Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654 |
Resumo: | Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão. |
id |
BIO-1_3a273fb098ee20656d047ff5f83b23c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/14654 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e DiversidadeLegal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies.Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas.Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas.Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão.Inspired by feminist writing and autobiographical methodologies, in this article we seek to present our trajectory in teacher training, forged in gender studies and feminist theory, in order to demonstrate how the experience as substitute and temporary teachers in the Bachelor of Gender Studies and Diversity, from the Federal University of Bahia, was substantial for the development of a critical-feminist role in teaching Law. We emphasize the importance of experience for the feminist classroom, as well as we defend not the creation of curricular components that treat gender or race as cross-cutting themes, but, as social categories that organize and structure social relations, must integrate all training content and guide pedagogical activities and all teaching, research and extension.Inspirándonos en la escritura feminista y en metodologías autobiográficas, en este artículo buscamos presentar nuestra trayectoria en la formación docente, forjada en los estudios de género y la teoría feminista, con el fin de demostrar cómo la experiencia como docentes suplentes y temporales en la Licenciatura en Estudios de Género y Diversidad, de la Universidad Federal de Bahía, fue sustancial para el desarrollo de un papel crítico-feminista en la enseñanza del Derecho. Destacamos la importancia de la experiencia para el aula feminista, así como defendemos no la creación de componentes curriculares que traten el género o la raza como ejes transversales, sino que, como categorías sociales que organizan y estructuran las relaciones sociales, deben integrar todos los contenidos formativos. y orientar las actividades pedagógicas y todas las de enseñanza, investigación y extensión.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1465410.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-2912525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654/10346Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Jalusa Silva deOliveira, Anderson Eduardo Carvalho de Carvalho , Natalia Silveira de 2022-11-11T14:52:22Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14654Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:52:22Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
title |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
spellingShingle |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Arruda, Jalusa Silva de Legal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies. Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas. Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas. |
title_short |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
title_full |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
title_fullStr |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
title_full_unstemmed |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
title_sort |
Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade |
author |
Arruda, Jalusa Silva de |
author_facet |
Arruda, Jalusa Silva de Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de Carvalho , Natalia Silveira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de Carvalho , Natalia Silveira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Jalusa Silva de Oliveira, Anderson Eduardo Carvalho de Carvalho , Natalia Silveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Legal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies. Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas. Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas. |
topic |
Legal education. Teaching learning. Feminist Pedagogies. Educación jurídica. Aprendizaje de la docencia. Pedagogías feministas. Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas. |
description |
Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654/10346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 273-291 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325192285487104 |