10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106
Resumo: Este trabalho focaliza imagens de crianças publicadas na imprensa brasileira, tendo em vista seu caráter jornalístico. Após discussão sobre o conceito de infância, será traçado um pequeno histórico. Foi feita uma pesquisa iconográfica, abrangendo algumas imagens do século XIX, para se concentrar em jornais e revistas a partir de 1960. Seguindo uma linha predominantemente qualitativa, apontaremos algumas imagens de jornais diários; porém, o corpus principal pertence à revista Veja. A primeira grande divisão é entre fotos jornalísticas e fotos-ilustração; de acordo com a distinção de Pepe Baeza. Enquanto orientação temática, tragédia, violência e pobreza são eixos poderosos. A criança como “ator” jornalístico raramente aparece. Nos últimos vinte anos, seções tipo “Guia” trazem imagens meramente ilustrativas, de estética quase publicitária.
id Alcar-1_2338f5aa47cd7c00e2bb8afda19af4b0
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/4106
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileiraEste trabalho focaliza imagens de crianças publicadas na imprensa brasileira, tendo em vista seu caráter jornalístico. Após discussão sobre o conceito de infância, será traçado um pequeno histórico. Foi feita uma pesquisa iconográfica, abrangendo algumas imagens do século XIX, para se concentrar em jornais e revistas a partir de 1960. Seguindo uma linha predominantemente qualitativa, apontaremos algumas imagens de jornais diários; porém, o corpus principal pertence à revista Veja. A primeira grande divisão é entre fotos jornalísticas e fotos-ilustração; de acordo com a distinção de Pepe Baeza. Enquanto orientação temática, tragédia, violência e pobreza são eixos poderosos. A criança como “ator” jornalístico raramente aparece. Nos últimos vinte anos, seções tipo “Guia” trazem imagens meramente ilustrativas, de estética quase publicitária.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARBUITONI, Dulcilia Helena Schroeder2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/410610.26664/issn.2238-5126.2220134106Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.222013reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106/2426info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-26T13:01:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4106Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2015-11-26T13:01:30Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
title 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
spellingShingle 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder
title_short 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
title_full 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
title_fullStr 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
title_full_unstemmed 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
title_sort 10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
author BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder
author_facet BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder
description Este trabalho focaliza imagens de crianças publicadas na imprensa brasileira, tendo em vista seu caráter jornalístico. Após discussão sobre o conceito de infância, será traçado um pequeno histórico. Foi feita uma pesquisa iconográfica, abrangendo algumas imagens do século XIX, para se concentrar em jornais e revistas a partir de 1960. Seguindo uma linha predominantemente qualitativa, apontaremos algumas imagens de jornais diários; porém, o corpus principal pertence à revista Veja. A primeira grande divisão é entre fotos jornalísticas e fotos-ilustração; de acordo com a distinção de Pepe Baeza. Enquanto orientação temática, tragédia, violência e pobreza são eixos poderosos. A criança como “ator” jornalístico raramente aparece. Nos últimos vinte anos, seções tipo “Guia” trazem imagens meramente ilustrativas, de estética quase publicitária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106
10.26664/issn.2238-5126.2220134106
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.2220134106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106/2426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.222013
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302394675494912