Ensino de informática médica por meio de metodologias ativas de aprendizagem / Teaching medical informatics by using active learning methods
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/648 |
Resumo: | Apesar das evidências favoráveis aos métodos de aprendizagem ativos, ainda não conseguimos aplicar universalmente essa prática. Neste trabalho, foi aplicada metodologia ativa de aprendizagem no ensino de Informática Médica. O objetivo foi responder duas questões:é possível fazer iniciação científica em “sala de aula”, por meio de métodos ativos de aprendizagem? Como os estudantes avaliam processos ativos de aprendizagem? O trabalho foi estruturado em Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Times e Just-In-time-Teaching. Alunos de Medicina do UniBH, instituição de ensino privada de Belo Horizonte, MG, foram divididos em 10 grupos que elaboraram projetos de pesquisa com dados reais. Ao final do semestre, após a execução da pesquisa, seus resultados foram apresentados no Encontro de Saberes da Universidade Federal de Outo Preto (UFOP), evento de iniciação científica. Pode-se concluir que é possível fazer iniciação científica em “sala de aula” usando métodos ativos de aprendizagem. Entretanto, o custo foi alto, o professor e o processo de ensino-aprendizagem não foram bem avaliados pelos alunos. |
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