Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante. |
id |
Alcar-1_183c1073bfea97c0c154336440ba50b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/6651 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumoJornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo.O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARBANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da SilvaBORTOLI, Suzana Rozendo2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/665110.26664/issn.2238-5126.6220176651Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 2 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.622017reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651/3812Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:21:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6651Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-01-17T23:21:30Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
title |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
spellingShingle |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva Jornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo. |
title_short |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
title_full |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
title_fullStr |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
title_full_unstemmed |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
title_sort |
Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo |
author |
BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva |
author_facet |
BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva BORTOLI, Suzana Rozendo |
author_role |
author |
author2 |
BORTOLI, Suzana Rozendo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BANDEIRA, Ana Paula Bornhausen da Silva BORTOLI, Suzana Rozendo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo. |
topic |
Jornalismo. Jornalismo feminino. Imprensa feminina. História do jornalismo. Consumo. |
description |
O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651 10.26664/issn.2238-5126.6220176651 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.6220176651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6651/3812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 2 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.622017 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302395032010752 |