Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Alexsandro dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, João Artur de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702
Resumo: Este artigo apresenta a construção de uma bancada didática na área de engenharia mecânica objetivando a prática presencial laboratorial. O objetivo foi desenvolver um aparato experimental que permite que acadêmicos de cursos como engenharia mecânica obtenham através da bancada, dados experimentais que abasteçam modelos teóricos semi-empíricos e físicos, utilizados em sala de aula e por profissionais da indústria de refrigeração. Os modelos são voltados à avaliação da curva de desempenho de compressores. Para tanto, uma revisão na literatura foi realizada e foram analisados trabalhos correlatos que contribuem para o desenvolvimento dessa linha de pesquisa. Em seguida, buscou-se descrever os principais componentes envolvidos na construção da bancada. Por fim, a bancada didática foi validada a partir dos dados coletados experimentalmente e confrontados com os modelos matemáticos. Como resultado, além de estimular o envolvimento entre teoria e prática, esse tipo de bancada oportuna o “aprender fazendo” através de novos conhecimentos compartilhadas entre professores e alunos.
id BASR-0_6d6e4c1bc9404d6ba53d378cdfea7db5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/702
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressorsBancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração.Este artigo apresenta a construção de uma bancada didática na área de engenharia mecânica objetivando a prática presencial laboratorial. O objetivo foi desenvolver um aparato experimental que permite que acadêmicos de cursos como engenharia mecânica obtenham através da bancada, dados experimentais que abasteçam modelos teóricos semi-empíricos e físicos, utilizados em sala de aula e por profissionais da indústria de refrigeração. Os modelos são voltados à avaliação da curva de desempenho de compressores. Para tanto, uma revisão na literatura foi realizada e foram analisados trabalhos correlatos que contribuem para o desenvolvimento dessa linha de pesquisa. Em seguida, buscou-se descrever os principais componentes envolvidos na construção da bancada. Por fim, a bancada didática foi validada a partir dos dados coletados experimentalmente e confrontados com os modelos matemáticos. Como resultado, além de estimular o envolvimento entre teoria e prática, esse tipo de bancada oportuna o “aprender fazendo” através de novos conhecimentos compartilhadas entre professores e alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/70210.34115/basr.v3i1.702Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 121-132Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 121-1322595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702/597Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Alexsandro dos SantosSouza, João Artur de2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/702Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
title Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
spellingShingle Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
Silveira, Alexsandro dos Santos
Bancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração.
title_short Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
title_full Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
title_fullStr Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
title_full_unstemmed Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
title_sort Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
author Silveira, Alexsandro dos Santos
author_facet Silveira, Alexsandro dos Santos
Souza, João Artur de
author_role author
author2 Souza, João Artur de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Alexsandro dos Santos
Souza, João Artur de
dc.subject.por.fl_str_mv Bancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração.
topic Bancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração.
description Este artigo apresenta a construção de uma bancada didática na área de engenharia mecânica objetivando a prática presencial laboratorial. O objetivo foi desenvolver um aparato experimental que permite que acadêmicos de cursos como engenharia mecânica obtenham através da bancada, dados experimentais que abasteçam modelos teóricos semi-empíricos e físicos, utilizados em sala de aula e por profissionais da indústria de refrigeração. Os modelos são voltados à avaliação da curva de desempenho de compressores. Para tanto, uma revisão na literatura foi realizada e foram analisados trabalhos correlatos que contribuem para o desenvolvimento dessa linha de pesquisa. Em seguida, buscou-se descrever os principais componentes envolvidos na construção da bancada. Por fim, a bancada didática foi validada a partir dos dados coletados experimentalmente e confrontados com os modelos matemáticos. Como resultado, além de estimular o envolvimento entre teoria e prática, esse tipo de bancada oportuna o “aprender fazendo” através de novos conhecimentos compartilhadas entre professores e alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702
10.34115/basr.v3i1.702
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702/597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 121-132
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 121-132
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005077237760