A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Lenir Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Rosiane Maria Moura Silva, dos Santos, Maria Cabral, de Oliveira, Marilene Kreutz, Santos, Erlânio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
DOI: 10.34115/basrv5n2-007
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, localizada no Município de Alto Alegre/RR, tendo como objetivo descrever como as atividades lúdicas influenciam na aprendizagem segundo a percepção de professores e alunos da referida Escola. Para se chagar aos resultados A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de modelo qualitativo, por se tratar de uma investigação que tem como objetivo apenas analisar um contexto com a finalidade de compreender o fenômeno em sua linguagem natural modelo descritivo por se tratar de uma investigação que busca explicar a lógica de como acontece a aprendizagem com a utilização de atividades lúdicas. O modelo é do tipo não-experimental, pois o pesquisador teve como objetivo principal apenas observar a contribuição das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, usou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada com alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campêlo. Com relação aos professores pode-se constatar através das respostas que as atividades lúdicas despertam na criança a afetividade, a criatividade e a sensibilidade tornando significativo o conviver social. E por se tratar de algo concreto, real, propicia ao aluno momentos de aprendizagem e contextualização, favorecendo o desenvolvimento novas aprendizagens, novas habilidade e competências, novos limites, regras e valores que passaram a fazer parte significativamente de sua vida. A observação realizada com os alunos também veio de encontro as respostas dadas pelos professores.
id BASR-0_0b5cb7d2fb7c178c084459f2521c1bc8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26439
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
spelling A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RRlúdicoaprendizagemAlto Alegre/RR.O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, localizada no Município de Alto Alegre/RR, tendo como objetivo descrever como as atividades lúdicas influenciam na aprendizagem segundo a percepção de professores e alunos da referida Escola. Para se chagar aos resultados A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de modelo qualitativo, por se tratar de uma investigação que tem como objetivo apenas analisar um contexto com a finalidade de compreender o fenômeno em sua linguagem natural modelo descritivo por se tratar de uma investigação que busca explicar a lógica de como acontece a aprendizagem com a utilização de atividades lúdicas. O modelo é do tipo não-experimental, pois o pesquisador teve como objetivo principal apenas observar a contribuição das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, usou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada com alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campêlo. Com relação aos professores pode-se constatar através das respostas que as atividades lúdicas despertam na criança a afetividade, a criatividade e a sensibilidade tornando significativo o conviver social. E por se tratar de algo concreto, real, propicia ao aluno momentos de aprendizagem e contextualização, favorecendo o desenvolvimento novas aprendizagens, novas habilidade e competências, novos limites, regras e valores que passaram a fazer parte significativamente de sua vida. A observação realizada com os alunos também veio de encontro as respostas dadas pelos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2643910.34115/basrv5n2-007Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 2 (2021); 692-708Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 2 (2021); 692-7082595-36212595-362110.34115/basr.v5i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439/20961Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Lenir SantosMelo, Rosiane Maria Moura Silvados Santos, Maria Cabralde Oliveira, Marilene KreutzSantos, Erlânio2021-04-28T16:37:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26439Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2021-04-28T16:37:23Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
title A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
spellingShingle A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
do Nascimento, Lenir Santos
lúdico
aprendizagem
Alto Alegre/RR.
do Nascimento, Lenir Santos
lúdico
aprendizagem
Alto Alegre/RR.
title_short A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
title_full A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
title_fullStr A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
title_full_unstemmed A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
title_sort A influência das atividades lúdicas na percepção de professores e alunos da escola municipal Professora Edneide Sales Campêlo – Alto Alegre/RR / The influence of recreational activities on the perception of teachers and students of the municipal school Professora Edneide Sales Campêlo - Alto Alegre/RR
author do Nascimento, Lenir Santos
author_facet do Nascimento, Lenir Santos
do Nascimento, Lenir Santos
Melo, Rosiane Maria Moura Silva
dos Santos, Maria Cabral
de Oliveira, Marilene Kreutz
Santos, Erlânio
Melo, Rosiane Maria Moura Silva
dos Santos, Maria Cabral
de Oliveira, Marilene Kreutz
Santos, Erlânio
author_role author
author2 Melo, Rosiane Maria Moura Silva
dos Santos, Maria Cabral
de Oliveira, Marilene Kreutz
Santos, Erlânio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Lenir Santos
Melo, Rosiane Maria Moura Silva
dos Santos, Maria Cabral
de Oliveira, Marilene Kreutz
Santos, Erlânio
dc.subject.por.fl_str_mv lúdico
aprendizagem
Alto Alegre/RR.
topic lúdico
aprendizagem
Alto Alegre/RR.
description O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, localizada no Município de Alto Alegre/RR, tendo como objetivo descrever como as atividades lúdicas influenciam na aprendizagem segundo a percepção de professores e alunos da referida Escola. Para se chagar aos resultados A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de modelo qualitativo, por se tratar de uma investigação que tem como objetivo apenas analisar um contexto com a finalidade de compreender o fenômeno em sua linguagem natural modelo descritivo por se tratar de uma investigação que busca explicar a lógica de como acontece a aprendizagem com a utilização de atividades lúdicas. O modelo é do tipo não-experimental, pois o pesquisador teve como objetivo principal apenas observar a contribuição das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, usou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada com alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campêlo. Com relação aos professores pode-se constatar através das respostas que as atividades lúdicas despertam na criança a afetividade, a criatividade e a sensibilidade tornando significativo o conviver social. E por se tratar de algo concreto, real, propicia ao aluno momentos de aprendizagem e contextualização, favorecendo o desenvolvimento novas aprendizagens, novas habilidade e competências, novos limites, regras e valores que passaram a fazer parte significativamente de sua vida. A observação realizada com os alunos também veio de encontro as respostas dadas pelos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439
10.34115/basrv5n2-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439
identifier_str_mv 10.34115/basrv5n2-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/26439/20961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 2 (2021); 692-708
Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 2 (2021); 692-708
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v5i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1822180311449993216
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34115/basrv5n2-007