Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302 |
Resumo: | O presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais. |
id |
BIO-1_26aab2faedab007412ebf89afdb7d74f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/9302 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentesNarrativas de professoresPandemia e EducaçãoHermenêutica e FenomenologiaExperiências docentesO presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/930210.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-16632525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302/7326Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rebeca Machado Oliveira daSitja, Liege Maria Queiroz2022-08-20T14:14:35Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9302Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-20T14:14:35Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
title |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
spellingShingle |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes Silva, Rebeca Machado Oliveira da Narrativas de professores Pandemia e Educação Hermenêutica e Fenomenologia Experiências docentes |
title_short |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
title_full |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
title_fullStr |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
title_sort |
Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes |
author |
Silva, Rebeca Machado Oliveira da |
author_facet |
Silva, Rebeca Machado Oliveira da Sitja, Liege Maria Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Sitja, Liege Maria Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rebeca Machado Oliveira da Sitja, Liege Maria Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas de professores Pandemia e Educação Hermenêutica e Fenomenologia Experiências docentes |
topic |
Narrativas de professores Pandemia e Educação Hermenêutica e Fenomenologia Experiências docentes |
description |
O presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302/7326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191662632960 |