10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106 |
Resumo: | Este trabalho focaliza imagens de crianças publicadas na imprensa brasileira, tendo em vista seu caráter jornalístico. Após discussão sobre o conceito de infância, será traçado um pequeno histórico. Foi feita uma pesquisa iconográfica, abrangendo algumas imagens do século XIX, para se concentrar em jornais e revistas a partir de 1960. Seguindo uma linha predominantemente qualitativa, apontaremos algumas imagens de jornais diários; porém, o corpus principal pertence à revista Veja. A primeira grande divisão é entre fotos jornalísticas e fotos-ilustração; de acordo com a distinção de Pepe Baeza. Enquanto orientação temática, tragédia, violência e pobreza são eixos poderosos. A criança como “ator” jornalístico raramente aparece. Nos últimos vinte anos, seções tipo “Guia” trazem imagens meramente ilustrativas, de estética quase publicitária. |
id |
Alcar-1_2338f5aa47cd7c00e2bb8afda19af4b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/4106 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileiraEste trabalho focaliza imagens de crianças publicadas na imprensa brasileira, tendo em vista seu caráter jornalístico. Após discussão sobre o conceito de infância, será traçado um pequeno histórico. Foi feita uma pesquisa iconográfica, abrangendo algumas imagens do século XIX, para se concentrar em jornais e revistas a partir de 1960. Seguindo uma linha predominantemente qualitativa, apontaremos algumas imagens de jornais diários; porém, o corpus principal pertence à revista Veja. A primeira grande divisão é entre fotos jornalísticas e fotos-ilustração; de acordo com a distinção de Pepe Baeza. Enquanto orientação temática, tragédia, violência e pobreza são eixos poderosos. A criança como “ator” jornalístico raramente aparece. Nos últimos vinte anos, seções tipo “Guia” trazem imagens meramente ilustrativas, de estética quase publicitária.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARBUITONI, Dulcilia Helena Schroeder2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/410610.26664/issn.2238-5126.2220134106Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.222013reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106/2426info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-26T13:01:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4106Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2015-11-26T13:01:30Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
title |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
spellingShingle |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder |
title_short |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
title_full |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
title_fullStr |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
title_full_unstemmed |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
title_sort |
10 Da seca ao guia de consumo: a representação de crianças na imprensa brasileira |
author |
BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder |
author_facet |
BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BUITONI, Dulcilia Helena Schroeder |
description |
Este trabalho focaliza imagens de crianças publicadas na imprensa brasileira, tendo em vista seu caráter jornalístico. Após discussão sobre o conceito de infância, será traçado um pequeno histórico. Foi feita uma pesquisa iconográfica, abrangendo algumas imagens do século XIX, para se concentrar em jornais e revistas a partir de 1960. Seguindo uma linha predominantemente qualitativa, apontaremos algumas imagens de jornais diários; porém, o corpus principal pertence à revista Veja. A primeira grande divisão é entre fotos jornalísticas e fotos-ilustração; de acordo com a distinção de Pepe Baeza. Enquanto orientação temática, tragédia, violência e pobreza são eixos poderosos. A criança como “ator” jornalístico raramente aparece. Nos últimos vinte anos, seções tipo “Guia” trazem imagens meramente ilustrativas, de estética quase publicitária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106 10.26664/issn.2238-5126.2220134106 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.2220134106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4106/2426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.222013 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302394675494912 |