Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605 |
Resumo: | Esta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino. |
id |
BIO-1_2c481a37b60a584f164f1b1d78eecdd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5605 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusivaMemórias. (Auto)formação. Educação InclusivaEsta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/560510.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-9972525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n9reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605/3546Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Maria ElianaSales, Elielson Ribeiro deFraiha-Martins, France2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5605Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
title |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
spellingShingle |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva Soares, Maria Eliana Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva |
title_short |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
title_full |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
title_fullStr |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
title_sort |
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva |
author |
Soares, Maria Eliana |
author_facet |
Soares, Maria Eliana Sales, Elielson Ribeiro de Fraiha-Martins, France |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Elielson Ribeiro de Fraiha-Martins, France |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Eliana Sales, Elielson Ribeiro de Fraiha-Martins, France |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva |
topic |
Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva |
description |
Esta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605/3546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 983-997 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v3.n9 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186500493312 |