Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391 |
Resumo: | Integrando-se de modo cada vez mais profícuo ao contexto educacional, a Educação a Distância (EaD), viabilizada por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais, aparece no cenário dos cursos de formação de professores, como ferramenta de democratização do conhecimento, garantia de acesso a níveis evolutivos de escolaridade e atualização permanente do trabalho docente. Sob essa condição, a proposta apresentada nesse texto, resulta da reunião de participações em fóruns virtuais nas disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), no qual, o autor, na condução do processo de aprendizagem, tomou para si, a responsabilidade de assumir a formação continuada como uma necessidade permanente, que se entrelaça as suas escolhas profissionais e pessoais, no endereçamento de uma prática autônoma, capaz de criar, recriar e ressignificar o próprio processo de aprender, como atividade cognitiva complexa e que lhe possibilita intervir no mundo. Para a elucidação desse propósito, na escrita deste texto, seguiu os seguintes passos: a) introdutoriamente, contextualizou o papel da EaD e das mídias tecnológicas no cenário educativo atual, a partir de Belloni (2006), Levi (1999) e Lobo Neto (2006); b) como procedimento metodológico, utilizou as participações nos fóruns das disciplinas como corpus de amostragem de suas experiências formativas; c) teoricamente, tratou da noção de fórum na EaD e o papel da tutoria na mediação pedagógica, com base em Bakhtin (2011), Faria (2002), Marcuschi (2010a/2010b), Masetto (2008), Pretti (1996), Vygotsky (2002/2003) e Xavier; Santos (2005); e d) então, teceu a ininterrupta ‘colcha de retalhos’, com os microtextos que expressam o percurso vivenciado no curso de especialização em EaD. Esses microtextos, escritos de forma orientada e com objetivos de ensino e aprendizagem bem definidos pelos tutores das disciplinas, apresentam-se de modo fundamentado e contextualizado, possibilitando que se perceba o intrincado processo de interação, que favorece o ensino e a aprendizagem, através da mediação pedagógica e da ação dialógica e reflexiva das mídias digitais como oportunidades de formação continuada. |
id |
BASR-0_ba0dc5205c0b787bd90a421b09bd56ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2391 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forumsEducação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica.Integrando-se de modo cada vez mais profícuo ao contexto educacional, a Educação a Distância (EaD), viabilizada por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais, aparece no cenário dos cursos de formação de professores, como ferramenta de democratização do conhecimento, garantia de acesso a níveis evolutivos de escolaridade e atualização permanente do trabalho docente. Sob essa condição, a proposta apresentada nesse texto, resulta da reunião de participações em fóruns virtuais nas disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), no qual, o autor, na condução do processo de aprendizagem, tomou para si, a responsabilidade de assumir a formação continuada como uma necessidade permanente, que se entrelaça as suas escolhas profissionais e pessoais, no endereçamento de uma prática autônoma, capaz de criar, recriar e ressignificar o próprio processo de aprender, como atividade cognitiva complexa e que lhe possibilita intervir no mundo. Para a elucidação desse propósito, na escrita deste texto, seguiu os seguintes passos: a) introdutoriamente, contextualizou o papel da EaD e das mídias tecnológicas no cenário educativo atual, a partir de Belloni (2006), Levi (1999) e Lobo Neto (2006); b) como procedimento metodológico, utilizou as participações nos fóruns das disciplinas como corpus de amostragem de suas experiências formativas; c) teoricamente, tratou da noção de fórum na EaD e o papel da tutoria na mediação pedagógica, com base em Bakhtin (2011), Faria (2002), Marcuschi (2010a/2010b), Masetto (2008), Pretti (1996), Vygotsky (2002/2003) e Xavier; Santos (2005); e d) então, teceu a ininterrupta ‘colcha de retalhos’, com os microtextos que expressam o percurso vivenciado no curso de especialização em EaD. Esses microtextos, escritos de forma orientada e com objetivos de ensino e aprendizagem bem definidos pelos tutores das disciplinas, apresentam-se de modo fundamentado e contextualizado, possibilitando que se perceba o intrincado processo de interação, que favorece o ensino e a aprendizagem, através da mediação pedagógica e da ação dialógica e reflexiva das mídias digitais como oportunidades de formação continuada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/239110.34115/basrv3n4-001Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1678-1723Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1678-17232595-36212595-362110.34115/basv3n4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391/2442Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francisco Renato2019-10-09T12:16:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2391Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-09T12:16:03Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
title |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
spellingShingle |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums Lima, Francisco Renato Educação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica. |
title_short |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
title_full |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
title_fullStr |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
title_full_unstemmed |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
title_sort |
Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums |
author |
Lima, Francisco Renato |
author_facet |
Lima, Francisco Renato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica. |
topic |
Educação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica. |
description |
Integrando-se de modo cada vez mais profícuo ao contexto educacional, a Educação a Distância (EaD), viabilizada por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais, aparece no cenário dos cursos de formação de professores, como ferramenta de democratização do conhecimento, garantia de acesso a níveis evolutivos de escolaridade e atualização permanente do trabalho docente. Sob essa condição, a proposta apresentada nesse texto, resulta da reunião de participações em fóruns virtuais nas disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), no qual, o autor, na condução do processo de aprendizagem, tomou para si, a responsabilidade de assumir a formação continuada como uma necessidade permanente, que se entrelaça as suas escolhas profissionais e pessoais, no endereçamento de uma prática autônoma, capaz de criar, recriar e ressignificar o próprio processo de aprender, como atividade cognitiva complexa e que lhe possibilita intervir no mundo. Para a elucidação desse propósito, na escrita deste texto, seguiu os seguintes passos: a) introdutoriamente, contextualizou o papel da EaD e das mídias tecnológicas no cenário educativo atual, a partir de Belloni (2006), Levi (1999) e Lobo Neto (2006); b) como procedimento metodológico, utilizou as participações nos fóruns das disciplinas como corpus de amostragem de suas experiências formativas; c) teoricamente, tratou da noção de fórum na EaD e o papel da tutoria na mediação pedagógica, com base em Bakhtin (2011), Faria (2002), Marcuschi (2010a/2010b), Masetto (2008), Pretti (1996), Vygotsky (2002/2003) e Xavier; Santos (2005); e d) então, teceu a ininterrupta ‘colcha de retalhos’, com os microtextos que expressam o percurso vivenciado no curso de especialização em EaD. Esses microtextos, escritos de forma orientada e com objetivos de ensino e aprendizagem bem definidos pelos tutores das disciplinas, apresentam-se de modo fundamentado e contextualizado, possibilitando que se perceba o intrincado processo de interação, que favorece o ensino e a aprendizagem, através da mediação pedagógica e da ação dialógica e reflexiva das mídias digitais como oportunidades de formação continuada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391 10.34115/basrv3n4-001 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n4-001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391/2442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1678-1723 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1678-1723 2595-3621 2595-3621 10.34115/basv3n4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005629837312 |