A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Anilton Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Batista Pioneira (Online)
Texto Completo: http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/322
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os novos desafios que a educação teológica tem no ensino a distância, especialmente em cursos online. Para isso, inicia-se com uma análise da inserção da teologia como área de estudo, reconhecida no âmbito da educação superior formal. Em seguida, reflete-se sobre a necessidade de se repensar as abordagens metodológicas da educação teológica devido aos novos desafios pedagógicos advindos com a expansão da educação a distância. Trata-se de pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico advém de documentos reguladores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em teologia (BRASIL, 2016a) e de estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (KENSKI, 2012) e as metodologias ativas (BACICH; MORAN, 2018). Este trabalho conclui que é essencial que as metodologias educacionais, utilizadas em cursos teológicos a distância, sejam repensadas.Palavras-chaves: Teologia. Educação Teológica. Educação a Distância. Metodologias Ativas.Theological Educacion in Brazil: new challenges in the Distance Education AgeABSTRACT This study aimed to investigate the new challenges to theological education in distance education, especially in online courses. To do so, the study starts analyzing the place of the theology study as a knowledge area in the National Graduate System. Then, this work reflects on the need to rethink the methodological approaches of theological education, due to new pedagogical challenges arising from the expansion of distance education. This is bibliographical research, basement at regulatory documents, as the National Curriculum Guidelines for theological graduate (BRASIL, 2016a) and studies about digital information and communication technologies (DICT) (KENSKI, 2012) and active methodologies (BACICH; MORAN, 2018). This paper concludes that is essential to rethink the pedagogical methodologies used at theological distance courses.Keywords: Theology. Theological Education. Distance Education. Metodologias Ativas.
id BATISTAPIONEIRA-1_b53153b8661e9924d06174ba4bbf0791
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322
network_acronym_str BATISTAPIONEIRA-1
network_name_str Revista Batista Pioneira (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEste trabalho tem como objetivo investigar os novos desafios que a educação teológica tem no ensino a distância, especialmente em cursos online. Para isso, inicia-se com uma análise da inserção da teologia como área de estudo, reconhecida no âmbito da educação superior formal. Em seguida, reflete-se sobre a necessidade de se repensar as abordagens metodológicas da educação teológica devido aos novos desafios pedagógicos advindos com a expansão da educação a distância. Trata-se de pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico advém de documentos reguladores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em teologia (BRASIL, 2016a) e de estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (KENSKI, 2012) e as metodologias ativas (BACICH; MORAN, 2018). Este trabalho conclui que é essencial que as metodologias educacionais, utilizadas em cursos teológicos a distância, sejam repensadas.Palavras-chaves: Teologia. Educação Teológica. Educação a Distância. Metodologias Ativas.Theological Educacion in Brazil: new challenges in the Distance Education AgeABSTRACT This study aimed to investigate the new challenges to theological education in distance education, especially in online courses. To do so, the study starts analyzing the place of the theology study as a knowledge area in the National Graduate System. Then, this work reflects on the need to rethink the methodological approaches of theological education, due to new pedagogical challenges arising from the expansion of distance education. This is bibliographical research, basement at regulatory documents, as the National Curriculum Guidelines for theological graduate (BRASIL, 2016a) and studies about digital information and communication technologies (DICT) (KENSKI, 2012) and active methodologies (BACICH; MORAN, 2018). This paper concludes that is essential to rethink the pedagogical methodologies used at theological distance courses.Keywords: Theology. Theological Education. Distance Education. Metodologias Ativas.Revista Batista Pioneirada Silva, Anilton Oliveira2020-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/322Revista Batista Pioneira; v. 8, n. 2 (2019)2316-686X2316-462Xreponame:Revista Batista Pioneira (Online)instname:Faculdade Batista Pioneira (FBP)instacron:BATISTAPIONEIRAporhttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/322/366info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-08T17:59:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322Revistahttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbphttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/oaiclaiton@batistapioneira.edu.br||gabriel@batistapioneira.edu.br2316-686X2316-462Xopendoar:2020-04-08T17:59:28Revista Batista Pioneira (Online) - Faculdade Batista Pioneira (FBP)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
da Silva, Anilton Oliveira
title_short A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL: NOVOS DESAFIOS NA ERA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author da Silva, Anilton Oliveira
author_facet da Silva, Anilton Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Anilton Oliveira
description Este trabalho tem como objetivo investigar os novos desafios que a educação teológica tem no ensino a distância, especialmente em cursos online. Para isso, inicia-se com uma análise da inserção da teologia como área de estudo, reconhecida no âmbito da educação superior formal. Em seguida, reflete-se sobre a necessidade de se repensar as abordagens metodológicas da educação teológica devido aos novos desafios pedagógicos advindos com a expansão da educação a distância. Trata-se de pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico advém de documentos reguladores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em teologia (BRASIL, 2016a) e de estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (KENSKI, 2012) e as metodologias ativas (BACICH; MORAN, 2018). Este trabalho conclui que é essencial que as metodologias educacionais, utilizadas em cursos teológicos a distância, sejam repensadas.Palavras-chaves: Teologia. Educação Teológica. Educação a Distância. Metodologias Ativas.Theological Educacion in Brazil: new challenges in the Distance Education AgeABSTRACT This study aimed to investigate the new challenges to theological education in distance education, especially in online courses. To do so, the study starts analyzing the place of the theology study as a knowledge area in the National Graduate System. Then, this work reflects on the need to rethink the methodological approaches of theological education, due to new pedagogical challenges arising from the expansion of distance education. This is bibliographical research, basement at regulatory documents, as the National Curriculum Guidelines for theological graduate (BRASIL, 2016a) and studies about digital information and communication technologies (DICT) (KENSKI, 2012) and active methodologies (BACICH; MORAN, 2018). This paper concludes that is essential to rethink the pedagogical methodologies used at theological distance courses.Keywords: Theology. Theological Education. Distance Education. Metodologias Ativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/322
url http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/322/366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Batista Pioneira
publisher.none.fl_str_mv Revista Batista Pioneira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Batista Pioneira; v. 8, n. 2 (2019)
2316-686X
2316-462X
reponame:Revista Batista Pioneira (Online)
instname:Faculdade Batista Pioneira (FBP)
instacron:BATISTAPIONEIRA
instname_str Faculdade Batista Pioneira (FBP)
instacron_str BATISTAPIONEIRA
institution BATISTAPIONEIRA
reponame_str Revista Batista Pioneira (Online)
collection Revista Batista Pioneira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Batista Pioneira (Online) - Faculdade Batista Pioneira (FBP)
repository.mail.fl_str_mv claiton@batistapioneira.edu.br||gabriel@batistapioneira.edu.br
_version_ 1754209228172558336