Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza , Everson Apolinário
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Beranger , Juan Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/60608
Resumo: O estudo não se restringe ao aspecto de repasse de informações, ele vai além dos campos observacionais e à medida que experimenta um aspecto prático promove mudanças que são sentidas na expressão de novas concepções. A metodologia que se aplica no contexto educacional, se bem posta, gera resultados proeminentes. Com vista nessa premissa essa proposta tem na sua excentricidade a perspectiva de trazer para o ambiente de discussão a experimentação prática, contada em três eventos que retratam a abordagem experimental investigativa para elucidar parâmetros, como meio de acionar a proposta as atividades elaboradas percorrem o campo da dialética, com a exibição da prática e o reflexo em sua explicação, sanando o víeis conceitual, a expressão da matemática e a desfragmentação das dificuldades. A proposta se pauta nas regras que direcionam os experimentos e destaca a capacidade de relacionar os dados envolvidos na problemática.   Sabe-se que a dinâmica de ensinar/aprender é um exercício mobilizador que inclui a comunidade acadêmica e a sociedade como meio de amadurecimento de ideias. A humanidade passa a convergir forças que se incumbem da evolução e que busca compreender as bases do ensino como expressão de sabedoria e a física como ciência é um elo que não se admite inalcançável, pelo contrário rege sistemas e precisa ser entendida como útil. Neste estudo se dedica a observar as concepções práticas que mobilizam as atividades da física, como um instrumento metodológico integrador. Trata-se de um estudo exploratório, com característica qualitativa que busca associar a teoria à prática, socializar o problema a sua busca de esclarecimento e também instruir para desmistificar paradigmas e dificuldades oriundos da má interpretação e aplicação dos conceitos. Como resultado se observa a necessidade de intervenção em sistemas mórbidos e tendendo ao comodismo que precisam ser acionados por elementos simples e localizados que mudam sua performance na expressão da visão cientifica.
id BASR-0_e853a25005b1c0e9a7d6a6a9bc63da23
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60608
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AMconcepções práticasefeitos metodológicosdesempenho educacionalO estudo não se restringe ao aspecto de repasse de informações, ele vai além dos campos observacionais e à medida que experimenta um aspecto prático promove mudanças que são sentidas na expressão de novas concepções. A metodologia que se aplica no contexto educacional, se bem posta, gera resultados proeminentes. Com vista nessa premissa essa proposta tem na sua excentricidade a perspectiva de trazer para o ambiente de discussão a experimentação prática, contada em três eventos que retratam a abordagem experimental investigativa para elucidar parâmetros, como meio de acionar a proposta as atividades elaboradas percorrem o campo da dialética, com a exibição da prática e o reflexo em sua explicação, sanando o víeis conceitual, a expressão da matemática e a desfragmentação das dificuldades. A proposta se pauta nas regras que direcionam os experimentos e destaca a capacidade de relacionar os dados envolvidos na problemática.   Sabe-se que a dinâmica de ensinar/aprender é um exercício mobilizador que inclui a comunidade acadêmica e a sociedade como meio de amadurecimento de ideias. A humanidade passa a convergir forças que se incumbem da evolução e que busca compreender as bases do ensino como expressão de sabedoria e a física como ciência é um elo que não se admite inalcançável, pelo contrário rege sistemas e precisa ser entendida como útil. Neste estudo se dedica a observar as concepções práticas que mobilizam as atividades da física, como um instrumento metodológico integrador. Trata-se de um estudo exploratório, com característica qualitativa que busca associar a teoria à prática, socializar o problema a sua busca de esclarecimento e também instruir para desmistificar paradigmas e dificuldades oriundos da má interpretação e aplicação dos conceitos. Como resultado se observa a necessidade de intervenção em sistemas mórbidos e tendendo ao comodismo que precisam ser acionados por elementos simples e localizados que mudam sua performance na expressão da visão cientifica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6060810.34115/basrv7n2-007Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 2 (2023); 529-545Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 2 (2023); 529-545Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 2 (2023); 529-5452595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/60608/43776de Souza , Everson ApolinárioBeranger , Juan Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-18T16:48:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60608Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2023-09-18T16:48:03Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
title Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
spellingShingle Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
de Souza , Everson Apolinário
concepções práticas
efeitos metodológicos
desempenho educacional
title_short Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
title_full Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
title_fullStr Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
title_full_unstemmed Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
title_sort Concepções práticas no ensino da física: avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
author de Souza , Everson Apolinário
author_facet de Souza , Everson Apolinário
Beranger , Juan Alberto
author_role author
author2 Beranger , Juan Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza , Everson Apolinário
Beranger , Juan Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv concepções práticas
efeitos metodológicos
desempenho educacional
topic concepções práticas
efeitos metodológicos
desempenho educacional
description O estudo não se restringe ao aspecto de repasse de informações, ele vai além dos campos observacionais e à medida que experimenta um aspecto prático promove mudanças que são sentidas na expressão de novas concepções. A metodologia que se aplica no contexto educacional, se bem posta, gera resultados proeminentes. Com vista nessa premissa essa proposta tem na sua excentricidade a perspectiva de trazer para o ambiente de discussão a experimentação prática, contada em três eventos que retratam a abordagem experimental investigativa para elucidar parâmetros, como meio de acionar a proposta as atividades elaboradas percorrem o campo da dialética, com a exibição da prática e o reflexo em sua explicação, sanando o víeis conceitual, a expressão da matemática e a desfragmentação das dificuldades. A proposta se pauta nas regras que direcionam os experimentos e destaca a capacidade de relacionar os dados envolvidos na problemática.   Sabe-se que a dinâmica de ensinar/aprender é um exercício mobilizador que inclui a comunidade acadêmica e a sociedade como meio de amadurecimento de ideias. A humanidade passa a convergir forças que se incumbem da evolução e que busca compreender as bases do ensino como expressão de sabedoria e a física como ciência é um elo que não se admite inalcançável, pelo contrário rege sistemas e precisa ser entendida como útil. Neste estudo se dedica a observar as concepções práticas que mobilizam as atividades da física, como um instrumento metodológico integrador. Trata-se de um estudo exploratório, com característica qualitativa que busca associar a teoria à prática, socializar o problema a sua busca de esclarecimento e também instruir para desmistificar paradigmas e dificuldades oriundos da má interpretação e aplicação dos conceitos. Como resultado se observa a necessidade de intervenção em sistemas mórbidos e tendendo ao comodismo que precisam ser acionados por elementos simples e localizados que mudam sua performance na expressão da visão cientifica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/60608
10.34115/basrv7n2-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/60608
identifier_str_mv 10.34115/basrv7n2-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/60608/43776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 2 (2023); 529-545
Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 2 (2023); 529-545
Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 2 (2023); 529-545
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240003997204480