A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Veruska Gondim, Colares, Débora Frota, Matos, Gabriel Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656
Resumo: Este trabalho busca apresentar um relato de experiência, embasado em evidências científicas, das práticas  de  ensino  do  módulo  Clínica  Odontológica  I,  com  ênfase  na  inclusão  do  sistema  de simulação de pacientes. Nesse módulo foi utilizado o recurso do paciente simulado para o primeiro contato com a anamnese e a transmissão de más notícias, valendo-se de práticas em laboratório de habilidades e avaliações. O objetivo principal desse instrumento foi a preparação do aluno para o primeiro contato com o paciente na clínica e o amadurecimento de sua comunicação interpessoal. Percebeu-se que o uso desse recurso foi importante para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades  de  comunicação  e  relacionamento  paciente-profissional  entre  os  estudantes  de graduação em Odontologia, além de contribuir para seu crescimento profissional dos mesmos e   da equipe docente do módulo, uma vez que estimula as habilidades de criar e organizar situações deaprendizagem de forma diferente da tradicional.
id BASR-0_85343fba1d7923e910cad699e1551c04
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/656
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad newsEducação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simuladoEste trabalho busca apresentar um relato de experiência, embasado em evidências científicas, das práticas  de  ensino  do  módulo  Clínica  Odontológica  I,  com  ênfase  na  inclusão  do  sistema  de simulação de pacientes. Nesse módulo foi utilizado o recurso do paciente simulado para o primeiro contato com a anamnese e a transmissão de más notícias, valendo-se de práticas em laboratório de habilidades e avaliações. O objetivo principal desse instrumento foi a preparação do aluno para o primeiro contato com o paciente na clínica e o amadurecimento de sua comunicação interpessoal. Percebeu-se que o uso desse recurso foi importante para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades  de  comunicação  e  relacionamento  paciente-profissional  entre  os  estudantes  de graduação em Odontologia, além de contribuir para seu crescimento profissional dos mesmos e   da equipe docente do módulo, uma vez que estimula as habilidades de criar e organizar situações deaprendizagem de forma diferente da tradicional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/65610.34115/basr.v2i7.656Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2378-2385Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2378-23852595-36212595-362110.34115/basr.v2i7reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656/556Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Renata Cordeiro TeixeiraFernandes, Veruska GondimColares, Débora FrotaMatos, Gabriel Carvalho2018-11-05T17:45:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/656Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-11-05T17:45:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
title A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
spellingShingle A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira
Educação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simulado
title_short A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
title_full A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
title_fullStr A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
title_full_unstemmed A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
title_sort A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
author Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira
author_facet Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira
Fernandes, Veruska Gondim
Colares, Débora Frota
Matos, Gabriel Carvalho
author_role author
author2 Fernandes, Veruska Gondim
Colares, Débora Frota
Matos, Gabriel Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira
Fernandes, Veruska Gondim
Colares, Débora Frota
Matos, Gabriel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simulado
topic Educação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simulado
description Este trabalho busca apresentar um relato de experiência, embasado em evidências científicas, das práticas  de  ensino  do  módulo  Clínica  Odontológica  I,  com  ênfase  na  inclusão  do  sistema  de simulação de pacientes. Nesse módulo foi utilizado o recurso do paciente simulado para o primeiro contato com a anamnese e a transmissão de más notícias, valendo-se de práticas em laboratório de habilidades e avaliações. O objetivo principal desse instrumento foi a preparação do aluno para o primeiro contato com o paciente na clínica e o amadurecimento de sua comunicação interpessoal. Percebeu-se que o uso desse recurso foi importante para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades  de  comunicação  e  relacionamento  paciente-profissional  entre  os  estudantes  de graduação em Odontologia, além de contribuir para seu crescimento profissional dos mesmos e   da equipe docente do módulo, uma vez que estimula as habilidades de criar e organizar situações deaprendizagem de forma diferente da tradicional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656
10.34115/basr.v2i7.656
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i7.656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656/556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2378-2385
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2378-2385
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i7
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005044731904