Ombudsman e Comunicação Pública: a atuação da Ouvidoria da EBC nos seus primeiros 10 anos de existência
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9657 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma genealogia de experiências de ombudsman realizadas no Brasil, tomando como principal referência as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação nos seus primeiros dez anos de existência, entre 2008 e 2018. Para isso, utiliza de referenciais metodológicos relacionados à hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 1995) por meio de revisão bibliográfica sobre ombudsman, jornalismo e crítica de mídia, entrevistas e relatórios que auxiliam a entender o papel do ombudsman em veículos públicos de comunicação sob responsabilidade da EBC. Por meio da pesquisa, foi possível realizar uma sistematização das experiências, demonstrando processos de estruturação e reorganização à luz das alterações institucionais e dos perfis dos Ombudsmen (Ouvidores-Gerais e Ouvidores-Adjuntos) que desenvolveram atividades na EBC ao longo dos primeiros dez anos de funcionamento.Palavras-chave: Ombudsman. Comunicação Pública. Ouvidoria da EBC. |
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Ombudsman e Comunicação Pública: a atuação da Ouvidoria da EBC nos seus primeiros 10 anos de existênciaComunicação; JornalismoOmbudsman; Comunicação Pública; Ouvidoria da EBCEste artigo apresenta uma genealogia de experiências de ombudsman realizadas no Brasil, tomando como principal referência as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação nos seus primeiros dez anos de existência, entre 2008 e 2018. Para isso, utiliza de referenciais metodológicos relacionados à hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 1995) por meio de revisão bibliográfica sobre ombudsman, jornalismo e crítica de mídia, entrevistas e relatórios que auxiliam a entender o papel do ombudsman em veículos públicos de comunicação sob responsabilidade da EBC. Por meio da pesquisa, foi possível realizar uma sistematização das experiências, demonstrando processos de estruturação e reorganização à luz das alterações institucionais e dos perfis dos Ombudsmen (Ouvidores-Gerais e Ouvidores-Adjuntos) que desenvolveram atividades na EBC ao longo dos primeiros dez anos de funcionamento.Palavras-chave: Ombudsman. Comunicação Pública. Ouvidoria da EBC. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARCAPESCNPqFAP-DFCoelho, Jairo Faria GuedesPaulino, Fernando Oliveira2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica; Pesquisa documental; Hermenêutica de Profundidadeapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/965710.26664/issn.2238-5126.9120209657Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.912020reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9657/6409Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-27T05:14:26Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9657Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2020-07-27T05:14:26Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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