A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
DOI: | 10.34115/basrv5n2-007 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, localizada no Município de Alto Alegre/RR, tendo como objetivo descrever como as atividades lúdicas influenciam na aprendizagem segundo a percepção de professores e alunos da referida Escola. Para se chagar aos resultados A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de modelo qualitativo, por se tratar de uma investigação que tem como objetivo apenas analisar um contexto com a finalidade de compreender o fenômeno em sua linguagem natural modelo descritivo por se tratar de uma investigação que busca explicar a lógica de como acontece a aprendizagem com a utilização de atividades lúdicas. O modelo é do tipo não-experimental, pois o pesquisador teve como objetivo principal apenas observar a contribuição das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, usou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada com alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campêlo. Com relação aos professores pode-se constatar através das respostas que as atividades lúdicas despertam na criança a afetividade, a criatividade e a sensibilidade tornando significativo o conviver social. E por se tratar de algo concreto, real, propicia ao aluno momentos de aprendizagem e contextualização, favorecendo o desenvolvimento novas aprendizagens, novas habilidade e competências, novos limites, regras e valores que passaram a fazer parte significativamente de sua vida. A observação realizada com os alunos também veio de encontro as respostas dadas pelos professores. |
id |
BASR-0_0b5cb7d2fb7c178c084459f2521c1bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26439 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
spelling |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RRlúdicoaprendizagemAlto Alegre/RR.O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, localizada no Município de Alto Alegre/RR, tendo como objetivo descrever como as atividades lúdicas influenciam na aprendizagem segundo a percepção de professores e alunos da referida Escola. Para se chagar aos resultados A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de modelo qualitativo, por se tratar de uma investigação que tem como objetivo apenas analisar um contexto com a finalidade de compreender o fenômeno em sua linguagem natural modelo descritivo por se tratar de uma investigação que busca explicar a lógica de como acontece a aprendizagem com a utilização de atividades lúdicas. O modelo é do tipo não-experimental, pois o pesquisador teve como objetivo principal apenas observar a contribuição das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, usou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada com alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campêlo. Com relação aos professores pode-se constatar através das respostas que as atividades lúdicas despertam na criança a afetividade, a criatividade e a sensibilidade tornando significativo o conviver social. E por se tratar de algo concreto, real, propicia ao aluno momentos de aprendizagem e contextualização, favorecendo o desenvolvimento novas aprendizagens, novas habilidade e competências, novos limites, regras e valores que passaram a fazer parte significativamente de sua vida. A observação realizada com os alunos também veio de encontro as respostas dadas pelos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2643910.34115/basrv5n2-007Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 2 (2021); 692-708Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 2 (2021); 692-7082595-36212595-362110.34115/basr.v5i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439/20961Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Lenir SantosMelo, Rosiane Maria Moura Silvados Santos, Maria Cabralde Oliveira, Marilene KreutzSantos, Erlânio2021-04-28T16:37:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26439Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2021-04-28T16:37:23Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
title |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
spellingShingle |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR do Nascimento, Lenir Santos lúdico aprendizagem Alto Alegre/RR. do Nascimento, Lenir Santos lúdico aprendizagem Alto Alegre/RR. |
title_short |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
title_full |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
title_fullStr |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
title_full_unstemmed |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
title_sort |
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR |
author |
do Nascimento, Lenir Santos |
author_facet |
do Nascimento, Lenir Santos do Nascimento, Lenir Santos Melo, Rosiane Maria Moura Silva dos Santos, Maria Cabral de Oliveira, Marilene Kreutz Santos, Erlânio Melo, Rosiane Maria Moura Silva dos Santos, Maria Cabral de Oliveira, Marilene Kreutz Santos, Erlânio |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Rosiane Maria Moura Silva dos Santos, Maria Cabral de Oliveira, Marilene Kreutz Santos, Erlânio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Lenir Santos Melo, Rosiane Maria Moura Silva dos Santos, Maria Cabral de Oliveira, Marilene Kreutz Santos, Erlânio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
lúdico aprendizagem Alto Alegre/RR. |
topic |
lúdico aprendizagem Alto Alegre/RR. |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, localizada no Município de Alto Alegre/RR, tendo como objetivo descrever como as atividades lúdicas influenciam na aprendizagem segundo a percepção de professores e alunos da referida Escola. Para se chagar aos resultados A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de modelo qualitativo, por se tratar de uma investigação que tem como objetivo apenas analisar um contexto com a finalidade de compreender o fenômeno em sua linguagem natural modelo descritivo por se tratar de uma investigação que busca explicar a lógica de como acontece a aprendizagem com a utilização de atividades lúdicas. O modelo é do tipo não-experimental, pois o pesquisador teve como objetivo principal apenas observar a contribuição das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, usou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada com alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campêlo. Com relação aos professores pode-se constatar através das respostas que as atividades lúdicas despertam na criança a afetividade, a criatividade e a sensibilidade tornando significativo o conviver social. E por se tratar de algo concreto, real, propicia ao aluno momentos de aprendizagem e contextualização, favorecendo o desenvolvimento novas aprendizagens, novas habilidade e competências, novos limites, regras e valores que passaram a fazer parte significativamente de sua vida. A observação realizada com os alunos também veio de encontro as respostas dadas pelos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439 10.34115/basrv5n2-007 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv5n2-007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439/20961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 2 (2021); 692-708 Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 2 (2021); 692-708 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v5i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1822180311449993216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34115/basrv5n2-007 |