A formação em educação do campo no município de Ilhéus-BA com base nos indicadores do PAR: análise da política educacional / Training in rural education in the municipality of Ilhéus-BA based on PAR indicators: educational policy analysis
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/522 |
Resumo: | Este estudo é um recorte da pesquisa em andamento intitulada “Políticas públicas educacionais do Plano de Ações Articuladas (PAR), em municípios da Bahia a saber Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista, cuja intenção é identificar e analisar as políticas públicas educacionais que compõem o PAR nesses municípios, no período de 2010 a 2015. Nesse trabalho visamos apresentar resultados preliminares sobre o município de Ilhéus referentes às políticas de formação de professores do campo com base nos indicadores do PAR, na perspectiva de perceber quais resultados estão sendo efetivamente obtidos com a implantação das políticas assumidas por cada um dos entes em questão quanto à formação dos profissionais que atuam no campo. Para tanto, adotamos como metodologia o estudo bibliográfico acerca dos conceitos de políticas públicas e de formação de professores campesinos, a partir da LDB (Lei (9.394/96), articulando esses referentes com os dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas e de aplicação de questionários. A partir da análise dos resultados reunidos, é possível constatar que, a despeito de toda documentação existente, a formação ofertada pelo referido município aos seus professores não contempla adequadamente as especificidades da educação do campo e demanda o surgimento de um profissional mais protagonista de seu próprio processo de formação a ponto de reivindicar junto às esferas competentes maior adequação, bem como criar ele mesmo outras possibilidades de cumprimento das políticas estabelecidas pelo município em questão. |
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A formação em educação do campo no município de Ilhéus-BA com base nos indicadores do PAR: análise da política educacional / Training in rural education in the municipality of Ilhéus-BA based on PAR indicators: educational policy analysisEducação do campo. Formação de professores. Políticas educacionais.Este estudo é um recorte da pesquisa em andamento intitulada “Políticas públicas educacionais do Plano de Ações Articuladas (PAR), em municípios da Bahia a saber Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista, cuja intenção é identificar e analisar as políticas públicas educacionais que compõem o PAR nesses municípios, no período de 2010 a 2015. Nesse trabalho visamos apresentar resultados preliminares sobre o município de Ilhéus referentes às políticas de formação de professores do campo com base nos indicadores do PAR, na perspectiva de perceber quais resultados estão sendo efetivamente obtidos com a implantação das políticas assumidas por cada um dos entes em questão quanto à formação dos profissionais que atuam no campo. Para tanto, adotamos como metodologia o estudo bibliográfico acerca dos conceitos de políticas públicas e de formação de professores campesinos, a partir da LDB (Lei (9.394/96), articulando esses referentes com os dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas e de aplicação de questionários. A partir da análise dos resultados reunidos, é possível constatar que, a despeito de toda documentação existente, a formação ofertada pelo referido município aos seus professores não contempla adequadamente as especificidades da educação do campo e demanda o surgimento de um profissional mais protagonista de seu próprio processo de formação a ponto de reivindicar junto às esferas competentes maior adequação, bem como criar ele mesmo outras possibilidades de cumprimento das políticas estabelecidas pelo município em questão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52210.34115/basr.v2i4.522Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1384-1398Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1384-13982595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/522/451Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessNery, Siomara CastroSantos, Arlete Ramos dosSouza, Marizéte SilvaCosta, Polianna Almeida da2018-10-01T22:38:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/522Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-01T22:38:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
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