Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo formular conteúdos e habilitar estudantes dos cursos superiores em Design de Moda a desenvolver projetos criativos com softwares especializados de manipulação visual, por meio da elaboração de um manual para aulas práticas no software Adobe Photoshop. Este manual tornou-se o material didático para as aulas, sendo aprimorado e corrigido a partir da observação das dificuldades e apontamentos feitos por estudantes durante quatro semestres, suprindo a carência de conteúdos com foco específico do software para uso na área de Moda. Metodologia: Para alcançar os objetivos deste estudo, a metodologia utilizada foi aplicada em quatro etapas. A primeira consistiu no levantamento de referencial teórico, delineado por meio da definição do problema, hipótese, objetivos gerais e específicos. Foi uma pesquisa exploratória nas áreas de tecnologia da informação, psicologia, sociologia, ilustração e moda, possibilitando conhecer conceitos e metodologias. Em seguida, foram criados os tutoriais, em níveis básico, intermediário e avançado. Na terceira etapa, foi realizada a pesquisa experimental com a efetiva aplicação destes tutoriais durante quatro semestres com quatro turmas distintas. A quarta etapa consistiu na análise de resultados de cada um dos instrumentos de análise (três fases descritas acima), além da avaliação dos resultados, descrita após a aplicação prática de cada tutorial. Resultados e discussão: O estudo teve como resultado final uma apostila de 96 páginas, contendo 12 tutoriais práticos sempre precedidos de uma introdução dialógica sobre a temática abordada. Conclusão: A apostila se mostrou essencial para a boa continuação dos trabalhos fora de sala de aula, guiando os alunos e sanando a maior parte das dúvidas dos mesmos e criando uma dinâmica ativa entre educadora e educando. |
id |
BASR-0_11243a3243f02e3b91dbd2e74b5a8426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/548 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion studentscomputação gráficaensinomodamaterial didático.O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo formular conteúdos e habilitar estudantes dos cursos superiores em Design de Moda a desenvolver projetos criativos com softwares especializados de manipulação visual, por meio da elaboração de um manual para aulas práticas no software Adobe Photoshop. Este manual tornou-se o material didático para as aulas, sendo aprimorado e corrigido a partir da observação das dificuldades e apontamentos feitos por estudantes durante quatro semestres, suprindo a carência de conteúdos com foco específico do software para uso na área de Moda. Metodologia: Para alcançar os objetivos deste estudo, a metodologia utilizada foi aplicada em quatro etapas. A primeira consistiu no levantamento de referencial teórico, delineado por meio da definição do problema, hipótese, objetivos gerais e específicos. Foi uma pesquisa exploratória nas áreas de tecnologia da informação, psicologia, sociologia, ilustração e moda, possibilitando conhecer conceitos e metodologias. Em seguida, foram criados os tutoriais, em níveis básico, intermediário e avançado. Na terceira etapa, foi realizada a pesquisa experimental com a efetiva aplicação destes tutoriais durante quatro semestres com quatro turmas distintas. A quarta etapa consistiu na análise de resultados de cada um dos instrumentos de análise (três fases descritas acima), além da avaliação dos resultados, descrita após a aplicação prática de cada tutorial. Resultados e discussão: O estudo teve como resultado final uma apostila de 96 páginas, contendo 12 tutoriais práticos sempre precedidos de uma introdução dialógica sobre a temática abordada. Conclusão: A apostila se mostrou essencial para a boa continuação dos trabalhos fora de sala de aula, guiando os alunos e sanando a maior parte das dúvidas dos mesmos e criando uma dinâmica ativa entre educadora e educando.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54810.34115/basr.v2i5.548Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1609-1619Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1609-16192595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548/471Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gisele dos2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/548Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
title |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
spellingShingle |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students Santos, Gisele dos computação gráfica ensino moda material didático. |
title_short |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
title_full |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
title_fullStr |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
title_full_unstemmed |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
title_sort |
Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students |
author |
Santos, Gisele dos |
author_facet |
Santos, Gisele dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gisele dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
computação gráfica ensino moda material didático. |
topic |
computação gráfica ensino moda material didático. |
description |
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo formular conteúdos e habilitar estudantes dos cursos superiores em Design de Moda a desenvolver projetos criativos com softwares especializados de manipulação visual, por meio da elaboração de um manual para aulas práticas no software Adobe Photoshop. Este manual tornou-se o material didático para as aulas, sendo aprimorado e corrigido a partir da observação das dificuldades e apontamentos feitos por estudantes durante quatro semestres, suprindo a carência de conteúdos com foco específico do software para uso na área de Moda. Metodologia: Para alcançar os objetivos deste estudo, a metodologia utilizada foi aplicada em quatro etapas. A primeira consistiu no levantamento de referencial teórico, delineado por meio da definição do problema, hipótese, objetivos gerais e específicos. Foi uma pesquisa exploratória nas áreas de tecnologia da informação, psicologia, sociologia, ilustração e moda, possibilitando conhecer conceitos e metodologias. Em seguida, foram criados os tutoriais, em níveis básico, intermediário e avançado. Na terceira etapa, foi realizada a pesquisa experimental com a efetiva aplicação destes tutoriais durante quatro semestres com quatro turmas distintas. A quarta etapa consistiu na análise de resultados de cada um dos instrumentos de análise (três fases descritas acima), além da avaliação dos resultados, descrita após a aplicação prática de cada tutorial. Resultados e discussão: O estudo teve como resultado final uma apostila de 96 páginas, contendo 12 tutoriais práticos sempre precedidos de uma introdução dialógica sobre a temática abordada. Conclusão: A apostila se mostrou essencial para a boa continuação dos trabalhos fora de sala de aula, guiando os alunos e sanando a maior parte das dúvidas dos mesmos e criando uma dinâmica ativa entre educadora e educando. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548 10.34115/basr.v2i5.548 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i5.548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548/471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1609-1619 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1609-1619 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004578115584 |