Integração do sistema de gestão por competências ao sistema de gestão da qualidade na justiça eleitoral / Integration of the competency management system to the quality management system in electoral justice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanderley, Luciano Gonzaga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/396
Resumo: A qualidade é premissa “sinequa non” diante da evolução do nível de exigência dos clientes. É necessário fazer mais com menor custo. O sistema de gestão é o “plus” fundamental para alcançar respostas a mudanças do ambiente. Assim, identifica-se a necessidade de integração de gestão dos processos operacionais. Para isso, entende-se como necessário um modelo de gestão que se proponha explicar as interfaces e os relacionamentos, fazendo esta integração, ou seja, alinhando as ações operacionais aos objetivos estratégicos em uma gestão orientada por um sistema de negócios.Aquestão se coloca: Como efetivar a consecução dos objetivos estratégicos aos negócios e aos stakeholders (eleitores, servidores e fornecedores) relacionados aos processos e à gestão de pessoas?  Para responder esta questão, adotou-se o seguinte objetivo geral a ser alcançado: Desenvolver o Sistema de Gestão por Competências ao Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na Norma ABNT ISO 9001. Para atender ao objetivo mor, é necessário: aplicar o Sistema de Gestão da Qualidade baseada na Norma ABNT ISO 9001 e empregar o Sistema de Gestão por Competências. O tema propõe a discussão e a integração conjunta da gestão de processos com as competências individuais, focando fortemente nos negócios da organização com seus stakeholders. A problemática compõe a compreensão de cada sistema como pré-requisito, suas interfaces e relacionamentos.Grande parte da bibliografia destaca cada sistema de gestão isoladamente. A discussão da integração contribui para a melhoria de resultados, oferecendo prioridade aos processos operacionais.Este trabalho é uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória-descritiva, pois buscou-se aplicar um modelo na área contábil-orçamentária-financeira (escopo) na Justiça Eleitoral do Ceará e a partir da experimentação prática construtiva e participativa, envolvendo interação teórico-prática na construção de um modelo de gestão, foram levantados questionamentos e destes foi gerada a proposta de uma sistemática mais completa, numa pesquisa-ação. Em cada um dos componentes do modelo e em parte da aplicação prática faz-se pesquisa descritiva; na discussão das interfaces entre os assuntos e do conhecimento gerado através da interação teórico-prática acerca destas interfaces faz-se pesquisa exploratória. Como se propõe o desenvolvimento de uma sistemática, a partir do referencial teórico, que deverá ser replicado em novos escopos, conclui-se que os procedimentos técnicos ou métodos de pesquisa são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação.Neste trabalho, busca-se resolver um problema coletivo de gestão: disponibilizar ao menos alguma ferramenta de gestão de processos e de gestão de pessoas. Para em seguida, integrá-las com a colaboração e participação dos stakeholders na busca de equacionar uma solução ao problema.
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