Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernando Antonio de Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Macedo, Maria Darliane de Lima, Melo, Regiane Dalila de, Silva, Monica Lhamas Mira da, Capistrano, Ermerson De Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3402
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar o nível de satisfação dos alunos do IFRN no Campus avançado Lajes/RN e suas expectativas sobre o mercado de trabalho. O estudo apresenta abordagem mista e teve como instrumento de pesquisa um questionário in loco. Posteriormente, foi feita a tabulação e análise de dados quantitativos com auxílio do Excel® 2016, com uso de estatística descritiva e testes de comparação de médias. As questões qualitativas foram analisadas com auxílio da ferramenta Word Cloud Generator®. Sobre o perfil do público pesquisado, é possível dizer que os entrevistados estão na faixa etária entre 14 e 22 anos; em sua maioria apresentam renda familiar de até R$ 937,00 mensais. As médias foram avaliadas para doze itens, que caracterizam as expectativas em relação ao mercado de trabalho e satisfação a respeito da instituição. Os alunos têm satisfação contínua em relação aos serviços prestados pelos professores e instituição, apresentando expectativa negativa em relação ao mercado de trabalho. Além disso, foi evidenciado que não existe diferença de opinião entre os alunos de primeiro e terceiro ano. Fica evidenciado que as ações de integração e engajamento culminam em alta satisfação desde o início do curso técnico, perdurando até o último ano. Em relação a regularidade da baixa expectativa,recomenda-se que a instituição desenvolva ações como feiras de profissões, formações continuadas e articule acordos institucionais com profissionais locais, aproximando instituição e comunidade.    
id BASR-0_23cbabf6f0b996edf0fe17f2a361c7f7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3402
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science coursesMercado de Trabalho. Satisfação. Institutos Federais.Esta pesquisa buscou analisar o nível de satisfação dos alunos do IFRN no Campus avançado Lajes/RN e suas expectativas sobre o mercado de trabalho. O estudo apresenta abordagem mista e teve como instrumento de pesquisa um questionário in loco. Posteriormente, foi feita a tabulação e análise de dados quantitativos com auxílio do Excel® 2016, com uso de estatística descritiva e testes de comparação de médias. As questões qualitativas foram analisadas com auxílio da ferramenta Word Cloud Generator®. Sobre o perfil do público pesquisado, é possível dizer que os entrevistados estão na faixa etária entre 14 e 22 anos; em sua maioria apresentam renda familiar de até R$ 937,00 mensais. As médias foram avaliadas para doze itens, que caracterizam as expectativas em relação ao mercado de trabalho e satisfação a respeito da instituição. Os alunos têm satisfação contínua em relação aos serviços prestados pelos professores e instituição, apresentando expectativa negativa em relação ao mercado de trabalho. Além disso, foi evidenciado que não existe diferença de opinião entre os alunos de primeiro e terceiro ano. Fica evidenciado que as ações de integração e engajamento culminam em alta satisfação desde o início do curso técnico, perdurando até o último ano. Em relação a regularidade da baixa expectativa,recomenda-se que a instituição desenvolva ações como feiras de profissões, formações continuadas e articule acordos institucionais com profissionais locais, aproximando instituição e comunidade.    Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/340210.34115/basrv3n5-005Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 1967-1986Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 1967-19862595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3402/3246Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernando Antonio de MeloMacedo, Maria Darliane de LimaMelo, Regiane Dalila deSilva, Monica Lhamas Mira daCapistrano, Ermerson De Oliveira2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3402Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
title Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
spellingShingle Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
Pereira, Fernando Antonio de Melo
Mercado de Trabalho. Satisfação. Institutos Federais.
title_short Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
title_full Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
title_fullStr Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
title_full_unstemmed Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
title_sort Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses
author Pereira, Fernando Antonio de Melo
author_facet Pereira, Fernando Antonio de Melo
Macedo, Maria Darliane de Lima
Melo, Regiane Dalila de
Silva, Monica Lhamas Mira da
Capistrano, Ermerson De Oliveira
author_role author
author2 Macedo, Maria Darliane de Lima
Melo, Regiane Dalila de
Silva, Monica Lhamas Mira da
Capistrano, Ermerson De Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernando Antonio de Melo
Macedo, Maria Darliane de Lima
Melo, Regiane Dalila de
Silva, Monica Lhamas Mira da
Capistrano, Ermerson De Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de Trabalho. Satisfação. Institutos Federais.
topic Mercado de Trabalho. Satisfação. Institutos Federais.
description Esta pesquisa buscou analisar o nível de satisfação dos alunos do IFRN no Campus avançado Lajes/RN e suas expectativas sobre o mercado de trabalho. O estudo apresenta abordagem mista e teve como instrumento de pesquisa um questionário in loco. Posteriormente, foi feita a tabulação e análise de dados quantitativos com auxílio do Excel® 2016, com uso de estatística descritiva e testes de comparação de médias. As questões qualitativas foram analisadas com auxílio da ferramenta Word Cloud Generator®. Sobre o perfil do público pesquisado, é possível dizer que os entrevistados estão na faixa etária entre 14 e 22 anos; em sua maioria apresentam renda familiar de até R$ 937,00 mensais. As médias foram avaliadas para doze itens, que caracterizam as expectativas em relação ao mercado de trabalho e satisfação a respeito da instituição. Os alunos têm satisfação contínua em relação aos serviços prestados pelos professores e instituição, apresentando expectativa negativa em relação ao mercado de trabalho. Além disso, foi evidenciado que não existe diferença de opinião entre os alunos de primeiro e terceiro ano. Fica evidenciado que as ações de integração e engajamento culminam em alta satisfação desde o início do curso técnico, perdurando até o último ano. Em relação a regularidade da baixa expectativa,recomenda-se que a instituição desenvolva ações como feiras de profissões, formações continuadas e articule acordos institucionais com profissionais locais, aproximando instituição e comunidade.    
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3402
10.34115/basrv3n5-005
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3402
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n5-005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3402/3246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 1967-1986
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 1967-1986
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005669683200