C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635
Resumo: A análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral.
id Alcar-1_6408ec48b2580d6d9caeadf0383f482d
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9635
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de LulaComunicação; Jornalismo; ImprensaHistória da Mídia; História da Comunicação; História do JornalismoA análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARLopes Filho, Boanerges Balbino2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental;Pesquisa histórica;Entrevista;application/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/963510.26664/issn.2238-5126.9120209635Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.912020reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635/6414Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-27T05:18:04Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9635Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2020-07-27T05:18:04Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
title C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
spellingShingle C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
Lopes Filho, Boanerges Balbino
Comunicação; Jornalismo; Imprensa
História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo
title_short C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
title_full C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
title_fullStr C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
title_full_unstemmed C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
title_sort C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
author Lopes Filho, Boanerges Balbino
author_facet Lopes Filho, Boanerges Balbino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Filho, Boanerges Balbino
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Jornalismo; Imprensa
História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo
topic Comunicação; Jornalismo; Imprensa
História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo
description A análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa documental;Pesquisa histórica;Entrevista;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635
10.26664/issn.2238-5126.9120209635
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.9120209635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635/6414
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.912020
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395573075968