O consumo de “A Favorita” e “Passione” na fronteira Paraguai-Brasil e o estigma do Paraguai como o local de fuga dos vilões da ficção televisiva brasileira / The consumption of A Favorita and Passione on the Paraguay-Brazil border and the stigma of Paraguay as the escape place for the villains of Brazilian television fiction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandalise, Roberta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/23642
Resumo: Pesquisamos a participação da telenovela brasileira na construção de representações sociais e na articulação de identidades culturais na fronteira Brasil-Paraguai (Foz do Iguaçu – Ciudad del Este). Os modelos teórico-metodológicos adotados para desenvolver esse estudo de caso foram os dos usos sociais dos meios de comunicação e do consumo cultural, desenvolvidos na América Latina por pesquisadores como Jesus Martín-Barbero e Néstor Garcia Canclini; a abordagem do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA/USP) sobre as relações entre ficção e realidade no campo da Comunicação e colaborações convergentes da Antropologia Cultural. Nossa estratégia metodológica contemplou a análise discursiva das narrativas, entrevistas semi-estruturadas, entrevistadas abertas mediadas pela reapresentação de cenas das telenovelas e observação participante. Em campo, trabalhamos com uma amostra formada por dezoito fronteiriços que consomem a televisão brasileira. Contatamos que o consumo comum da telenovela gera sociabilidade entre paraguaios e brasileiros, é pauta de diálogos no cotidiano e participa da memória coletiva dos fronteiriços. Entretanto, quando a telenovela constrói sua narrativa utilizando estereótipos negativos sobre os paraguaios, o Paraguai ou a fronteira Brasil-Paraguai, ela participa do jogo identitário, preponderantemente, não colaborando para o reforço da identidade nacional paraguaia nem da identidade regional fronteiriça.
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