Avaliação da comunicação da má notícia através do OSCE / Evaluation of communication of bad news through the OSCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Veruska Gondim, Matos, Gabriel Carvalho, Silva, Thainá Ferreira da, Cavalcante, Ana Mirian Da Silva, Colares, Débora Frota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/646
Resumo: Os critérios de avaliações clínicas nos cursos na área da saúde vêm sofrendo diversas modificações ao longo dos anos, inclusive no curso de Odontologia. O exame clínico objetivo estruturado (OSCE) está entre os exames padrão ouro para avaliar objetivamente competências de um profissional da saúde, uma vez que não está restrito ao conhecimento, mas inclui a capacidade de exercê-lo. O OSCE foi implantado no Modulo Clínica Odontológica 1 do Curso de Odontologia da UNIFOR, como metodologia de avaliação. Essa atividade passou a ser parte da composição da nota prática dos alunos da disciplina no período de 2017.1. Após a realização do OSCE,foi aplicado com os alunos da disciplina um questionário de caráter anônimo, onde foi avaliado o método avaliativo da estação da comunicação da má notícia. Em média, a maioria dos alunos avaliou como positivo a estação da má notícia, o que reflete um bom retorno do método avaliativo do OSCE para o módulo Clínica Odontológica 1.A estação da comunicação da má notícia no OSCE se fez eficaz e de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Clínica Odontológica 1, pois contribuiu de maneira positiva na formação profissional, visto que esse método retrata situações cotidianas que um cirurgião-dentista pode se deparar, e, através dessas avaliações, o aluno termina a sua graduação mais preparado para os desafios aquém das paredes da universidade.
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