Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Renato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391
Resumo: Integrando-se de modo cada vez mais profícuo ao contexto educacional, a Educação a Distância (EaD), viabilizada por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais, aparece no cenário dos cursos de formação de professores, como ferramenta de democratização do conhecimento, garantia de acesso a níveis evolutivos de escolaridade e atualização permanente do trabalho docente. Sob essa condição, a proposta apresentada nesse texto, resulta da reunião de participações em fóruns virtuais nas disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), no qual, o autor, na condução do processo de aprendizagem, tomou para si, a responsabilidade de assumir a formação continuada como uma necessidade permanente, que se entrelaça as suas escolhas profissionais e pessoais, no endereçamento de uma prática autônoma, capaz de criar, recriar e ressignificar o próprio processo de aprender, como atividade cognitiva complexa e que lhe possibilita intervir no mundo. Para a elucidação desse propósito, na escrita deste texto, seguiu os seguintes passos: a) introdutoriamente, contextualizou o papel da EaD e das mídias tecnológicas no cenário educativo atual, a partir de Belloni (2006), Levi (1999) e Lobo Neto (2006); b) como procedimento metodológico, utilizou as participações nos fóruns das disciplinas como corpus de amostragem de suas experiências formativas; c) teoricamente, tratou da noção de fórum na EaD e o papel da tutoria na mediação pedagógica, com base em Bakhtin (2011), Faria (2002), Marcuschi (2010a/2010b), Masetto (2008), Pretti (1996), Vygotsky (2002/2003) e Xavier; Santos (2005); e d) então, teceu a ininterrupta ‘colcha de retalhos’, com os microtextos que expressam o percurso vivenciado no curso de especialização em EaD. Esses microtextos, escritos de forma orientada e com objetivos de ensino e aprendizagem bem definidos pelos tutores das disciplinas, apresentam-se de modo fundamentado e contextualizado, possibilitando que se perceba o intrincado processo de interação, que favorece o ensino e a aprendizagem, através da mediação pedagógica e da ação dialógica e reflexiva das mídias digitais como oportunidades de formação continuada. 
id BASR-0_ba0dc5205c0b787bd90a421b09bd56ef
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2391
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forumsEducação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica.Integrando-se de modo cada vez mais profícuo ao contexto educacional, a Educação a Distância (EaD), viabilizada por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais, aparece no cenário dos cursos de formação de professores, como ferramenta de democratização do conhecimento, garantia de acesso a níveis evolutivos de escolaridade e atualização permanente do trabalho docente. Sob essa condição, a proposta apresentada nesse texto, resulta da reunião de participações em fóruns virtuais nas disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), no qual, o autor, na condução do processo de aprendizagem, tomou para si, a responsabilidade de assumir a formação continuada como uma necessidade permanente, que se entrelaça as suas escolhas profissionais e pessoais, no endereçamento de uma prática autônoma, capaz de criar, recriar e ressignificar o próprio processo de aprender, como atividade cognitiva complexa e que lhe possibilita intervir no mundo. Para a elucidação desse propósito, na escrita deste texto, seguiu os seguintes passos: a) introdutoriamente, contextualizou o papel da EaD e das mídias tecnológicas no cenário educativo atual, a partir de Belloni (2006), Levi (1999) e Lobo Neto (2006); b) como procedimento metodológico, utilizou as participações nos fóruns das disciplinas como corpus de amostragem de suas experiências formativas; c) teoricamente, tratou da noção de fórum na EaD e o papel da tutoria na mediação pedagógica, com base em Bakhtin (2011), Faria (2002), Marcuschi (2010a/2010b), Masetto (2008), Pretti (1996), Vygotsky (2002/2003) e Xavier; Santos (2005); e d) então, teceu a ininterrupta ‘colcha de retalhos’, com os microtextos que expressam o percurso vivenciado no curso de especialização em EaD. Esses microtextos, escritos de forma orientada e com objetivos de ensino e aprendizagem bem definidos pelos tutores das disciplinas, apresentam-se de modo fundamentado e contextualizado, possibilitando que se perceba o intrincado processo de interação, que favorece o ensino e a aprendizagem, através da mediação pedagógica e da ação dialógica e reflexiva das mídias digitais como oportunidades de formação continuada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/239110.34115/basrv3n4-001Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1678-1723Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1678-17232595-36212595-362110.34115/basv3n4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391/2442Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francisco Renato2019-10-09T12:16:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2391Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-09T12:16:03Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
title Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
spellingShingle Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
Lima, Francisco Renato
Educação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica.
title_short Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
title_full Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
title_fullStr Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
title_full_unstemmed Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
title_sort Tópicos em educação a distância: a história de um curso de formação de professores pelo espelho de interações em fóruns virtuais / Topics in distance education: the history of a teacher training course by the mirror of interactions in virtual forums
author Lima, Francisco Renato
author_facet Lima, Francisco Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica.
topic Educação a Distância. Formação de professores. Fóruns. Tutoria. Mediação Pedagógica.
description Integrando-se de modo cada vez mais profícuo ao contexto educacional, a Educação a Distância (EaD), viabilizada por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais, aparece no cenário dos cursos de formação de professores, como ferramenta de democratização do conhecimento, garantia de acesso a níveis evolutivos de escolaridade e atualização permanente do trabalho docente. Sob essa condição, a proposta apresentada nesse texto, resulta da reunião de participações em fóruns virtuais nas disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), no qual, o autor, na condução do processo de aprendizagem, tomou para si, a responsabilidade de assumir a formação continuada como uma necessidade permanente, que se entrelaça as suas escolhas profissionais e pessoais, no endereçamento de uma prática autônoma, capaz de criar, recriar e ressignificar o próprio processo de aprender, como atividade cognitiva complexa e que lhe possibilita intervir no mundo. Para a elucidação desse propósito, na escrita deste texto, seguiu os seguintes passos: a) introdutoriamente, contextualizou o papel da EaD e das mídias tecnológicas no cenário educativo atual, a partir de Belloni (2006), Levi (1999) e Lobo Neto (2006); b) como procedimento metodológico, utilizou as participações nos fóruns das disciplinas como corpus de amostragem de suas experiências formativas; c) teoricamente, tratou da noção de fórum na EaD e o papel da tutoria na mediação pedagógica, com base em Bakhtin (2011), Faria (2002), Marcuschi (2010a/2010b), Masetto (2008), Pretti (1996), Vygotsky (2002/2003) e Xavier; Santos (2005); e d) então, teceu a ininterrupta ‘colcha de retalhos’, com os microtextos que expressam o percurso vivenciado no curso de especialização em EaD. Esses microtextos, escritos de forma orientada e com objetivos de ensino e aprendizagem bem definidos pelos tutores das disciplinas, apresentam-se de modo fundamentado e contextualizado, possibilitando que se perceba o intrincado processo de interação, que favorece o ensino e a aprendizagem, através da mediação pedagógica e da ação dialógica e reflexiva das mídias digitais como oportunidades de formação continuada. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391
10.34115/basrv3n4-001
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n4-001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2391/2442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1678-1723
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1678-1723
2595-3621
2595-3621
10.34115/basv3n4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005629837312