Educação Matemática e estudos (auto)biográficos: um campo de investigação em construção
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5809 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa de revisão sistemática que considera parte da produção nacional no campo (auto)biográfico em Educação Matemática. Ela tem como objetivo identificar o movimento de produção nacional dos educadores matemáticos, no que se refere às pesquisas que têm aproximações com os estudos (auto)biográficos. Para isso, utilizou-se o recorte temporal de 2010 a 2018 – o ano de 2010 por ser um marco nessa modalidade de pesquisa, com a publicação do trabalho de Souza (2010), que analisa a produção sobre narrativas de educadores matemáticos; e 2018, por ser o ano que antecede a realização desta pesquisa. Como fonte de dados, tomaram-se os Anais das edições do CIPA (cinco, no total), os Anais do GT19 da Anped e os periódicos qualificados em Educação e Educação Matemática. Os resultados revelam uma diversidade de modos de produção (com) e de entendimento sobre narrativas pelos educadores matemáticos. Apesar da ampla produção na área, cuidados éticos e teórico-metodológicos precisam ser levados em consideração nesta modalidade de investigação. |
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