METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Norinês Panicacci
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3611
Resumo: Considerando os avanços dos estudos e pesquisas relacionados às abordagens (auto)biográficas, bem como a sua consolidação nos processos de formação de professores, apresentamos, neste artigo, uma revisão bibliográfica em torno das discussões e proposições de autores da área. Pela sua reconhecida colaboração para a compreensão de sua gênese e das atuais reflexões e investigações que apontam para as possibilidades de desvelamento da identidade docente, enquanto importante recurso reflexivo, formativo e de pesquisa, destacamos os estudos de Nóvoa (1992b), Nóvoa e Finger (1988), Josso (1988; 2004), Cunha (1997); Bueno (2002), Bolívar (2012), Souza e Bragança (2012), Passeggi e Abrahão (2012) e Catani (2014), apenas para citar alguns exemplos. Ampliamos as discussões, apresentando uma possibilidade de trabalho com as narrativas de si que recorre a uma metáfora, em interface com o processo de confeção de uma colcha de retalhos – uma abordagem que une teoria e prática, pelo viés da expressividade das representações de momentos-charneira “em retalhos”, a partir das muitas e variadas trajetórias formativas e profissionais dos sujeitos envolvidos nesse processo. As análises realizadas indicam a riqueza das reflexões e das práticas de processos formativos que não só desvelam elementos constitutivos da profissionalidade docente, como também do seu fortalecimento – uma identidade que se consolida, também, pelas reflexões dos saberes e fazeres de um sujeito em suas experiências, certezas e incertezas, e na interação com outros sujeitos e contextos.
id BIO-1_3514af5201dd73b2ac4498c2bcb039bc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3611
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA(Auto)biografia. Narrativas de siMomentos-charneiraFormação docenteConsiderando os avanços dos estudos e pesquisas relacionados às abordagens (auto)biográficas, bem como a sua consolidação nos processos de formação de professores, apresentamos, neste artigo, uma revisão bibliográfica em torno das discussões e proposições de autores da área. Pela sua reconhecida colaboração para a compreensão de sua gênese e das atuais reflexões e investigações que apontam para as possibilidades de desvelamento da identidade docente, enquanto importante recurso reflexivo, formativo e de pesquisa, destacamos os estudos de Nóvoa (1992b), Nóvoa e Finger (1988), Josso (1988; 2004), Cunha (1997); Bueno (2002), Bolívar (2012), Souza e Bragança (2012), Passeggi e Abrahão (2012) e Catani (2014), apenas para citar alguns exemplos. Ampliamos as discussões, apresentando uma possibilidade de trabalho com as narrativas de si que recorre a uma metáfora, em interface com o processo de confeção de uma colcha de retalhos – uma abordagem que une teoria e prática, pelo viés da expressividade das representações de momentos-charneira “em retalhos”, a partir das muitas e variadas trajetórias formativas e profissionais dos sujeitos envolvidos nesse processo. As análises realizadas indicam a riqueza das reflexões e das práticas de processos formativos que não só desvelam elementos constitutivos da profissionalidade docente, como também do seu fortalecimento – uma identidade que se consolida, também, pelas reflexões dos saberes e fazeres de um sujeito em suas experiências, certezas e incertezas, e na interação com outros sujeitos e contextos.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/361110.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p177-191Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 177-191REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 177-191Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 177-1912525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3611/2328Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBahia, Norinês Panicacci2022-08-22T15:40:26Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3611Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:40:26Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
title METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
spellingShingle METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
Bahia, Norinês Panicacci
(Auto)biografia. Narrativas de si
Momentos-charneira
Formação docente
title_short METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
title_full METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
title_fullStr METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
title_full_unstemmed METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
title_sort METAFORIZANDO AS NARRATIVAS DE SI: UMA ARTE EM PROSA
author Bahia, Norinês Panicacci
author_facet Bahia, Norinês Panicacci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Norinês Panicacci
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto)biografia. Narrativas de si
Momentos-charneira
Formação docente
topic (Auto)biografia. Narrativas de si
Momentos-charneira
Formação docente
description Considerando os avanços dos estudos e pesquisas relacionados às abordagens (auto)biográficas, bem como a sua consolidação nos processos de formação de professores, apresentamos, neste artigo, uma revisão bibliográfica em torno das discussões e proposições de autores da área. Pela sua reconhecida colaboração para a compreensão de sua gênese e das atuais reflexões e investigações que apontam para as possibilidades de desvelamento da identidade docente, enquanto importante recurso reflexivo, formativo e de pesquisa, destacamos os estudos de Nóvoa (1992b), Nóvoa e Finger (1988), Josso (1988; 2004), Cunha (1997); Bueno (2002), Bolívar (2012), Souza e Bragança (2012), Passeggi e Abrahão (2012) e Catani (2014), apenas para citar alguns exemplos. Ampliamos as discussões, apresentando uma possibilidade de trabalho com as narrativas de si que recorre a uma metáfora, em interface com o processo de confeção de uma colcha de retalhos – uma abordagem que une teoria e prática, pelo viés da expressividade das representações de momentos-charneira “em retalhos”, a partir das muitas e variadas trajetórias formativas e profissionais dos sujeitos envolvidos nesse processo. As análises realizadas indicam a riqueza das reflexões e das práticas de processos formativos que não só desvelam elementos constitutivos da profissionalidade docente, como também do seu fortalecimento – uma identidade que se consolida, também, pelas reflexões dos saberes e fazeres de um sujeito em suas experiências, certezas e incertezas, e na interação com outros sujeitos e contextos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3611
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p177-191
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3611
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p177-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3611/2328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 177-191
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 177-191
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 177-191
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189961842688