De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fédida,Pierre
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47141998000300107
Resumo: Este artigo examina a seguinte questão: existiria uma abordagem especializada do humano que, sem ser nem uma psicologia nem a psiquiatria, tenha os meios metodológicos de um projeto de observar e descrever os distúrbios psíquicos e compreender seu acontecimento fenomenal singular no cerne da generalidade da experiência? A questão se acha colocada desde 1910 por Karl Jaspers nos trabalhos que precedem a publicação, em 1913, de sua Psicopatologia Geral. A partir daí, o problema ao qual nos encontraríamos confrontados é o da condição fenomenológica da psicopatologia, ou seja, a vontade de não fazê-la resultar e depender da psicologia. E se a psiquiatria é, há um tempo relativamente longo, um terreno de observação e de pesquisa racional de classificações, é preciso constatar que suas práticas empíricas foram, há muito, consideradas impotentes para conduzir à constituição de uma psicopatologia. Dessa forma, o autor é levado a argumentar que seria, então, conveniente pensar o projeto de uma psicopatologia fundamental como um projeto de natureza intercientífica, em que a epistemologia comparativa dos modelos e de seu funcionamento teórico-crítico desempenharia o papel determinante de uma consciência de seu limite de operatividade e de sua aptidão a transformarem-se uns aos outros.
id AUPPF-1_87da03769790a5b4c6682c795477e2a2
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-47141998000300107
network_acronym_str AUPPF-1
network_name_str Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
repository_id_str
spelling De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigmaEste artigo examina a seguinte questão: existiria uma abordagem especializada do humano que, sem ser nem uma psicologia nem a psiquiatria, tenha os meios metodológicos de um projeto de observar e descrever os distúrbios psíquicos e compreender seu acontecimento fenomenal singular no cerne da generalidade da experiência? A questão se acha colocada desde 1910 por Karl Jaspers nos trabalhos que precedem a publicação, em 1913, de sua Psicopatologia Geral. A partir daí, o problema ao qual nos encontraríamos confrontados é o da condição fenomenológica da psicopatologia, ou seja, a vontade de não fazê-la resultar e depender da psicologia. E se a psiquiatria é, há um tempo relativamente longo, um terreno de observação e de pesquisa racional de classificações, é preciso constatar que suas práticas empíricas foram, há muito, consideradas impotentes para conduzir à constituição de uma psicopatologia. Dessa forma, o autor é levado a argumentar que seria, então, conveniente pensar o projeto de uma psicopatologia fundamental como um projeto de natureza intercientífica, em que a epistemologia comparativa dos modelos e de seu funcionamento teórico-crítico desempenharia o papel determinante de uma consciência de seu limite de operatividade e de sua aptidão a transformarem-se uns aos outros.Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental1998-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47141998000300107Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental v.1 n.3 1998reponame:Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)instname:Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)instacron:AUPPF10.1590/1415-47141998003006info:eu-repo/semantics/openAccessFédida,Pierrepor2016-08-02T00:00:00Zoai:scielo:S1415-47141998000300107Revistahttp://www.scielo.br/rlpfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||mtberlin@uol.com.br|| soniacleite@uol.com.br1984-03811415-4714opendoar:2016-08-02T00:00Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online) - Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)false
dc.title.none.fl_str_mv De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
title De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
spellingShingle De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
Fédida,Pierre
title_short De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
title_full De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
title_fullStr De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
title_full_unstemmed De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
title_sort De uma psicopatologia geral a uma psicopatologia fundamental. Nota sobre a noção de paradigma
author Fédida,Pierre
author_facet Fédida,Pierre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fédida,Pierre
description Este artigo examina a seguinte questão: existiria uma abordagem especializada do humano que, sem ser nem uma psicologia nem a psiquiatria, tenha os meios metodológicos de um projeto de observar e descrever os distúrbios psíquicos e compreender seu acontecimento fenomenal singular no cerne da generalidade da experiência? A questão se acha colocada desde 1910 por Karl Jaspers nos trabalhos que precedem a publicação, em 1913, de sua Psicopatologia Geral. A partir daí, o problema ao qual nos encontraríamos confrontados é o da condição fenomenológica da psicopatologia, ou seja, a vontade de não fazê-la resultar e depender da psicologia. E se a psiquiatria é, há um tempo relativamente longo, um terreno de observação e de pesquisa racional de classificações, é preciso constatar que suas práticas empíricas foram, há muito, consideradas impotentes para conduzir à constituição de uma psicopatologia. Dessa forma, o autor é levado a argumentar que seria, então, conveniente pensar o projeto de uma psicopatologia fundamental como um projeto de natureza intercientífica, em que a epistemologia comparativa dos modelos e de seu funcionamento teórico-crítico desempenharia o papel determinante de uma consciência de seu limite de operatividade e de sua aptidão a transformarem-se uns aos outros.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47141998000300107
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47141998000300107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1415-47141998003006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
publisher.none.fl_str_mv Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental v.1 n.3 1998
reponame:Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
instname:Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)
instacron:AUPPF
instname_str Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)
instacron_str AUPPF
institution AUPPF
reponame_str Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
collection Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online) - Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)
repository.mail.fl_str_mv ||mtberlin@uol.com.br|| soniacleite@uol.com.br
_version_ 1754209290586947584