Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Iberê Pinheiro do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: França, Sérgio Lobato, Vasconcelos, Raimundo Nonato Oliveira de, Vieira, José Ricardo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rasbran
Texto Completo: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242
Resumo: Objetivo: A síndrome metabólica possui vários critérios diagnósticos que variam de acordo com os grupos de estudos internacionais. Método: Este estudo foi desenhado para comparar o desempenho dos critérios de determinação do risco para síndrome metabólica estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, do Programa Nacional de Educação para o Tabagismo, do Painel de Tratamento de Adultos III (NCEP-ATP III), do Grupo Europeu para o Estudo da Resistência à Insulina (EGIR) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Um total de 787 indivíduos do Arquipélago de Marajó, região amazônica do estado do Pará, foram selecionados aleatoriamente e agrupados por gênero e em três diferentes faixas etárias. A prevalência de síndrome metabólica foi estimada pela análise da glicemia em jejum ou diagnóstico clínico-laboratorial de diabetes mellitus, além da presença de obesidade, hipertensão e hipertrigliceridemia. Resultados: Os resultados mostraram que a prevalência de síndrome metabólica pelos critérios OMS (4,1%) e EGIR (9,7%) foi menos inclusiva, revelando cerca de dez vezes menos portadores da síndrome que os identificados pelos critérios IDF (37,1%) e NCEP-ATPIII (29,9%). Os critérios IDF e NCEP-ATPIII mostraram a maior taxa de concordância e foram os mais rigorosos nesta análise populacional. Conclusões: Para o diagnóstico de síndrome metabólica calculada a partir de hiperglicemia e não diabetes mellitus, os critérios IDF e NCEP-ATPIII devem ser aplicados preferencialmente, pois produzem resultados mais concordantes e adequados para estudos populacionais em larga escala, nos quais o diagnóstico clínico é de difícil implementação.
id ASBRAN_d0008766b3a69487cbe55e17dc97b680
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1242
network_acronym_str ASBRAN
network_name_str Rasbran
repository_id_str
spelling Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).síndrome metabólicacritérios de diagnósticoarquipélago do MarajóObjetivo: A síndrome metabólica possui vários critérios diagnósticos que variam de acordo com os grupos de estudos internacionais. Método: Este estudo foi desenhado para comparar o desempenho dos critérios de determinação do risco para síndrome metabólica estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, do Programa Nacional de Educação para o Tabagismo, do Painel de Tratamento de Adultos III (NCEP-ATP III), do Grupo Europeu para o Estudo da Resistência à Insulina (EGIR) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Um total de 787 indivíduos do Arquipélago de Marajó, região amazônica do estado do Pará, foram selecionados aleatoriamente e agrupados por gênero e em três diferentes faixas etárias. A prevalência de síndrome metabólica foi estimada pela análise da glicemia em jejum ou diagnóstico clínico-laboratorial de diabetes mellitus, além da presença de obesidade, hipertensão e hipertrigliceridemia. Resultados: Os resultados mostraram que a prevalência de síndrome metabólica pelos critérios OMS (4,1%) e EGIR (9,7%) foi menos inclusiva, revelando cerca de dez vezes menos portadores da síndrome que os identificados pelos critérios IDF (37,1%) e NCEP-ATPIII (29,9%). Os critérios IDF e NCEP-ATPIII mostraram a maior taxa de concordância e foram os mais rigorosos nesta análise populacional. Conclusões: Para o diagnóstico de síndrome metabólica calculada a partir de hiperglicemia e não diabetes mellitus, os critérios IDF e NCEP-ATPIII devem ser aplicados preferencialmente, pois produzem resultados mais concordantes e adequados para estudos populacionais em larga escala, nos quais o diagnóstico clínico é de difícil implementação.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 10 n. 1 (2019); 96-1022357-78941983-3164reponame:Rasbraninstname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)instacron:ASBRANporhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242/231https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242/318Copyright (c) 2019 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRANinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonte, Iberê Pinheiro doFrança, Sérgio LobatoVasconcelos, Raimundo Nonato Oliveira deVieira, José Ricardo dos Santos2019-09-06T02:12:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1242Revistahttps://www.rasbran.com.br/rasbranONGhttps://rasbran.com.br/rasbran/oaiindex_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br2357-78941983-3164opendoar:2019-09-06T02:12:50Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
title Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
spellingShingle Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
Monte, Iberê Pinheiro do
síndrome metabólica
critérios de diagnóstico
arquipélago do Marajó
title_short Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
title_full Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
title_fullStr Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
title_full_unstemmed Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
title_sort Comparação entre quatro diferentes critérios de diagnóstico de síndrome metabólica em indivíduos do Arquipélago do Marajó (Pará, Brasil).
author Monte, Iberê Pinheiro do
author_facet Monte, Iberê Pinheiro do
França, Sérgio Lobato
Vasconcelos, Raimundo Nonato Oliveira de
Vieira, José Ricardo dos Santos
author_role author
author2 França, Sérgio Lobato
Vasconcelos, Raimundo Nonato Oliveira de
Vieira, José Ricardo dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte, Iberê Pinheiro do
França, Sérgio Lobato
Vasconcelos, Raimundo Nonato Oliveira de
Vieira, José Ricardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv síndrome metabólica
critérios de diagnóstico
arquipélago do Marajó
topic síndrome metabólica
critérios de diagnóstico
arquipélago do Marajó
description Objetivo: A síndrome metabólica possui vários critérios diagnósticos que variam de acordo com os grupos de estudos internacionais. Método: Este estudo foi desenhado para comparar o desempenho dos critérios de determinação do risco para síndrome metabólica estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, do Programa Nacional de Educação para o Tabagismo, do Painel de Tratamento de Adultos III (NCEP-ATP III), do Grupo Europeu para o Estudo da Resistência à Insulina (EGIR) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Um total de 787 indivíduos do Arquipélago de Marajó, região amazônica do estado do Pará, foram selecionados aleatoriamente e agrupados por gênero e em três diferentes faixas etárias. A prevalência de síndrome metabólica foi estimada pela análise da glicemia em jejum ou diagnóstico clínico-laboratorial de diabetes mellitus, além da presença de obesidade, hipertensão e hipertrigliceridemia. Resultados: Os resultados mostraram que a prevalência de síndrome metabólica pelos critérios OMS (4,1%) e EGIR (9,7%) foi menos inclusiva, revelando cerca de dez vezes menos portadores da síndrome que os identificados pelos critérios IDF (37,1%) e NCEP-ATPIII (29,9%). Os critérios IDF e NCEP-ATPIII mostraram a maior taxa de concordância e foram os mais rigorosos nesta análise populacional. Conclusões: Para o diagnóstico de síndrome metabólica calculada a partir de hiperglicemia e não diabetes mellitus, os critérios IDF e NCEP-ATPIII devem ser aplicados preferencialmente, pois produzem resultados mais concordantes e adequados para estudos populacionais em larga escala, nos quais o diagnóstico clínico é de difícil implementação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242
url https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242/231
https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1242/318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 10 n. 1 (2019); 96-102
2357-7894
1983-3164
reponame:Rasbran
instname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron:ASBRAN
instname_str Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron_str ASBRAN
institution ASBRAN
reponame_str Rasbran
collection Rasbran
repository.name.fl_str_mv Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
repository.mail.fl_str_mv index_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br
_version_ 1797049027658776576