Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gisele dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo formular conteúdos e habilitar estudantes dos cursos superiores em Design de Moda a desenvolver projetos criativos com softwares especializados de manipulação visual, por meio da elaboração de um manual para aulas práticas no software Adobe Photoshop. Este manual tornou-se o material didático para as aulas, sendo aprimorado e corrigido a partir da observação das dificuldades e apontamentos feitos por estudantes durante quatro semestres, suprindo a carência de conteúdos com foco específico do software para uso na área de Moda. Metodologia: Para alcançar os objetivos deste estudo, a metodologia utilizada foi aplicada em quatro etapas. A primeira consistiu no levantamento de referencial teórico, delineado por meio da definição do problema, hipótese, objetivos gerais e específicos. Foi uma pesquisa exploratória nas áreas de tecnologia da informação, psicologia, sociologia, ilustração e moda, possibilitando conhecer conceitos e metodologias. Em seguida, foram criados os tutoriais, em níveis básico, intermediário e avançado. Na terceira etapa, foi realizada a pesquisa experimental com a efetiva aplicação destes tutoriais durante quatro semestres com quatro turmas distintas. A quarta etapa consistiu na análise de resultados de cada um dos instrumentos de análise (três fases descritas acima), além da avaliação dos resultados, descrita após a aplicação prática de cada tutorial. Resultados e discussão:  O estudo teve como resultado final uma apostila de 96 páginas, contendo 12 tutoriais práticos sempre precedidos de uma introdução dialógica sobre a temática abordada. Conclusão: A apostila se mostrou essencial para a boa continuação dos trabalhos fora de sala de aula, guiando os alunos e sanando a maior parte das dúvidas dos mesmos e criando uma dinâmica ativa entre educadora e educando.
id BASR-0_11243a3243f02e3b91dbd2e74b5a8426
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/548
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion studentscomputação gráficaensinomodamaterial didático.O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo formular conteúdos e habilitar estudantes dos cursos superiores em Design de Moda a desenvolver projetos criativos com softwares especializados de manipulação visual, por meio da elaboração de um manual para aulas práticas no software Adobe Photoshop. Este manual tornou-se o material didático para as aulas, sendo aprimorado e corrigido a partir da observação das dificuldades e apontamentos feitos por estudantes durante quatro semestres, suprindo a carência de conteúdos com foco específico do software para uso na área de Moda. Metodologia: Para alcançar os objetivos deste estudo, a metodologia utilizada foi aplicada em quatro etapas. A primeira consistiu no levantamento de referencial teórico, delineado por meio da definição do problema, hipótese, objetivos gerais e específicos. Foi uma pesquisa exploratória nas áreas de tecnologia da informação, psicologia, sociologia, ilustração e moda, possibilitando conhecer conceitos e metodologias. Em seguida, foram criados os tutoriais, em níveis básico, intermediário e avançado. Na terceira etapa, foi realizada a pesquisa experimental com a efetiva aplicação destes tutoriais durante quatro semestres com quatro turmas distintas. A quarta etapa consistiu na análise de resultados de cada um dos instrumentos de análise (três fases descritas acima), além da avaliação dos resultados, descrita após a aplicação prática de cada tutorial. Resultados e discussão:  O estudo teve como resultado final uma apostila de 96 páginas, contendo 12 tutoriais práticos sempre precedidos de uma introdução dialógica sobre a temática abordada. Conclusão: A apostila se mostrou essencial para a boa continuação dos trabalhos fora de sala de aula, guiando os alunos e sanando a maior parte das dúvidas dos mesmos e criando uma dinâmica ativa entre educadora e educando.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54810.34115/basr.v2i5.548Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1609-1619Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1609-16192595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548/471Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gisele dos2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/548Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
title Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
spellingShingle Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
Santos, Gisele dos
computação gráfica
ensino
moda
material didático.
title_short Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
title_full Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
title_fullStr Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
title_full_unstemmed Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
title_sort Estilismo por computador: softwares de manipulação visual para estudantes de moda / Computer styling: visual manipulation software for fashion students
author Santos, Gisele dos
author_facet Santos, Gisele dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gisele dos
dc.subject.por.fl_str_mv computação gráfica
ensino
moda
material didático.
topic computação gráfica
ensino
moda
material didático.
description O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo formular conteúdos e habilitar estudantes dos cursos superiores em Design de Moda a desenvolver projetos criativos com softwares especializados de manipulação visual, por meio da elaboração de um manual para aulas práticas no software Adobe Photoshop. Este manual tornou-se o material didático para as aulas, sendo aprimorado e corrigido a partir da observação das dificuldades e apontamentos feitos por estudantes durante quatro semestres, suprindo a carência de conteúdos com foco específico do software para uso na área de Moda. Metodologia: Para alcançar os objetivos deste estudo, a metodologia utilizada foi aplicada em quatro etapas. A primeira consistiu no levantamento de referencial teórico, delineado por meio da definição do problema, hipótese, objetivos gerais e específicos. Foi uma pesquisa exploratória nas áreas de tecnologia da informação, psicologia, sociologia, ilustração e moda, possibilitando conhecer conceitos e metodologias. Em seguida, foram criados os tutoriais, em níveis básico, intermediário e avançado. Na terceira etapa, foi realizada a pesquisa experimental com a efetiva aplicação destes tutoriais durante quatro semestres com quatro turmas distintas. A quarta etapa consistiu na análise de resultados de cada um dos instrumentos de análise (três fases descritas acima), além da avaliação dos resultados, descrita após a aplicação prática de cada tutorial. Resultados e discussão:  O estudo teve como resultado final uma apostila de 96 páginas, contendo 12 tutoriais práticos sempre precedidos de uma introdução dialógica sobre a temática abordada. Conclusão: A apostila se mostrou essencial para a boa continuação dos trabalhos fora de sala de aula, guiando os alunos e sanando a maior parte das dúvidas dos mesmos e criando uma dinâmica ativa entre educadora e educando.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548
10.34115/basr.v2i5.548
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i5.548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/548/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1609-1619
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1609-1619
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004578115584