Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Erika Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
DOI: 10.34115/basrv3n5-008
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563
Resumo: Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência. 
id BASR-0_dfb31d593b7a77e77090f5b9c9126ecc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3563
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
spelling Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memoryEducação InclusivaExperiênciaMemóriaBullying.Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/356310.34115/basrv3n5-008Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2020-2028Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2020-20282595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563/3378Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme, Erika Souza2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3563Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
title Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
spellingShingle Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
Leme, Erika Souza
Educação Inclusiva
Experiência
Memória
Bullying.
Leme, Erika Souza
Educação Inclusiva
Experiência
Memória
Bullying.
title_short Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
title_full Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
title_fullStr Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
title_full_unstemmed Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
title_sort Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory
author Leme, Erika Souza
author_facet Leme, Erika Souza
Leme, Erika Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Erika Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Experiência
Memória
Bullying.
topic Educação Inclusiva
Experiência
Memória
Bullying.
description Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563
10.34115/basrv3n5-008
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n5-008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3563/3378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2020-2028
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2020-2028
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1822180310980231168
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34115/basrv3n5-008