Antes do cabo: as agências de notícias na imprensa brasileira no período pré-telegráfico (1851-1874)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/12181 |
Resumo: | O artigo resgata a história do uso do material de agências de notícias na imprensa brasileira antes da instalação do cabo telegráfico submarino de 1874, que frequentemente é tomada como marco inicial para a atuação dessas empresas no país. Recorrendo a buscas textuais no acervo da Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional, o levantamento propõe uma nova datação para a relação entre jornais e agências no Brasil, retrocedendo a 1851, com as primeiras menções a uma agência de notícias na imprensa brasileira (a austríaca KKTK), e intensificando-se em 1854, na cobertura da Guerra da Crimeia. No intervalo desde então até a instalação do cabo, foram identificadas mais de 500 citações a despachos de agências de notícias europeias (Havas, Reuters, Stefani, Fabra, Lejolivet) e uma norte-americana (Associated Press) nos jornais digitalizados. A pesquisa, assim, contesta a datação convencionada na historiografia canônica da imprensa no Brasil e propõe uma perspectiva de evolução gradual, e não repentina, da influência das agências sobre os jornais brasileiros. |
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Antes do cabo: as agências de notícias na imprensa brasileira no período pré-telegráfico (1851-1874)Comunicação; Jornalismoagências de notícias; jornalismo de agências; história do jornalismo; história da imprensa no BrasilO artigo resgata a história do uso do material de agências de notícias na imprensa brasileira antes da instalação do cabo telegráfico submarino de 1874, que frequentemente é tomada como marco inicial para a atuação dessas empresas no país. Recorrendo a buscas textuais no acervo da Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional, o levantamento propõe uma nova datação para a relação entre jornais e agências no Brasil, retrocedendo a 1851, com as primeiras menções a uma agência de notícias na imprensa brasileira (a austríaca KKTK), e intensificando-se em 1854, na cobertura da Guerra da Crimeia. No intervalo desde então até a instalação do cabo, foram identificadas mais de 500 citações a despachos de agências de notícias europeias (Havas, Reuters, Stefani, Fabra, Lejolivet) e uma norte-americana (Associated Press) nos jornais digitalizados. A pesquisa, assim, contesta a datação convencionada na historiografia canônica da imprensa no Brasil e propõe uma perspectiva de evolução gradual, e não repentina, da influência das agências sobre os jornais brasileiros.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARAguiar, Pedro2022-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/1218110.26664/issn.2238-5126.111202212181Revista Brasileira de História da Mídia; v. 11, n. 1 (2022): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.1112022reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/12181/8297https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/12181/3462Direitos autorais 2022 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-06T05:31:50Zoai:ojs.10.22.15.19:article/12181Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2022-08-06T05:31:50Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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