Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Jade Cristina Corrêa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, José Vicente De Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454
Resumo: À luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, busca-se compreender como as experiências escolares de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento pelas crianças estão articuladas à ideia que são também seres de infância envolvidas no cotidiano escolar, cujas experiências de ser no mundo confrontam-se ou dialogam com as das ações pedagógicas. Desenvolveu-se o trabalho a partir da abordagem fenomenológica, destacando a descrição da cotidianidade da vida como recurso para realização de uma aproximação do conhecimento relativo a um estar no mundo, reconhecendo no fazer da criança expressões de sua existência. O “ser-no-mundo” consiste estar no mundo apresentado pelo adulto, mas só pode ser apreendido a partir do próprio corpo da criança, que carrega existenciais de corporalidade, outridade, linguisticidade, temporalidade, espacialidade, culpabilidade e mundaneidade. Nas duas escolas de educação infantil lócus dessa pesquisa constatou-se o ser criança e o viver a infância em contextos e experiências diferenciadas; uma mais voltada à dimensão cognitiva da aprendizagem, com poucos momentos de ações pedagógicas destinadas ao brincar; na outra, era mais presente o respeito pelos existenciais da criança como ser-no-mundo. Pensar a criança pela ideia dos seus âmbitos existenciais nos aproxima do seu mundo vivido, articulando à sua condição de sujeito em atividades de aprendizagem escolarizada.
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