A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Luciana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanches Neto, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366
Resumo: As narrativas (auto)biográficas possibilitam compreender escolhas e disposições. Neste artigo, analisamos experiências de aprendizagem com a educação física escolar associadas a processos reflexivos de dois(duas) estagiários(as). iscutir indícios da relação com o saber, a partir das narrativas elaboradas no estágio, e identificar temáticas recorrentes, situadas por reflexões e vivências, em diferentes contextos. A pesquisa foi desenvolvida de modo exploratório na disciplina “Estágio I – observação da realidade”, no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará, a partir de uma perspectiva baseada em narrativas (auto)biográficas dos(as) participantes. A narrativa foi escolhida como método porque permite aos(às) estudantes explicitar suas emoções, percepções e questões – relacionadas à experiência – para confrontar o mundo vivido. A experiência narrada não descreve o tempo cronológico do estágio nas escolas, de forma linear, mas revela o tempo próprio vivido em diferentes realidades, implica releituras sobre o currículo e reconhece a relação com o saber de cada um(a). As escolhas e trajetórias dos(as) estagiários(as) são singulares, próprias a cada professor(a) em formação inicial e permanente, bem como sua intencionalidade ao agir no mundo.
id BIO-1_463622b6888589def3c8dc96e43813d9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/4366
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar(Auto)biografiasNarrativasCurrículoEstágio supervisionadoRelação com o saberAs narrativas (auto)biográficas possibilitam compreender escolhas e disposições. Neste artigo, analisamos experiências de aprendizagem com a educação física escolar associadas a processos reflexivos de dois(duas) estagiários(as). iscutir indícios da relação com o saber, a partir das narrativas elaboradas no estágio, e identificar temáticas recorrentes, situadas por reflexões e vivências, em diferentes contextos. A pesquisa foi desenvolvida de modo exploratório na disciplina “Estágio I – observação da realidade”, no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará, a partir de uma perspectiva baseada em narrativas (auto)biográficas dos(as) participantes. A narrativa foi escolhida como método porque permite aos(às) estudantes explicitar suas emoções, percepções e questões – relacionadas à experiência – para confrontar o mundo vivido. A experiência narrada não descreve o tempo cronológico do estágio nas escolas, de forma linear, mas revela o tempo próprio vivido em diferentes realidades, implica releituras sobre o currículo e reconhece a relação com o saber de cada um(a). As escolhas e trajetórias dos(as) estagiários(as) são singulares, próprias a cada professor(a) em formação inicial e permanente, bem como sua intencionalidade ao agir no mundo.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/tiffhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/436610.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 729-750REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 729-750Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 729-7502525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366/6738Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessVenâncio, LucianaSanches Neto, Luiz2022-08-22T15:04:52Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4366Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:04:52Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
title A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
spellingShingle A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
Venâncio, Luciana
(Auto)biografias
Narrativas
Currículo
Estágio supervisionado
Relação com o saber
title_short A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
title_full A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
title_fullStr A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
title_full_unstemmed A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
title_sort A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
author Venâncio, Luciana
author_facet Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
author_role author
author2 Sanches Neto, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto)biografias
Narrativas
Currículo
Estágio supervisionado
Relação com o saber
topic (Auto)biografias
Narrativas
Currículo
Estágio supervisionado
Relação com o saber
description As narrativas (auto)biográficas possibilitam compreender escolhas e disposições. Neste artigo, analisamos experiências de aprendizagem com a educação física escolar associadas a processos reflexivos de dois(duas) estagiários(as). iscutir indícios da relação com o saber, a partir das narrativas elaboradas no estágio, e identificar temáticas recorrentes, situadas por reflexões e vivências, em diferentes contextos. A pesquisa foi desenvolvida de modo exploratório na disciplina “Estágio I – observação da realidade”, no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará, a partir de uma perspectiva baseada em narrativas (auto)biográficas dos(as) participantes. A narrativa foi escolhida como método porque permite aos(às) estudantes explicitar suas emoções, percepções e questões – relacionadas à experiência – para confrontar o mundo vivido. A experiência narrada não descreve o tempo cronológico do estágio nas escolas, de forma linear, mas revela o tempo próprio vivido em diferentes realidades, implica releituras sobre o currículo e reconhece a relação com o saber de cada um(a). As escolhas e trajetórias dos(as) estagiários(as) são singulares, próprias a cada professor(a) em formação inicial e permanente, bem como sua intencionalidade ao agir no mundo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366/pdf
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366/6738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/tiff
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 729-750
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 729-750
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 729-750
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325190063554560