Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454 |
Resumo: | À luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, busca-se compreender como as experiências escolares de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento pelas crianças estão articuladas à ideia que são também seres de infância envolvidas no cotidiano escolar, cujas experiências de ser no mundo confrontam-se ou dialogam com as das ações pedagógicas. Desenvolveu-se o trabalho a partir da abordagem fenomenológica, destacando a descrição da cotidianidade da vida como recurso para realização de uma aproximação do conhecimento relativo a um estar no mundo, reconhecendo no fazer da criança expressões de sua existência. O “ser-no-mundo” consiste estar no mundo apresentado pelo adulto, mas só pode ser apreendido a partir do próprio corpo da criança, que carrega existenciais de corporalidade, outridade, linguisticidade, temporalidade, espacialidade, culpabilidade e mundaneidade. Nas duas escolas de educação infantil lócus dessa pesquisa constatou-se o ser criança e o viver a infância em contextos e experiências diferenciadas; uma mais voltada à dimensão cognitiva da aprendizagem, com poucos momentos de ações pedagógicas destinadas ao brincar; na outra, era mais presente o respeito pelos existenciais da criança como ser-no-mundo. Pensar a criança pela ideia dos seus âmbitos existenciais nos aproxima do seu mundo vivido, articulando à sua condição de sujeito em atividades de aprendizagem escolarizada. |
id |
BIO-1_476820439ee6bb9f1f6996e8f29599b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8454 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-PontyFenomenologiaCriançaExistenciaisEnsino-Aprendizagem.À luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, busca-se compreender como as experiências escolares de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento pelas crianças estão articuladas à ideia que são também seres de infância envolvidas no cotidiano escolar, cujas experiências de ser no mundo confrontam-se ou dialogam com as das ações pedagógicas. Desenvolveu-se o trabalho a partir da abordagem fenomenológica, destacando a descrição da cotidianidade da vida como recurso para realização de uma aproximação do conhecimento relativo a um estar no mundo, reconhecendo no fazer da criança expressões de sua existência. O “ser-no-mundo” consiste estar no mundo apresentado pelo adulto, mas só pode ser apreendido a partir do próprio corpo da criança, que carrega existenciais de corporalidade, outridade, linguisticidade, temporalidade, espacialidade, culpabilidade e mundaneidade. Nas duas escolas de educação infantil lócus dessa pesquisa constatou-se o ser criança e o viver a infância em contextos e experiências diferenciadas; uma mais voltada à dimensão cognitiva da aprendizagem, com poucos momentos de ações pedagógicas destinadas ao brincar; na outra, era mais presente o respeito pelos existenciais da criança como ser-no-mundo. Pensar a criança pela ideia dos seus âmbitos existenciais nos aproxima do seu mundo vivido, articulando à sua condição de sujeito em atividades de aprendizagem escolarizada.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/845410.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p375-391Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 375-391REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 375-391Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 375-3912525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454/7971Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Jade Cristina CorrêaAguiar, José Vicente De Souza2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8454Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
title |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
spellingShingle |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty Peixoto, Jade Cristina Corrêa Fenomenologia Criança Existenciais Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
title_full |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
title_fullStr |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
title_full_unstemmed |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
title_sort |
Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty |
author |
Peixoto, Jade Cristina Corrêa |
author_facet |
Peixoto, Jade Cristina Corrêa Aguiar, José Vicente De Souza |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, José Vicente De Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Jade Cristina Corrêa Aguiar, José Vicente De Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenologia Criança Existenciais Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Fenomenologia Criança Existenciais Ensino-Aprendizagem. |
description |
À luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, busca-se compreender como as experiências escolares de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento pelas crianças estão articuladas à ideia que são também seres de infância envolvidas no cotidiano escolar, cujas experiências de ser no mundo confrontam-se ou dialogam com as das ações pedagógicas. Desenvolveu-se o trabalho a partir da abordagem fenomenológica, destacando a descrição da cotidianidade da vida como recurso para realização de uma aproximação do conhecimento relativo a um estar no mundo, reconhecendo no fazer da criança expressões de sua existência. O “ser-no-mundo” consiste estar no mundo apresentado pelo adulto, mas só pode ser apreendido a partir do próprio corpo da criança, que carrega existenciais de corporalidade, outridade, linguisticidade, temporalidade, espacialidade, culpabilidade e mundaneidade. Nas duas escolas de educação infantil lócus dessa pesquisa constatou-se o ser criança e o viver a infância em contextos e experiências diferenciadas; uma mais voltada à dimensão cognitiva da aprendizagem, com poucos momentos de ações pedagógicas destinadas ao brincar; na outra, era mais presente o respeito pelos existenciais da criança como ser-no-mundo. Pensar a criança pela ideia dos seus âmbitos existenciais nos aproxima do seu mundo vivido, articulando à sua condição de sujeito em atividades de aprendizagem escolarizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p375-391 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p375-391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454/7971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 375-391 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 375-391 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 375-391 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325187359277056 |