Promessas e verbos páthicos na adolescência: uma possível releitura da moral e do supereu freudiano
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142020000400689 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos a implicação e o papel dos verbos modais/páthicos na construção das promessas e sua relação com as modalidades superegoicas da adolescência na atualidade. As promessas, no sentido em que as tomamos aqui, são entendidas como uma ação de comprometimento realizada via linguagem, podendo ser usadas como dispositivos efetivos para o entendimento das modalizações superegoicas do adolescente. O supereu, por sua vez, é percebido como o principal (des)organizador da modalização pulsional representada pelos verbos. Partimos do princípio de que o verbo carreia a pulsão e também monta o foro intrapsíquico humano, sendo assim, entender o modo como os adolescentes se referem aos verbos pode auxiliar a entender a respeito dos conflitos morais e pulsionais do adolescente construído frente à cultura atual. |
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Promessas e verbos páthicos na adolescência: uma possível releitura da moral e do supereu freudianoAdolescênciapromessaverbos páthicossupereuNeste artigo, abordamos a implicação e o papel dos verbos modais/páthicos na construção das promessas e sua relação com as modalidades superegoicas da adolescência na atualidade. As promessas, no sentido em que as tomamos aqui, são entendidas como uma ação de comprometimento realizada via linguagem, podendo ser usadas como dispositivos efetivos para o entendimento das modalizações superegoicas do adolescente. O supereu, por sua vez, é percebido como o principal (des)organizador da modalização pulsional representada pelos verbos. Partimos do princípio de que o verbo carreia a pulsão e também monta o foro intrapsíquico humano, sendo assim, entender o modo como os adolescentes se referem aos verbos pode auxiliar a entender a respeito dos conflitos morais e pulsionais do adolescente construído frente à cultura atual.Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142020000400689Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental v.23 n.4 2020reponame:Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)instname:Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)instacron:AUPPF10.1590/1415-4714.2020v23n4p689.2info:eu-repo/semantics/openAccessVale,Hellen Fonseca de Sousa da CostaFreitas,Marta Helena deMartins,Francisco Moacir de Melo Catundapor2021-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S1415-47142020000400689Revistahttp://www.scielo.br/rlpfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||mtberlin@uol.com.br|| soniacleite@uol.com.br1984-03811415-4714opendoar:2021-01-20T00:00Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online) - Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)false |
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Neste artigo, abordamos a implicação e o papel dos verbos modais/páthicos na construção das promessas e sua relação com as modalidades superegoicas da adolescência na atualidade. As promessas, no sentido em que as tomamos aqui, são entendidas como uma ação de comprometimento realizada via linguagem, podendo ser usadas como dispositivos efetivos para o entendimento das modalizações superegoicas do adolescente. O supereu, por sua vez, é percebido como o principal (des)organizador da modalização pulsional representada pelos verbos. Partimos do princípio de que o verbo carreia a pulsão e também monta o foro intrapsíquico humano, sendo assim, entender o modo como os adolescentes se referem aos verbos pode auxiliar a entender a respeito dos conflitos morais e pulsionais do adolescente construído frente à cultura atual. |
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