Mídia, celebrização e música popular: o caso de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/11085 |
Resumo: | A partir da famosa polêmica do casal de cantores Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, entre as décadas de 1940 e 1950, este artigo busca discutir como a busca pela fama, dentro do sistema industrial de produção e circulação da canção, e os interesses mercadológicos de gravadoras e emissoras de rádio permitiram a midiatização da vida privada e íntima desses artistas. Para a análise, usaremos estudos sobre a configuração da indústria fonográfica e do rádio no período, além de noções como glamourização e celebrização. A polêmica midiática estabelecida entre o casal será tratada a partir de 16 canções gravadas por ambos no final do casamento e após a separação e pela repercussão na imprensa. São boleros, sambas e sambas-canções, compostos entre 1947 e 1952 por Herivelto e parceiros (gravadas pelo seu Trio de Ouro), e por autores que compuseram para Dalva. |
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Mídia, celebrização e música popular: o caso de Dalva de Oliveira e Herivelto MartinsComunicaçãoHerivelto Martins; Dalva de Oliveira; indústria fonográfica; rádio; celebridade.A partir da famosa polêmica do casal de cantores Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, entre as décadas de 1940 e 1950, este artigo busca discutir como a busca pela fama, dentro do sistema industrial de produção e circulação da canção, e os interesses mercadológicos de gravadoras e emissoras de rádio permitiram a midiatização da vida privada e íntima desses artistas. Para a análise, usaremos estudos sobre a configuração da indústria fonográfica e do rádio no período, além de noções como glamourização e celebrização. A polêmica midiática estabelecida entre o casal será tratada a partir de 16 canções gravadas por ambos no final do casamento e após a separação e pela repercussão na imprensa. São boleros, sambas e sambas-canções, compostos entre 1947 e 1952 por Herivelto e parceiros (gravadas pelo seu Trio de Ouro), e por autores que compuseram para Dalva.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARCNPqVargas, HeromBruck, Mozahir Salomão2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica; Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/1108510.26664/issn.2238-5126.101202111085Revista Brasileira de História da Mídia; v. 10, n. 1 (2021): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.1012021reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/11085/7786https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/11085/2839Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-22T01:28:20Zoai:ojs.10.22.15.19:article/11085Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2022-01-22T01:28:20Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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