Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702 |
Resumo: | Este artigo apresenta a construção de uma bancada didática na área de engenharia mecânica objetivando a prática presencial laboratorial. O objetivo foi desenvolver um aparato experimental que permite que acadêmicos de cursos como engenharia mecânica obtenham através da bancada, dados experimentais que abasteçam modelos teóricos semi-empíricos e físicos, utilizados em sala de aula e por profissionais da indústria de refrigeração. Os modelos são voltados à avaliação da curva de desempenho de compressores. Para tanto, uma revisão na literatura foi realizada e foram analisados trabalhos correlatos que contribuem para o desenvolvimento dessa linha de pesquisa. Em seguida, buscou-se descrever os principais componentes envolvidos na construção da bancada. Por fim, a bancada didática foi validada a partir dos dados coletados experimentalmente e confrontados com os modelos matemáticos. Como resultado, além de estimular o envolvimento entre teoria e prática, esse tipo de bancada oportuna o “aprender fazendo” através de novos conhecimentos compartilhadas entre professores e alunos. |
id |
BASR-0_6d6e4c1bc9404d6ba53d378cdfea7db5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/702 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressorsBancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração.Este artigo apresenta a construção de uma bancada didática na área de engenharia mecânica objetivando a prática presencial laboratorial. O objetivo foi desenvolver um aparato experimental que permite que acadêmicos de cursos como engenharia mecânica obtenham através da bancada, dados experimentais que abasteçam modelos teóricos semi-empíricos e físicos, utilizados em sala de aula e por profissionais da indústria de refrigeração. Os modelos são voltados à avaliação da curva de desempenho de compressores. Para tanto, uma revisão na literatura foi realizada e foram analisados trabalhos correlatos que contribuem para o desenvolvimento dessa linha de pesquisa. Em seguida, buscou-se descrever os principais componentes envolvidos na construção da bancada. Por fim, a bancada didática foi validada a partir dos dados coletados experimentalmente e confrontados com os modelos matemáticos. Como resultado, além de estimular o envolvimento entre teoria e prática, esse tipo de bancada oportuna o “aprender fazendo” através de novos conhecimentos compartilhadas entre professores e alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/70210.34115/basr.v3i1.702Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 121-132Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 121-1322595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702/597Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Alexsandro dos SantosSouza, João Artur de2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/702Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
title |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
spellingShingle |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors Silveira, Alexsandro dos Santos Bancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração. |
title_short |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
title_full |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
title_fullStr |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
title_sort |
Construção e validação de uma bancada didática para caracterização de compressores / Construction and validation of a didactic bench for characterization of compressors |
author |
Silveira, Alexsandro dos Santos |
author_facet |
Silveira, Alexsandro dos Santos Souza, João Artur de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, João Artur de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Alexsandro dos Santos Souza, João Artur de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração. |
topic |
Bancada didática.Ensino de engenharia.Compressor. Refrigeração. |
description |
Este artigo apresenta a construção de uma bancada didática na área de engenharia mecânica objetivando a prática presencial laboratorial. O objetivo foi desenvolver um aparato experimental que permite que acadêmicos de cursos como engenharia mecânica obtenham através da bancada, dados experimentais que abasteçam modelos teóricos semi-empíricos e físicos, utilizados em sala de aula e por profissionais da indústria de refrigeração. Os modelos são voltados à avaliação da curva de desempenho de compressores. Para tanto, uma revisão na literatura foi realizada e foram analisados trabalhos correlatos que contribuem para o desenvolvimento dessa linha de pesquisa. Em seguida, buscou-se descrever os principais componentes envolvidos na construção da bancada. Por fim, a bancada didática foi validada a partir dos dados coletados experimentalmente e confrontados com os modelos matemáticos. Como resultado, além de estimular o envolvimento entre teoria e prática, esse tipo de bancada oportuna o “aprender fazendo” através de novos conhecimentos compartilhadas entre professores e alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702 10.34115/basr.v3i1.702 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/702/597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 121-132 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 121-132 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005077237760 |