Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BORTOLI, Suzana Rozendo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante.
id Alcar-1_183c1073bfea97c0c154336440ba50b8
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/6651
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumoJornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo.O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARBANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da SilvaBORTOLI, Suzana Rozendo2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/665110.26664/issn.2238-5126.6220176651Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 2 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.622017reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651/3812Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:21:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6651Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-01-17T23:21:30Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
title Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
spellingShingle Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva
Jornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo.
title_short Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
title_full Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
title_fullStr Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
title_full_unstemmed Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
title_sort Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
author BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva
author_facet BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva
BORTOLI, Suzana Rozendo
author_role author
author2 BORTOLI, Suzana Rozendo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva
BORTOLI, Suzana Rozendo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo.
topic Jornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo.
description O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651
10.26664/issn.2238-5126.6220176651
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.6220176651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651/3812
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 2 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.622017
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395032010752