Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira |
Data de Publicação: |
2018 |
Outros Autores: |
Fernandes, Veruska Gondim,
Matos, Gabriel Carvalho,
Silva, Thainá Ferreira da,
Cavalcante, Ana Mirian Da Silva,
Colares, Débora Frota |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/646
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Resumo: |
Os critérios de avaliações clínicas nos cursos na área da saúde vêm sofrendo diversas modificações ao longo dos anos, inclusive no curso de Odontologia. O exame clínico objetivo estruturado (OSCE) está entre os exames padrão ouro para avaliar objetivamente competências de um profissional da saúde, uma vez que não está restrito ao conhecimento, mas inclui a capacidade de exercê-lo. O OSCE foi implantado no Modulo Clínica Odontológica 1 do Curso de Odontologia da UNIFOR, como metodologia de avaliação. Essa atividade passou a ser parte da composição da nota prática dos alunos da disciplina no período de 2017.1. Após a realização do OSCE,foi aplicado com os alunos da disciplina um questionário de caráter anônimo, onde foi avaliado o método avaliativo da estação da comunicação da má notícia. Em média, a maioria dos alunos avaliou como positivo a estação da má notícia, o que reflete um bom retorno do método avaliativo do OSCE para o módulo Clínica Odontológica 1.A estação da comunicação da má notícia no OSCE se fez eficaz e de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Clínica Odontológica 1, pois contribuiu de maneira positiva na formação profissional, visto que esse método retrata situações cotidianas que um cirurgião-dentista pode se deparar, e, através dessas avaliações, o aluno termina a sua graduação mais preparado para os desafios aquém das paredes da universidade. |