
Texto Completo: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526
Resumo: O objetivo deste estudo foi caracterizar o estado nutricional de idosos acamados, pertencentes às Estratégias de Saúde da Família (ESF) III e IV do município de Batatais – SP. Foram realizadas medidas da altura do joelho para estimar a altura e da circunferência do braço, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular para estimativa do peso. Utilizou-se o IMC para a classificação do estado nutricional e a Mini Avaliação Nutricional (MAN) para identificação de risco nutricional. Os dados sobre o estado de saúde dos idosos foram coletados em Prontuário Médico e a escolaridade e renda familiar foram questionadas aos voluntários. Foram selecionados 17 idosos acamados de ambos os sexos com idade média de 77 (±8,4) anos. Em relação a escolaridade 47,05% possuíam ensino fundamental incompleto e 41,17% eram analfabetos. A maioria dos indivíduos (59%) possuía baixa renda familiar. As doenças mais frequentes foram a Hipertensão Arterial, Hipertensão Arterial associada ao Diabetes Mellitus, Acidente Vascular Cerebral e Osteoporose. O principal motivo por estarem acamados foi a fratura do fêmur. A maior parte dos indivíduos apresentou magreza segundo a classificação nutricional pelo IMC e desnutridos segundo a classificação pela MAN. Ademais, 41,17% alimentam-se com auxílio de um cuidador. O comprometimento do estado nutricional da população estudada pode estar relacionado às condições socioeconômicas, educacional, presença de doenças crônicas e diminuição da capacidade de se alimentar sozinho.
id ASBRAN_0d0431895034468229cda2870701a936
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/526
network_acronym_str ASBRAN
network_name_str Rasbran
repository_id_str
spelling Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.IdososAvaliação NutricionalAtenção BásicaO objetivo deste estudo foi caracterizar o estado nutricional de idosos acamados, pertencentes às Estratégias de Saúde da Família (ESF) III e IV do município de Batatais – SP. Foram realizadas medidas da altura do joelho para estimar a altura e da circunferência do braço, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular para estimativa do peso. Utilizou-se o IMC para a classificação do estado nutricional e a Mini Avaliação Nutricional (MAN) para identificação de risco nutricional. Os dados sobre o estado de saúde dos idosos foram coletados em Prontuário Médico e a escolaridade e renda familiar foram questionadas aos voluntários. Foram selecionados 17 idosos acamados de ambos os sexos com idade média de 77 (±8,4) anos. Em relação a escolaridade 47,05% possuíam ensino fundamental incompleto e 41,17% eram analfabetos. A maioria dos indivíduos (59%) possuía baixa renda familiar. As doenças mais frequentes foram a Hipertensão Arterial, Hipertensão Arterial associada ao Diabetes Mellitus, Acidente Vascular Cerebral e Osteoporose. O principal motivo por estarem acamados foi a fratura do fêmur. A maior parte dos indivíduos apresentou magreza segundo a classificação nutricional pelo IMC e desnutridos segundo a classificação pela MAN. Ademais, 41,17% alimentam-se com auxílio de um cuidador. O comprometimento do estado nutricional da população estudada pode estar relacionado às condições socioeconômicas, educacional, presença de doenças crônicas e diminuição da capacidade de se alimentar sozinho.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 9 n. 2 (2018); 111-1172357-78941983-3164reponame:Rasbraninstname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)instacron:ASBRANporhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526/223https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526/298Copyright (c) 2018 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRANinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalati, Paula CristinaVicentini, Fabiana CustódioToledo, Giseli Cristina Galati2018-12-27T16:41:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/526Revistahttps://www.rasbran.com.br/rasbranONGhttps://rasbran.com.br/rasbran/oaiindex_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br2357-78941983-3164opendoar:2018-12-27T16:41:55Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
title Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
spellingShingle Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
Galati, Paula Cristina
Idosos
Avaliação Nutricional
Atenção Básica
title_short Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
title_full Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
title_fullStr Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
title_full_unstemmed Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
title_sort Caracterização do estado nutricional de idosos acamados atendidos em unidades de Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais – SP.
author Galati, Paula Cristina
author_facet Galati, Paula Cristina
Vicentini, Fabiana Custódio
Toledo, Giseli Cristina Galati
author_role author
author2 Vicentini, Fabiana Custódio
Toledo, Giseli Cristina Galati
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galati, Paula Cristina
Vicentini, Fabiana Custódio
Toledo, Giseli Cristina Galati
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Avaliação Nutricional
Atenção Básica
topic Idosos
Avaliação Nutricional
Atenção Básica
description O objetivo deste estudo foi caracterizar o estado nutricional de idosos acamados, pertencentes às Estratégias de Saúde da Família (ESF) III e IV do município de Batatais – SP. Foram realizadas medidas da altura do joelho para estimar a altura e da circunferência do braço, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular para estimativa do peso. Utilizou-se o IMC para a classificação do estado nutricional e a Mini Avaliação Nutricional (MAN) para identificação de risco nutricional. Os dados sobre o estado de saúde dos idosos foram coletados em Prontuário Médico e a escolaridade e renda familiar foram questionadas aos voluntários. Foram selecionados 17 idosos acamados de ambos os sexos com idade média de 77 (±8,4) anos. Em relação a escolaridade 47,05% possuíam ensino fundamental incompleto e 41,17% eram analfabetos. A maioria dos indivíduos (59%) possuía baixa renda familiar. As doenças mais frequentes foram a Hipertensão Arterial, Hipertensão Arterial associada ao Diabetes Mellitus, Acidente Vascular Cerebral e Osteoporose. O principal motivo por estarem acamados foi a fratura do fêmur. A maior parte dos indivíduos apresentou magreza segundo a classificação nutricional pelo IMC e desnutridos segundo a classificação pela MAN. Ademais, 41,17% alimentam-se com auxílio de um cuidador. O comprometimento do estado nutricional da população estudada pode estar relacionado às condições socioeconômicas, educacional, presença de doenças crônicas e diminuição da capacidade de se alimentar sozinho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526
url https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526/223
https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/526/298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 9 n. 2 (2018); 111-117
2357-7894
1983-3164
reponame:Rasbran
instname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron:ASBRAN
instname_str Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron_str ASBRAN
institution ASBRAN
reponame_str Rasbran
collection Rasbran
repository.name.fl_str_mv Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
repository.mail.fl_str_mv index_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br
_version_ 1797049027544481792