Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
DOI: | 10.34115/basrv3n5-008 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563 |
Resumo: | Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência. |
id |
BASR-0_dfb31d593b7a77e77090f5b9c9126ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3563 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
spelling |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memoryEducação InclusivaExperiênciaMemóriaBullying.Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/356310.34115/basrv3n5-008Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2020-2028Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2020-20282595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563/3378Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme, Erika Souza2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3563Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
title |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
spellingShingle |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory Leme, Erika Souza Educação Inclusiva Experiência Memória Bullying. Leme, Erika Souza Educação Inclusiva Experiência Memória Bullying. |
title_short |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
title_full |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
title_fullStr |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
title_full_unstemmed |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
title_sort |
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory |
author |
Leme, Erika Souza |
author_facet |
Leme, Erika Souza Leme, Erika Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme, Erika Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Experiência Memória Bullying. |
topic |
Educação Inclusiva Experiência Memória Bullying. |
description |
Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563 10.34115/basrv3n5-008 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n5-008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563/3378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2020-2028 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2020-2028 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1822180310980231168 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34115/basrv3n5-008 |