Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8966 |
Resumo: | Este artigo analisa estudos sobre o desenvolvimento da memória, da consciência e do self, privilegiando abordagens da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, no intuito de dialogar com a pesquisa (auto)biográfica com crianças em educação. Na psicologia do desenvolvimento, revisitamos a tradição de estudos de Vigotski, destacando a proposição do drama como uma categoria fundamental para as funções psicológicas superiores, e de Jerome Bruner retomamos a discussão sobre narrativas e construção do self. Consideramos as obras de Alison Gopnik na perspectiva da teoria da mente e de Katherine Nelson na discussão sobre o self em desenvolvimento, a memória autobiográfica, a narrativa autobiográfica e a consciência autobiográfica, como diferentes instâncias de complexidade e interdependência. Na Neurociência, focamos os estudos sobre a consciência humana e suas relações com o self em Oliver Sacks e em António Damásio. Concluímos ressaltando a contribuição dos estudos nas perspectivas desenvolvimentais para a ampliação de um olhar integrado sobre a memória, a consciência e o self na pesquisa (auto)biográfica, sobretudo com crianças. |
id |
BIO-1_5e0026e69797902ee4b7c8c23452043b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8966 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com criançasEste artigo analisa estudos sobre o desenvolvimento da memória, da consciência e do self, privilegiando abordagens da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, no intuito de dialogar com a pesquisa (auto)biográfica com crianças em educação. Na psicologia do desenvolvimento, revisitamos a tradição de estudos de Vigotski, destacando a proposição do drama como uma categoria fundamental para as funções psicológicas superiores, e de Jerome Bruner retomamos a discussão sobre narrativas e construção do self. Consideramos as obras de Alison Gopnik na perspectiva da teoria da mente e de Katherine Nelson na discussão sobre o self em desenvolvimento, a memória autobiográfica, a narrativa autobiográfica e a consciência autobiográfica, como diferentes instâncias de complexidade e interdependência. Na Neurociência, focamos os estudos sobre a consciência humana e suas relações com o self em Oliver Sacks e em António Damásio. Concluímos ressaltando a contribuição dos estudos nas perspectivas desenvolvimentais para a ampliação de um olhar integrado sobre a memória, a consciência e o self na pesquisa (auto)biográfica, sobretudo com crianças.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/896610.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1154-1169REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1154-1169Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1154-11692525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8966/6845Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz Lira, André Augustode Oliveira Gonçalves, Renata Carlos2023-01-09T14:39:08Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8966Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-01-09T14:39:08Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
title |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
spellingShingle |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças Diniz Lira, André Augusto |
title_short |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
title_full |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
title_fullStr |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
title_full_unstemmed |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
title_sort |
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças |
author |
Diniz Lira, André Augusto |
author_facet |
Diniz Lira, André Augusto de Oliveira Gonçalves, Renata Carlos |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Gonçalves, Renata Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz Lira, André Augusto de Oliveira Gonçalves, Renata Carlos |
description |
Este artigo analisa estudos sobre o desenvolvimento da memória, da consciência e do self, privilegiando abordagens da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, no intuito de dialogar com a pesquisa (auto)biográfica com crianças em educação. Na psicologia do desenvolvimento, revisitamos a tradição de estudos de Vigotski, destacando a proposição do drama como uma categoria fundamental para as funções psicológicas superiores, e de Jerome Bruner retomamos a discussão sobre narrativas e construção do self. Consideramos as obras de Alison Gopnik na perspectiva da teoria da mente e de Katherine Nelson na discussão sobre o self em desenvolvimento, a memória autobiográfica, a narrativa autobiográfica e a consciência autobiográfica, como diferentes instâncias de complexidade e interdependência. Na Neurociência, focamos os estudos sobre a consciência humana e suas relações com o self em Oliver Sacks e em António Damásio. Concluímos ressaltando a contribuição dos estudos nas perspectivas desenvolvimentais para a ampliação de um olhar integrado sobre a memória, a consciência e o self na pesquisa (auto)biográfica, sobretudo com crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8966 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8966 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8966/6845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1154-1169 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1154-1169 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1154-1169 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191602864128 |