(Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13980
Resumo: Este artigo apresenta a constituição de uma professora ao longo de sua caminhada profissional e formativa, assim, trazemos neste recorte autobiográfico, a narrativa da experiência vivida durante o processo de (auto)formação e docência no campo do ensino de Ciências/Biologia. Em termos metodológicos, apoiando-nos em Clandinin e Connelly quando afirmam que todo ser humano tem uma história a narrar, pois vive experiências que merecem ser compartilhadas e em Josso que trata sobre experiências de vida e formação e o caminhar para si, fazemos uso de memoriais de formação e do memorial narrativo da pesquisa desenvolvida durante o doutoramento para refletir sobre sua história. História que a motiva a pesquisar e a galgar novas experiências profissionais como formadora de professores. Buscamos fazer uma avaliação com o seu olhar do presente, tomando consciência da base teórico-metodológica que foi sendo construída em sua trajetória como professora/pesquisadora, em relação à formação de futuros professores de Ciências/Biologia.
id BIO-1_1bc7dce7cb3a1e21a151d41f5555621c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/13980
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadoraAutobiografiaExperiênciasProcesso formativoEste artigo apresenta a constituição de uma professora ao longo de sua caminhada profissional e formativa, assim, trazemos neste recorte autobiográfico, a narrativa da experiência vivida durante o processo de (auto)formação e docência no campo do ensino de Ciências/Biologia. Em termos metodológicos, apoiando-nos em Clandinin e Connelly quando afirmam que todo ser humano tem uma história a narrar, pois vive experiências que merecem ser compartilhadas e em Josso que trata sobre experiências de vida e formação e o caminhar para si, fazemos uso de memoriais de formação e do memorial narrativo da pesquisa desenvolvida durante o doutoramento para refletir sobre sua história. História que a motiva a pesquisar e a galgar novas experiências profissionais como formadora de professores. Buscamos fazer uma avaliação com o seu olhar do presente, tomando consciência da base teórico-metodológica que foi sendo construída em sua trajetória como professora/pesquisadora, em relação à formação de futuros professores de Ciências/Biologia.This article presents the constitution of a teacher along her professional and formative path, thus, we bring in this autobiographical clipping, the narrative of the experience lived during the process of (self) formation and teaching in the field of Science/Biology teaching. In methodological terms, relying on Clandinin and Connelly when they say that every human being has a story to tell, as they live experiences that deserve to be shared, and on Josso, which deals with life experiences and formation and the journey towards oneself, we make use of formation memorials and the narrative memorial of the research developed during the doctorate to reflect on its history. A story that motivates her to research and gain new professional experiences as a teacher trainer. We seek to make an assessment from her perspective of the present, becoming aware of the theoretical-methodological basis that has been built in her trajectory as a teacher/researcher, in relation to the training of future Science/Biology teachers.Este artículo presenta la constitución de una docente a lo largo de su trayectoria profesional y formativa, así, traemos en este recorte autobiográfico, la narración de la experiencia vivida durante el proceso de (auto)formación y docencia en el campo de la enseñanza de las Ciencias/Biología. En términos metodológicos, apoyándonos en Clandinin y Connelly cuando dicen que todo ser humano tiene una historia que contar, ya que vive experiencias que merecen ser compartidas, y en Josso, que trata de las experiencias de vida y la formación y el camino hacia uno mismo, hacer uso de los memoriales de formación y del memorial narrativo de la investigación desarrollada durante el doctorado para reflexionar sobre su historia. Una historia que la motiva a investigar y adquirir nuevas experiencias profesionales como formadora de docentes. Buscamos hacer una valoración desde su perspectiva del presente, tomando conciencia de la base teórico-metodológica que se ha ido construyendo en su trayectoria como docente/investigadora, en relación a la formación de los futuros docentes de Ciencias/Biología.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1398010.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p410-425Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 410-425REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 410-425Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 410-4252525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13980/10354Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rúbia Darivanda da SilvaGonçalves, Terezinha Valim Oliver2022-11-11T14:51:43Zoai:ojs.192.168.5.50:article/13980Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:51:43Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
title (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
spellingShingle (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Autobiografia
Experiências
Processo formativo
title_short (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
title_full (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
title_fullStr (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
title_full_unstemmed (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
title_sort (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora
author Costa, Rúbia Darivanda da Silva
author_facet Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Experiências
Processo formativo
topic Autobiografia
Experiências
Processo formativo
description Este artigo apresenta a constituição de uma professora ao longo de sua caminhada profissional e formativa, assim, trazemos neste recorte autobiográfico, a narrativa da experiência vivida durante o processo de (auto)formação e docência no campo do ensino de Ciências/Biologia. Em termos metodológicos, apoiando-nos em Clandinin e Connelly quando afirmam que todo ser humano tem uma história a narrar, pois vive experiências que merecem ser compartilhadas e em Josso que trata sobre experiências de vida e formação e o caminhar para si, fazemos uso de memoriais de formação e do memorial narrativo da pesquisa desenvolvida durante o doutoramento para refletir sobre sua história. História que a motiva a pesquisar e a galgar novas experiências profissionais como formadora de professores. Buscamos fazer uma avaliação com o seu olhar do presente, tomando consciência da base teórico-metodológica que foi sendo construída em sua trajetória como professora/pesquisadora, em relação à formação de futuros professores de Ciências/Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13980
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p410-425
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13980
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p410-425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13980/10354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 410-425
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 410-425
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 410-425
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192258224128