Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Jalusa Silva de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de, Carvalho , Natalia Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654
Resumo: Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão.
id BIO-1_3a273fb098ee20656d047ff5f83b23c8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/14654
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e DiversidadeLegal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies.Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas.Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas.Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão.Inspired by feminist writing and autobiographical methodologies, in this article we seek to present our trajectory in teacher training, forged in gender studies and feminist theory, in order to demonstrate how the experience as substitute and temporary teachers in the Bachelor of Gender Studies and Diversity, from the Federal University of Bahia, was substantial for the development of a critical-feminist role in teaching Law. We emphasize the importance of experience for the feminist classroom, as well as we defend not the creation of curricular components that treat gender or race as cross-cutting themes, but, as social categories that organize and structure social relations, must integrate all training content and guide pedagogical activities and all teaching, research and extension.Inspirándonos en la escritura feminista y en metodologías autobiográficas, en este artículo buscamos presentar nuestra trayectoria en la formación docente, forjada en los estudios de género y la teoría feminista, con el fin de demostrar cómo la experiencia como docentes suplentes y temporales en la Licenciatura en Estudios de Género y Diversidad, de la Universidad Federal de Bahía, fue sustancial para el desarrollo de un papel crítico-feminista en la enseñanza del Derecho. Destacamos la importancia de la experiencia para el aula feminista, así como defendemos no la creación de componentes curriculares que traten el género o la raza como ejes transversales, sino que, como categorías sociales que organizan y estructuran las relaciones sociales, deben integrar todos los contenidos formativos. y orientar las actividades pedagógicas y todas las de enseñanza, investigación y extensión.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1465410.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-2912525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654/10346Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Jalusa Silva deOliveira, Anderson Eduardo Carvalho de Carvalho , Natalia Silveira de 2022-11-11T14:52:22Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14654Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:52:22Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
title Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
spellingShingle Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
Arruda, Jalusa Silva de
Legal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies.
Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas.
Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas.
title_short Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
title_full Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
title_fullStr Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
title_full_unstemmed Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
title_sort Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
author Arruda, Jalusa Silva de
author_facet Arruda, Jalusa Silva de
Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de
Carvalho , Natalia Silveira de
author_role author
author2 Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de
Carvalho , Natalia Silveira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Jalusa Silva de
Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de
Carvalho , Natalia Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Legal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies.
Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas.
Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas.
topic Legal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies.
Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas.
Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas.
description Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654/10346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192285487104