O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaqueline Tavares Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Luana Cristina Barbieri da, Silva, Rafael Ceolato da, Bento, Maélen Samara, Lau, Brenda dos Santos, Neto, José Augusto da Silva, Ribeiro, Ingridy Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15677
Resumo: Os métodos de ensino devem acompanhar os objetivos almejados. Se o objetivo é tornar alunos proativos, necessita-se de metodologias que os envolvam. As metodologias ativas são pontos iniciais para o desenvolvimento destes processos, sendo a aprendizagem ativa quando o estudante interage com o conteúdo estudado, e não somente recebe as informações pelo professor. O Gallery Walk é um tipo de metodologia de cooperação que torna os alunos ativos no processo de aprendizagem. Como objetivo do trabalho, aplicou-se em duas salas do Ensino Médio esta metodologia como uma forma alternativa de abordagem de conteúdo e avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia.  Constatou-se que este método auxilia não só os professores no desenvolvimento de conteúdo e verificação da aprendizagem, mas também os alunos na compreensão do mesmo e na possibilidade de experimentar habilidades pouco exploradas em sala, promovendo a cooperação e, mostrando a eles que, suas experiências e conhecimentos prévios são também importantes no processo de ensino-aprendizagem.
id BASR-0_81377ae89b75373c46d4505dda116994
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15677
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessmentEnsino-aprendizagemmétodo alternativoprática ativa.Os métodos de ensino devem acompanhar os objetivos almejados. Se o objetivo é tornar alunos proativos, necessita-se de metodologias que os envolvam. As metodologias ativas são pontos iniciais para o desenvolvimento destes processos, sendo a aprendizagem ativa quando o estudante interage com o conteúdo estudado, e não somente recebe as informações pelo professor. O Gallery Walk é um tipo de metodologia de cooperação que torna os alunos ativos no processo de aprendizagem. Como objetivo do trabalho, aplicou-se em duas salas do Ensino Médio esta metodologia como uma forma alternativa de abordagem de conteúdo e avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia.  Constatou-se que este método auxilia não só os professores no desenvolvimento de conteúdo e verificação da aprendizagem, mas também os alunos na compreensão do mesmo e na possibilidade de experimentar habilidades pouco exploradas em sala, promovendo a cooperação e, mostrando a eles que, suas experiências e conhecimentos prévios são também importantes no processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1567710.34115/basrv4n4-045Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2738-2747Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2738-27472595-36212595-362110.34115/basr.v4i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15677/12893Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jaqueline Tavares Ribeiro deSilva, Luana Cristina Barbieri daSilva, Rafael Ceolato daBento, Maélen SamaraLau, Brenda dos SantosNeto, José Augusto da SilvaRibeiro, Ingridy Simone2020-08-27T14:18:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15677Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-08-27T14:18:09Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
title O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
spellingShingle O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
Oliveira, Jaqueline Tavares Ribeiro de
Ensino-aprendizagem
método alternativo
prática ativa.
title_short O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
title_full O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
title_fullStr O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
title_full_unstemmed O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
title_sort O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment
author Oliveira, Jaqueline Tavares Ribeiro de
author_facet Oliveira, Jaqueline Tavares Ribeiro de
Silva, Luana Cristina Barbieri da
Silva, Rafael Ceolato da
Bento, Maélen Samara
Lau, Brenda dos Santos
Neto, José Augusto da Silva
Ribeiro, Ingridy Simone
author_role author
author2 Silva, Luana Cristina Barbieri da
Silva, Rafael Ceolato da
Bento, Maélen Samara
Lau, Brenda dos Santos
Neto, José Augusto da Silva
Ribeiro, Ingridy Simone
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jaqueline Tavares Ribeiro de
Silva, Luana Cristina Barbieri da
Silva, Rafael Ceolato da
Bento, Maélen Samara
Lau, Brenda dos Santos
Neto, José Augusto da Silva
Ribeiro, Ingridy Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
método alternativo
prática ativa.
topic Ensino-aprendizagem
método alternativo
prática ativa.
description Os métodos de ensino devem acompanhar os objetivos almejados. Se o objetivo é tornar alunos proativos, necessita-se de metodologias que os envolvam. As metodologias ativas são pontos iniciais para o desenvolvimento destes processos, sendo a aprendizagem ativa quando o estudante interage com o conteúdo estudado, e não somente recebe as informações pelo professor. O Gallery Walk é um tipo de metodologia de cooperação que torna os alunos ativos no processo de aprendizagem. Como objetivo do trabalho, aplicou-se em duas salas do Ensino Médio esta metodologia como uma forma alternativa de abordagem de conteúdo e avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia.  Constatou-se que este método auxilia não só os professores no desenvolvimento de conteúdo e verificação da aprendizagem, mas também os alunos na compreensão do mesmo e na possibilidade de experimentar habilidades pouco exploradas em sala, promovendo a cooperação e, mostrando a eles que, suas experiências e conhecimentos prévios são também importantes no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15677
10.34115/basrv4n4-045
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15677
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n4-045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15677/12893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2738-2747
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2738-2747
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240007216332800