Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Eliana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sales, Elielson Ribeiro de, Fraiha-Martins, France
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605
Resumo: Esta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino.
id BIO-1_2c481a37b60a584f164f1b1d78eecdd5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5605
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusivaMemórias. (Auto)formação. Educação InclusivaEsta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/560510.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-9972525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n9reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605/3546Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Maria ElianaSales, Elielson Ribeiro deFraiha-Martins, France2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5605Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
title Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
spellingShingle Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
Soares, Maria Eliana
Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva
title_short Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
title_full Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
title_fullStr Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
title_full_unstemmed Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
title_sort Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
author Soares, Maria Eliana
author_facet Soares, Maria Eliana
Sales, Elielson Ribeiro de
Fraiha-Martins, France
author_role author
author2 Sales, Elielson Ribeiro de
Fraiha-Martins, France
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Eliana
Sales, Elielson Ribeiro de
Fraiha-Martins, France
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva
topic Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva
description Esta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605/3546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v3.n9
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186500493312