REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga-Maia, Helena
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinho, Ana Sueli Teixeira, Camelier, Fernanda Warken Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3009
Resumo: O objetivo deste artigo foi apreender as representações de estudantes e preceptores sobre os processos de aprendizagem decorrentes das relações estabelecidas no desenvolvimento do PET-Saúde “Doutores Mirins”. A metodologia adotada foi a narrativa (auto)biográfica e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. As narrativas dos estudantes revelaram que o PET-Saúde contribuiu para a construção de sentidos do fazer profissional e do percurso de formação, na interação com colegas de áreas diferentes, potencializando as redes de aprendizagem, à medida que os conhecimentos de um influenciavam os conhecimentos dos outros e amplificavam a compreensão dos cuidados em saúde de modo integrado. Já na perspectiva dos preceptores, as redes de aprendizagem, construídas pelos diferentes sujeitos, favoreceram a produção de novos significados em torno da atenção básica, sendo esses suscitados pela articulação entre teoria e prática. Durante o projeto, estudantes e preceptores revezaram o lugar de ensinar e de aprender. Ao tecer as redes de aprendizagem, os sentimentos de isolamento e receio da crítica deram lugar ao aumento da autoconfiança, à elevação da autoestima e à integração no grupo, fortalecendo o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.
id BIO-1_3dcede6d73e2ac10e654deaba3227c83
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3009
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDERedes de aprendizagem(Auto)biografiaPET-SaúdeEducação em SaúdeO objetivo deste artigo foi apreender as representações de estudantes e preceptores sobre os processos de aprendizagem decorrentes das relações estabelecidas no desenvolvimento do PET-Saúde “Doutores Mirins”. A metodologia adotada foi a narrativa (auto)biográfica e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. As narrativas dos estudantes revelaram que o PET-Saúde contribuiu para a construção de sentidos do fazer profissional e do percurso de formação, na interação com colegas de áreas diferentes, potencializando as redes de aprendizagem, à medida que os conhecimentos de um influenciavam os conhecimentos dos outros e amplificavam a compreensão dos cuidados em saúde de modo integrado. Já na perspectiva dos preceptores, as redes de aprendizagem, construídas pelos diferentes sujeitos, favoreceram a produção de novos significados em torno da atenção básica, sendo esses suscitados pela articulação entre teoria e prática. Durante o projeto, estudantes e preceptores revezaram o lugar de ensinar e de aprender. Ao tecer as redes de aprendizagem, os sentimentos de isolamento e receio da crítica deram lugar ao aumento da autoconfiança, à elevação da autoestima e à integração no grupo, fortalecendo o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/300910.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p603-617Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 603-617REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 603-617Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 603-6172525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v1.n3reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3009/1948Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga-Maia, HelenaPinho, Ana Sueli TeixeiraCamelier, Fernanda Warken Rosa2022-08-22T15:46:47Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3009Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:46:47Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
title REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
spellingShingle REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
Fraga-Maia, Helena
Redes de aprendizagem
(Auto)biografia
PET-Saúde
Educação em Saúde
title_short REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
title_full REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
title_fullStr REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
title_full_unstemmed REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
title_sort REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE
author Fraga-Maia, Helena
author_facet Fraga-Maia, Helena
Pinho, Ana Sueli Teixeira
Camelier, Fernanda Warken Rosa
author_role author
author2 Pinho, Ana Sueli Teixeira
Camelier, Fernanda Warken Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga-Maia, Helena
Pinho, Ana Sueli Teixeira
Camelier, Fernanda Warken Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de aprendizagem
(Auto)biografia
PET-Saúde
Educação em Saúde
topic Redes de aprendizagem
(Auto)biografia
PET-Saúde
Educação em Saúde
description O objetivo deste artigo foi apreender as representações de estudantes e preceptores sobre os processos de aprendizagem decorrentes das relações estabelecidas no desenvolvimento do PET-Saúde “Doutores Mirins”. A metodologia adotada foi a narrativa (auto)biográfica e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. As narrativas dos estudantes revelaram que o PET-Saúde contribuiu para a construção de sentidos do fazer profissional e do percurso de formação, na interação com colegas de áreas diferentes, potencializando as redes de aprendizagem, à medida que os conhecimentos de um influenciavam os conhecimentos dos outros e amplificavam a compreensão dos cuidados em saúde de modo integrado. Já na perspectiva dos preceptores, as redes de aprendizagem, construídas pelos diferentes sujeitos, favoreceram a produção de novos significados em torno da atenção básica, sendo esses suscitados pela articulação entre teoria e prática. Durante o projeto, estudantes e preceptores revezaram o lugar de ensinar e de aprender. Ao tecer as redes de aprendizagem, os sentimentos de isolamento e receio da crítica deram lugar ao aumento da autoconfiança, à elevação da autoestima e à integração no grupo, fortalecendo o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3009
10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p603-617
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3009
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p603-617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3009/1948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 603-617
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 603-617
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 603-617
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v1.n3
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189376737280