José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi, Maria Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/7681
Resumo: A reflexão e a revisão teórica sobre as contribuições de José Marques de Melo para a formação do pensamento comunicacional brasileiro foi definida em três momentos. O primeiro, a partir da história e da memória como recortes temporais para possibilitar a reflexão crítica daquilo que foi produzido. A outra considera o desenvolvimento dessa corrente de pensamento e de sua representatividade nacional e internacional, desenhado na perspectiva defendida por Marques de Melo. Em seguida, a contribuição do mestre não somente para esse diálogo, mas para o incremento das pesquisas na área.
id Alcar-1_d6324f321b10f1c394c58fd0ecd35637
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7681
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacionalComunicação; História; MemóriaJosé Marques de Melo; Pensamento Comunicacional Brasileiro; Memória; HistóriaA reflexão e a revisão teórica sobre as contribuições de José Marques de Melo para a formação do pensamento comunicacional brasileiro foi definida em três momentos. O primeiro, a partir da história e da memória como recortes temporais para possibilitar a reflexão crítica daquilo que foi produzido. A outra considera o desenvolvimento dessa corrente de pensamento e de sua representatividade nacional e internacional, desenhado na perspectiva defendida por Marques de Melo. Em seguida, a contribuição do mestre não somente para esse diálogo, mas para o incremento das pesquisas na área.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARGobbi, Maria Cristina2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica, documental, utilizando método bibliográficoapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/768110.26664/issn.2238-5126.7220187681Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 2 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.722018reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/7681/4964Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-28T23:20:50Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7681Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2019-01-28T23:20:50Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
title José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
spellingShingle José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
Gobbi, Maria Cristina
Comunicação; História; Memória
José Marques de Melo; Pensamento Comunicacional Brasileiro; Memória; História
title_short José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
title_full José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
title_fullStr José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
title_full_unstemmed José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
title_sort José Marques de Melo e o Pensamento Comunicacional Brasileiro. Proposta de uma cartografia nacional
author Gobbi, Maria Cristina
author_facet Gobbi, Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; História; Memória
José Marques de Melo; Pensamento Comunicacional Brasileiro; Memória; História
topic Comunicação; História; Memória
José Marques de Melo; Pensamento Comunicacional Brasileiro; Memória; História
description A reflexão e a revisão teórica sobre as contribuições de José Marques de Melo para a formação do pensamento comunicacional brasileiro foi definida em três momentos. O primeiro, a partir da história e da memória como recortes temporais para possibilitar a reflexão crítica daquilo que foi produzido. A outra considera o desenvolvimento dessa corrente de pensamento e de sua representatividade nacional e internacional, desenhado na perspectiva defendida por Marques de Melo. Em seguida, a contribuição do mestre não somente para esse diálogo, mas para o incremento das pesquisas na área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica, documental, utilizando método bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/7681
10.26664/issn.2238-5126.7220187681
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/7681
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.7220187681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/7681/4964
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de História da Mídia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de História da Mídia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 2 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.722018
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302394290667520