C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635 |
Resumo: | A análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral. |
id |
Alcar-1_6408ec48b2580d6d9caeadf0383f482d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/9635 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de LulaComunicação; Jornalismo; ImprensaHistória da Mídia; História da Comunicação; História do JornalismoA análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARLopes Filho, Boanerges Balbino2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental;Pesquisa histórica;Entrevista;application/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/963510.26664/issn.2238-5126.9120209635Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.912020reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635/6414Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-27T05:18:04Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9635Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2020-07-27T05:18:04Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
title |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
spellingShingle |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula Lopes Filho, Boanerges Balbino Comunicação; Jornalismo; Imprensa História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo |
title_short |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
title_full |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
title_fullStr |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
title_full_unstemmed |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
title_sort |
C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula |
author |
Lopes Filho, Boanerges Balbino |
author_facet |
Lopes Filho, Boanerges Balbino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Filho, Boanerges Balbino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; Jornalismo; Imprensa História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo |
topic |
Comunicação; Jornalismo; Imprensa História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo |
description |
A análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental;Pesquisa histórica;Entrevista; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635 10.26664/issn.2238-5126.9120209635 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.9120209635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9635/6414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.912020 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302395573075968 |