A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656 |
Resumo: | Este trabalho busca apresentar um relato de experiência, embasado em evidências científicas, das práticas de ensino do módulo Clínica Odontológica I, com ênfase na inclusão do sistema de simulação de pacientes. Nesse módulo foi utilizado o recurso do paciente simulado para o primeiro contato com a anamnese e a transmissão de más notícias, valendo-se de práticas em laboratório de habilidades e avaliações. O objetivo principal desse instrumento foi a preparação do aluno para o primeiro contato com o paciente na clínica e o amadurecimento de sua comunicação interpessoal. Percebeu-se que o uso desse recurso foi importante para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento paciente-profissional entre os estudantes de graduação em Odontologia, além de contribuir para seu crescimento profissional dos mesmos e da equipe docente do módulo, uma vez que estimula as habilidades de criar e organizar situações deaprendizagem de forma diferente da tradicional. |
id |
BASR-0_85343fba1d7923e910cad699e1551c04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/656 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad newsEducação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simuladoEste trabalho busca apresentar um relato de experiência, embasado em evidências científicas, das práticas de ensino do módulo Clínica Odontológica I, com ênfase na inclusão do sistema de simulação de pacientes. Nesse módulo foi utilizado o recurso do paciente simulado para o primeiro contato com a anamnese e a transmissão de más notícias, valendo-se de práticas em laboratório de habilidades e avaliações. O objetivo principal desse instrumento foi a preparação do aluno para o primeiro contato com o paciente na clínica e o amadurecimento de sua comunicação interpessoal. Percebeu-se que o uso desse recurso foi importante para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento paciente-profissional entre os estudantes de graduação em Odontologia, além de contribuir para seu crescimento profissional dos mesmos e da equipe docente do módulo, uma vez que estimula as habilidades de criar e organizar situações deaprendizagem de forma diferente da tradicional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/65610.34115/basr.v2i7.656Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2378-2385Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2378-23852595-36212595-362110.34115/basr.v2i7reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656/556Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Renata Cordeiro TeixeiraFernandes, Veruska GondimColares, Débora FrotaMatos, Gabriel Carvalho2018-11-05T17:45:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/656Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-11-05T17:45:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
title |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
spellingShingle |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira Educação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simulado |
title_short |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
title_full |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
title_fullStr |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
title_full_unstemmed |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
title_sort |
A inclusão do paciente simulado na iniciação à clínica odontológica para a comunicação de más notícias / The inclusion of the simulated patient in the initiation to the dental clinic for the communication of bad news |
author |
Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira |
author_facet |
Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira Fernandes, Veruska Gondim Colares, Débora Frota Matos, Gabriel Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Veruska Gondim Colares, Débora Frota Matos, Gabriel Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Renata Cordeiro Teixeira Fernandes, Veruska Gondim Colares, Débora Frota Matos, Gabriel Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simulado |
topic |
Educação. Comunicação. Odontologia. Role-playing. Paciente simulado |
description |
Este trabalho busca apresentar um relato de experiência, embasado em evidências científicas, das práticas de ensino do módulo Clínica Odontológica I, com ênfase na inclusão do sistema de simulação de pacientes. Nesse módulo foi utilizado o recurso do paciente simulado para o primeiro contato com a anamnese e a transmissão de más notícias, valendo-se de práticas em laboratório de habilidades e avaliações. O objetivo principal desse instrumento foi a preparação do aluno para o primeiro contato com o paciente na clínica e o amadurecimento de sua comunicação interpessoal. Percebeu-se que o uso desse recurso foi importante para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento paciente-profissional entre os estudantes de graduação em Odontologia, além de contribuir para seu crescimento profissional dos mesmos e da equipe docente do módulo, uma vez que estimula as habilidades de criar e organizar situações deaprendizagem de forma diferente da tradicional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656 10.34115/basr.v2i7.656 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i7.656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/656/556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2378-2385 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2378-2385 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i7 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005044731904 |