Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Dirceu Manoel de Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Tatiany Michelle Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9730
Resumo: O texto surge da provocação e constatação da UNESCO e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, de que a profissão Docente perdeu prestigio a partir da metade do século XX, gerando não um tema sociológico a ser estudado, e sim um problema social muito caro aos Direitos Humanos, pois educação é pontapé inicial para usufruir todos os outros Direitos, por isso se justifica a pesquisa sobre formação inicial de docentes, pois manipula bem social inestimado, Educação. Então o trabalho tem por objetivo teorizar sobre formação inicial docente, percorrendo o caminho histórico da falta de formação adequada inicial de docentes da Educação Básica Sugerida pelo BID e UNESCO. Pretendemos sinalizar uma metodologia que busque caminhos de revitalização da qualidade política docente, em propor aprendizagem autoral, que é o que leva a cidadania participativa (Demo, 2015), prática pouco utilizada na educação básica mantendo o estudante como objeto da educação, não como protagonista de sua emancipação. Não por culpa do professor e sim por culpa de políticas públicas que mantem a educação baseada em aula instrucionista que é copia da copia.  Propomos um caminho metodológico que leve a autonomia e a emancipação do estudante, nesse sentido percorremos uma dialética da autoria onde o estudante é protagonista de sua cidadania participativa com qualidade política autoral.  
id BASR-0_f824b5415c091b265ae7ef5d7ee59f64
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9730
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rightsFormação DocenteEmancipaçãoAprendizagem autoralDialética da autoriaautoria.O texto surge da provocação e constatação da UNESCO e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, de que a profissão Docente perdeu prestigio a partir da metade do século XX, gerando não um tema sociológico a ser estudado, e sim um problema social muito caro aos Direitos Humanos, pois educação é pontapé inicial para usufruir todos os outros Direitos, por isso se justifica a pesquisa sobre formação inicial de docentes, pois manipula bem social inestimado, Educação. Então o trabalho tem por objetivo teorizar sobre formação inicial docente, percorrendo o caminho histórico da falta de formação adequada inicial de docentes da Educação Básica Sugerida pelo BID e UNESCO. Pretendemos sinalizar uma metodologia que busque caminhos de revitalização da qualidade política docente, em propor aprendizagem autoral, que é o que leva a cidadania participativa (Demo, 2015), prática pouco utilizada na educação básica mantendo o estudante como objeto da educação, não como protagonista de sua emancipação. Não por culpa do professor e sim por culpa de políticas públicas que mantem a educação baseada em aula instrucionista que é copia da copia.  Propomos um caminho metodológico que leve a autonomia e a emancipação do estudante, nesse sentido percorremos uma dialética da autoria onde o estudante é protagonista de sua cidadania participativa com qualidade política autoral.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/973010.34115/basrv4n3-010Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 866-880Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 866-8802595-36212595-362110.34115/basr.v4i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9730/8169Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Dirceu Manoel de AlmeidaSilva, Tatiany Michelle Gonçalves da2020-06-29T18:19:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9730Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-06-29T18:19:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
title Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
spellingShingle Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
Júnior, Dirceu Manoel de Almeida
Formação Docente
Emancipação
Aprendizagem autoral
Dialética da autoria
autoria.
title_short Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
title_full Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
title_fullStr Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
title_full_unstemmed Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
title_sort Dialética da autoria: proposição metodológica do resgate da formação inicial e continuada de qualidade de docentes da educação básica, desafios modernos dos direitos humanos / Dialetics of authors: methodological proposal for rescue of initial and continuing quality training of basic education teachers, modern challenges of human rights
author Júnior, Dirceu Manoel de Almeida
author_facet Júnior, Dirceu Manoel de Almeida
Silva, Tatiany Michelle Gonçalves da
author_role author
author2 Silva, Tatiany Michelle Gonçalves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Dirceu Manoel de Almeida
Silva, Tatiany Michelle Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Emancipação
Aprendizagem autoral
Dialética da autoria
autoria.
topic Formação Docente
Emancipação
Aprendizagem autoral
Dialética da autoria
autoria.
description O texto surge da provocação e constatação da UNESCO e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, de que a profissão Docente perdeu prestigio a partir da metade do século XX, gerando não um tema sociológico a ser estudado, e sim um problema social muito caro aos Direitos Humanos, pois educação é pontapé inicial para usufruir todos os outros Direitos, por isso se justifica a pesquisa sobre formação inicial de docentes, pois manipula bem social inestimado, Educação. Então o trabalho tem por objetivo teorizar sobre formação inicial docente, percorrendo o caminho histórico da falta de formação adequada inicial de docentes da Educação Básica Sugerida pelo BID e UNESCO. Pretendemos sinalizar uma metodologia que busque caminhos de revitalização da qualidade política docente, em propor aprendizagem autoral, que é o que leva a cidadania participativa (Demo, 2015), prática pouco utilizada na educação básica mantendo o estudante como objeto da educação, não como protagonista de sua emancipação. Não por culpa do professor e sim por culpa de políticas públicas que mantem a educação baseada em aula instrucionista que é copia da copia.  Propomos um caminho metodológico que leve a autonomia e a emancipação do estudante, nesse sentido percorremos uma dialética da autoria onde o estudante é protagonista de sua cidadania participativa com qualidade política autoral.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9730
10.34115/basrv4n3-010
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9730
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n3-010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9730/8169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 866-880
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 866-880
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006630178816