Projeto pré-cálculo: reforço matemático para os cursos de engenharia em trilhas de aprendizagem do ensino híbrido / Pre-calculus project: mathematical reinforcement for engineering courses in blended teaching-learning tracks
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/754 |
Resumo: | O projeto Pré-Cálculo realizado no 1º sem/2018 teve como objetivo pesquisar metodologias inovadoras que são utilizadas em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem gratuito. Como objetivos específicos investigou-se como as metodologias ativas como a Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) cria condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Superior, e, em especial, os conceitos de Pré-Cálculo necessários ao desenvolvimento do componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral I nos cursos de Engenharia e Exatas. Com trilhas de aprendizagem no Ambiente Virtual contendo roteiros, exercícios, vídeos, atividades e gabaritos, a sala de aula invertida exigiu dos alunos uma postura ativa e protagonista no processo de estudo. Como parceiro do professor, o aluno assumiu uma responsabilidade em seu aprendizado, respeitado seu tempo, conhecimento e habilidades pessoais, garantindo a personalização do ensino, onde o Ambiente Virtual permitia que ele avançasse de acordo com seu aproveitamento. Os encontros presenciais com o professor não eram mais aulas expositivas, mas sim espaços de reflexão para discutir os conteúdos vistos e explorados no Ambiente Virtual e que agora poderiam ser trabalhados de forma diferente e focada nas dificuldades encontradas e no aprofundamento de conceitos e futuros conteúdos. Os resultados positivos obtidos mostraram que os alunos participantes do projeto apresentaram melhoras em seu desempenho na disciplina em questão. As Trilhas de Aprendizagem, resultado de uma arquitetura cognitiva do professor, poderão ser construídas também com os demais componentes curriculares do currículo da Graduação. |
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Projeto pré-cálculo: reforço matemático para os cursos de engenharia em trilhas de aprendizagem do ensino híbrido / Pre-calculus project: mathematical reinforcement for engineering courses in blended teaching-learning tracksEnsino Híbrido.Ambiente Virtual.Pré-Cálculo.O projeto Pré-Cálculo realizado no 1º sem/2018 teve como objetivo pesquisar metodologias inovadoras que são utilizadas em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem gratuito. Como objetivos específicos investigou-se como as metodologias ativas como a Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) cria condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Superior, e, em especial, os conceitos de Pré-Cálculo necessários ao desenvolvimento do componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral I nos cursos de Engenharia e Exatas. Com trilhas de aprendizagem no Ambiente Virtual contendo roteiros, exercícios, vídeos, atividades e gabaritos, a sala de aula invertida exigiu dos alunos uma postura ativa e protagonista no processo de estudo. Como parceiro do professor, o aluno assumiu uma responsabilidade em seu aprendizado, respeitado seu tempo, conhecimento e habilidades pessoais, garantindo a personalização do ensino, onde o Ambiente Virtual permitia que ele avançasse de acordo com seu aproveitamento. Os encontros presenciais com o professor não eram mais aulas expositivas, mas sim espaços de reflexão para discutir os conteúdos vistos e explorados no Ambiente Virtual e que agora poderiam ser trabalhados de forma diferente e focada nas dificuldades encontradas e no aprofundamento de conceitos e futuros conteúdos. Os resultados positivos obtidos mostraram que os alunos participantes do projeto apresentaram melhoras em seu desempenho na disciplina em questão. As Trilhas de Aprendizagem, resultado de uma arquitetura cognitiva do professor, poderão ser construídas também com os demais componentes curriculares do currículo da Graduação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/75410.34115/basr.v3i1.754Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 269-281Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 269-2812595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/754/645Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ubirajara Carnevale deAzevedo, Vera Lucia AntonioVieira, Marili Moreira da SilvaAbar, Celina A. A. P.2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/754Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
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