Políticas educacionais dos anos 90 e os impactos na gestão da educação Brasileira / Educational policies of the years 90 and the impacts in the management of Brazilian education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Giselle Ferreira Amaral de Miranda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Abraão Neiver de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1967
Resumo: As grandes transformações sociais, científicas e tecnológicas impactadas pela mundialização do capital, apoiada na reestruturação produtiva, afetaram diretamente o campo educacional exigindo um novo perfil de profissional da educação, que atendesse as determinações impostas pelo capital no sentido de acelerar o desenvolvimento da economia e enquadrá-la ao modelo empresarial de cunho privatista. Desta forma, a escola, passa a cumprir um importante papel nesse contexto, tendo como um de seus objetivos principais a formação de força de trabalho que venha atender ao mercado cada vez mais exigente e segregador. Logo, neste artigo, tem-se como objetivo principal analisar o contexto da mundialização do capital, e seus impactos nas reformas educacionais propostas pelos organismos internacionais, cujas recomendações propõem modelos gerencialistas para a gestão dos sistemas e das escolas pautados na eficiência e na eficácia dos processos educacionais. Enfoca-se o princípio da gestão democrática disposto na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN 9.394/96 que tem como maior desafio a sua consolidação no contexto escolar, através de práticas que incentivem a participação como ato político e democrático.
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spelling Políticas educacionais dos anos 90 e os impactos na gestão da educação Brasileira / Educational policies of the years 90 and the impacts in the management of Brazilian educationGestão Democrática. Políticas Educacionais. Reformas Educacionais.As grandes transformações sociais, científicas e tecnológicas impactadas pela mundialização do capital, apoiada na reestruturação produtiva, afetaram diretamente o campo educacional exigindo um novo perfil de profissional da educação, que atendesse as determinações impostas pelo capital no sentido de acelerar o desenvolvimento da economia e enquadrá-la ao modelo empresarial de cunho privatista. Desta forma, a escola, passa a cumprir um importante papel nesse contexto, tendo como um de seus objetivos principais a formação de força de trabalho que venha atender ao mercado cada vez mais exigente e segregador. Logo, neste artigo, tem-se como objetivo principal analisar o contexto da mundialização do capital, e seus impactos nas reformas educacionais propostas pelos organismos internacionais, cujas recomendações propõem modelos gerencialistas para a gestão dos sistemas e das escolas pautados na eficiência e na eficácia dos processos educacionais. Enfoca-se o princípio da gestão democrática disposto na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN 9.394/96 que tem como maior desafio a sua consolidação no contexto escolar, através de práticas que incentivem a participação como ato político e democrático.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/196710.34115/basrv3n3-001Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 3 (2019); 1469-1483Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 3 (2019); 1469-14832595-36212595-362110.34115/basrv3n3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1967/1973Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Giselle Ferreira Amaral de MirandaAzevedo, Abraão Neiver de Miranda2019-07-04T13:40:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1967Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-07-04T13:40:23Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
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